Concordância entre duas classificações para a aptidão cardiorrespiratória em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paludo, Ana Carolina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fernandes, Rômulo Araújo [UNESP], Blasquez, Gabriela, Zambrin, Lidyane Ferreira, Serassuelo Junior, Helio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822012000300015
http://hdl.handle.net/11449/29042
Resumo: OBJETIVO: Analisar a concordância entre duas diferentes tabelas de pontos de corte para a classificação da aptidão cardiorrespiratória em escolares de sete a 10 anos de idade, de ambos os sexos. MÉTODOS: Estudo de delineamento transversal do qual participaram 184 escolares (106 meninos e 78 meninas) de sete a 10 anos de idade. A aptidão cardiorrespiratória dos escolares foi obtida por meio do teste de campo de corrida ou caminhada de nove minutos. Para a discriminação do desempenho no teste, foram utilizados dois critérios ajustados por sexo e idade: Fitnessgram (1987) e o de Bergmann et al (2010). A concordância entre os pontos de corte foi verificada pelo teste de McNemar e pelo índice Kappa, com significância estatística de p<0,05. RESULTADOS: As análises demonstraram que não houve diferença no percentual de jovens classificados como aptos fisicamente (Fitnessgram com 58,1% e Bergmann et al, 59,2%; p=0,864). de forma similar, a concordância entre os pontos de corte apresentou-se moderada (Kappa=0,61). CONCLUSÕES: Ambos os pontos de corte para aptidão cardiorrespiratória classificaram de maneira semelhante os escolares, independentemente do sexo.
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spelling Concordância entre duas classificações para a aptidão cardiorrespiratória em criançasConcordancia entre dos clasificaciones para la aptitud cardiorrespiratoria en niñosConcordance between two classifications for cardiorespiratory fitness in childrenaptidão físicaatividade motoracriançaaptitud físicaactividad motoraniñophysical fitnessmotor activitychildOBJETIVO: Analisar a concordância entre duas diferentes tabelas de pontos de corte para a classificação da aptidão cardiorrespiratória em escolares de sete a 10 anos de idade, de ambos os sexos. MÉTODOS: Estudo de delineamento transversal do qual participaram 184 escolares (106 meninos e 78 meninas) de sete a 10 anos de idade. A aptidão cardiorrespiratória dos escolares foi obtida por meio do teste de campo de corrida ou caminhada de nove minutos. Para a discriminação do desempenho no teste, foram utilizados dois critérios ajustados por sexo e idade: Fitnessgram (1987) e o de Bergmann et al (2010). A concordância entre os pontos de corte foi verificada pelo teste de McNemar e pelo índice Kappa, com significância estatística de p<0,05. RESULTADOS: As análises demonstraram que não houve diferença no percentual de jovens classificados como aptos fisicamente (Fitnessgram com 58,1% e Bergmann et al, 59,2%; p=0,864). de forma similar, a concordância entre os pontos de corte apresentou-se moderada (Kappa=0,61). CONCLUSÕES: Ambos os pontos de corte para aptidão cardiorrespiratória classificaram de maneira semelhante os escolares, independentemente do sexo.OBJETIVO: Analizar la concordancia entre dos distintas tablas de puntos de corte para la clasificación de la aptitud cardiorrespiratoria, en escolares de siete a diez años de edad, de ambos sexos. MÉTODOS: Estudio de delineación transversal, en el que participaron 184 escolares (106 muchachos y 78 muchachas) de siete a 10 años de edad. La aptitud cardiorrespiratoria de los escolares se obtuvo a través de la prueba de campo de carrera o caminata de 9 minutos. Para la discriminación del desempeño en la prueba, se utilizaron dos criterios ajustados por sexo y edad: Fitnessgram (1987) y el de Bergmann et al (2010). La concordancia entre los puntos de corte fue verificada por la prueba de McNemar e índice Kappa, con significancia estadística de p<0,05. RESULTADOS: Los análisis demostraron que no hubo diferencia en el porcentaje de jóvenes clasificados como aptos físicamente (Fitnessgram con 58,1% y Bergmann et al, 59,2%; p=0,864). de modo similar, la concordancia entre los puntos de corte se presentó moderada (Kappa=0,61). CONCLUSIONES: Ambos puntos de corte para aptitud cardiorrespiratoria clasificaron de manera semejante a los escolares, independiente del sexo.OBJECTIVE: To verify the agreement between two different cutoff points for cardiorespiratory fitness in schoolchildren, with ages ranging from seven to 10 years of both genders. METHODS: A cross-sectional study composed of 184 schoolchildren (106 boys and 78 girls) aged from seven to 10 years-old. Cardiorespiratory fitness was measured by the run and walk test (9 minutes). Two cutoff points were used to indicate the performance in the run and walk test: Fitnessgram (1987) and Bergmann et al (2010). The agreement was verified by the McNemar test and the Kappa index, and p<0.05 was considered as significant. RESULTS: No differences were noticed between the percentage of fit subjects according to both cutoff criteria (Fitnessgram with 58.1% and Bergmann et al, 59.2%; p=0.864). Similarly, there was moderate concordance between the cutoff points (Kappa=0.61). CONCLUSIONS: Both cutoff points for physical fitness similarly classified the schoolchildren, regardless of gender.Unesp Departamento de Educação FísicaUniversidade PaulistaCentro Universitário de Rio PretoUEL Departamento de Ciências do EsporteUnesp Departamento de Educação FísicaSociedade de Pediatria de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Paulista (UNIP)Centro Universitário de Rio PretoUniversidade Estadual de Londrina (UEL)Paludo, Ana CarolinaFernandes, Rômulo Araújo [UNESP]Blasquez, GabrielaZambrin, Lidyane FerreiraSerassuelo Junior, Helio2014-05-20T15:14:05Z2014-05-20T15:14:05Z2012-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article404-408application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822012000300015Revista Paulista de Pediatria. Sociedade de Pediatria de São Paulo, v. 30, n. 3, p. 404-408, 2012.0103-0582http://hdl.handle.net/11449/2904210.1590/S0103-05822012000300015S0103-05822012000300015S0103-05822012000300015.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Paulista de Pediatria0,472info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T17:42:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29042Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:46:38.618471Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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