Parque Nacional do Iguaçu: análise da percepção dos visitantes por meio de coleta das avaliações publicadas no Tripadvisor dos anos 2019 e 2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238402 |
Resumo: | O presente estudo visa analisar a percepção dos visitantes do Parque Nacional do Iguaçu/PR, por meio das avaliações coletadas na plataforma TripAdvisor dos anos 2019 e 2021, este recorte temporal se dá devido às altas taxas de visitação no ano de 2019 e o ano de 2021 sendo um ano atípico, de baixa visitação devido às medidas de contenção da pandemia da Covid-19. A fim de alcançar o objetivo colocado, é utilizado o método qualitativo e quantitativo, com abordagem de estudo de caso, levantamento bibliográfico e documental. As avaliações foram coletadas no site do TripAdvisor, a partir da coleta de dados compreendeu-se que as taxas de visitações de ambos os anos de 2019 e 2021 não refletem na quantidade de avaliações encontradas na plataforma on-line do TripAdvisor. A hipótese inicial do estudo se compunha da ideia de que devido a condição pandêmica do ano de 2021, as avaliações sobre o Parque apresentariam conteúdo qualitativo diferentes das avaliações de 2019, no quesito conscientização e preocupação para com a natureza e os impactos ambientais que nela causamos, contudo, esta hipótese foi refutada, pois após analise das avaliações, compreende-se que aqueles que visitam o Parque Nacional do Iguaçu e o avaliam na plataforma, não demonstram interesse ou mesmo preocupação, haja vista a falta de conexão com o atrativo visitado e quanto os impactos ambientais que a atividade de turismo possa causar. |
id |
UNSP_23b960c6d576390d57161763a854d293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238402 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Parque Nacional do Iguaçu: análise da percepção dos visitantes por meio de coleta das avaliações publicadas no Tripadvisor dos anos 2019 e 2021Parque Nacional Iguaçu: análisis de las percepciones de los visitantes a través de la colección de opiniones publicada en Tripadvisor para los años 2019 y 2021Turismo de naturezaOferta e demandaUnidades de conservaçãoParque Nacional do Iguaçu (PR)Turismo de naturalezaOferta y demandaUnidades de conservaciónParque Nacional Iguazú (PR)O presente estudo visa analisar a percepção dos visitantes do Parque Nacional do Iguaçu/PR, por meio das avaliações coletadas na plataforma TripAdvisor dos anos 2019 e 2021, este recorte temporal se dá devido às altas taxas de visitação no ano de 2019 e o ano de 2021 sendo um ano atípico, de baixa visitação devido às medidas de contenção da pandemia da Covid-19. A fim de alcançar o objetivo colocado, é utilizado o método qualitativo e quantitativo, com abordagem de estudo de caso, levantamento bibliográfico e documental. As avaliações foram coletadas no site do TripAdvisor, a partir da coleta de dados compreendeu-se que as taxas de visitações de ambos os anos de 2019 e 2021 não refletem na quantidade de avaliações encontradas na plataforma on-line do TripAdvisor. A hipótese inicial do estudo se compunha da ideia de que devido a condição pandêmica do ano de 2021, as avaliações sobre o Parque apresentariam conteúdo qualitativo diferentes das avaliações de 2019, no quesito conscientização e preocupação para com a natureza e os impactos ambientais que nela causamos, contudo, esta hipótese foi refutada, pois após analise das avaliações, compreende-se que aqueles que visitam o Parque Nacional do Iguaçu e o avaliam na plataforma, não demonstram interesse ou mesmo preocupação, haja vista a falta de conexão com o atrativo visitado e quanto os impactos ambientais que a atividade de turismo possa causar.El presente estudio tiene como objetivo analizar la percepción de los visitantes del Parque Nacional do Iguaçu/PR, a través de las reseñas recopiladas en la plataforma TripAdvisor de los años 2019 y 2021, este período se debe a las altas tasas de visita en el año 2019 y siendo el año 2021 un año atípico, con baja visitación debido a las medidas de contención de la pandemia del Covid-19. Para alcanzar el objetivo planteado se utiliza el método cualitativo y cuantitativo, con enfoque de estudio de caso, levantamiento bibliográfico y documental. Las opiniones se recopilaron en el sitio web de TripAdvisor, de la recopilación de datos se entendió que las tasas de visitas para los años 2019 y 2021 no reflejan la cantidad de opiniones que se encuentran en la plataforma en línea de TripAdvisor. La hipótesis inicial del estudio consistió en la idea de que debido a la condición de pandemia del año 2021, las valoraciones sobre el Parque presentarían contenidos cualitativos diferentes a las valoraciones de 2019, en cuanto a la conciencia y preocupación por la naturaleza y los impactos ambientales que causa en él, sin embargo, esta hipótesis fue refutada, porque después de analizar las evaluaciones, se entiende que quienes visitan el Parque Nacional Iguazú y lo evalúan en la plataforma no muestran interés o incluso preocupación, dada la falta de conexión con el atractivo visitado o acerca de los impactos ambientales que la actividad turística puede causar.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Thomaz, Rosângela Custodio Cortez [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tertuliano, Stéfany Milena dos Santos2022-12-21T17:33:56Z2022-12-21T17:33:56Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238402porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-15T06:19:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238402Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:26:04.658545Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parque Nacional do Iguaçu: análise da percepção dos visitantes por meio de coleta das avaliações publicadas no Tripadvisor dos anos 2019 e 2021 Parque Nacional Iguaçu: análisis de las percepciones de los visitantes a través de la colección de opiniones publicada en Tripadvisor para los años 2019 y 2021 |
title |
Parque Nacional do Iguaçu: análise da percepção dos visitantes por meio de coleta das avaliações publicadas no Tripadvisor dos anos 2019 e 2021 |
spellingShingle |
Parque Nacional do Iguaçu: análise da percepção dos visitantes por meio de coleta das avaliações publicadas no Tripadvisor dos anos 2019 e 2021 Tertuliano, Stéfany Milena dos Santos Turismo de natureza Oferta e demanda Unidades de conservação Parque Nacional do Iguaçu (PR) Turismo de naturaleza Oferta y demanda Unidades de conservación Parque Nacional Iguazú (PR) |
title_short |
Parque Nacional do Iguaçu: análise da percepção dos visitantes por meio de coleta das avaliações publicadas no Tripadvisor dos anos 2019 e 2021 |
title_full |
Parque Nacional do Iguaçu: análise da percepção dos visitantes por meio de coleta das avaliações publicadas no Tripadvisor dos anos 2019 e 2021 |
title_fullStr |
Parque Nacional do Iguaçu: análise da percepção dos visitantes por meio de coleta das avaliações publicadas no Tripadvisor dos anos 2019 e 2021 |
title_full_unstemmed |
Parque Nacional do Iguaçu: análise da percepção dos visitantes por meio de coleta das avaliações publicadas no Tripadvisor dos anos 2019 e 2021 |
title_sort |
Parque Nacional do Iguaçu: análise da percepção dos visitantes por meio de coleta das avaliações publicadas no Tripadvisor dos anos 2019 e 2021 |
author |
Tertuliano, Stéfany Milena dos Santos |
author_facet |
Tertuliano, Stéfany Milena dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Thomaz, Rosângela Custodio Cortez [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tertuliano, Stéfany Milena dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo de natureza Oferta e demanda Unidades de conservação Parque Nacional do Iguaçu (PR) Turismo de naturaleza Oferta y demanda Unidades de conservación Parque Nacional Iguazú (PR) |
topic |
Turismo de natureza Oferta e demanda Unidades de conservação Parque Nacional do Iguaçu (PR) Turismo de naturaleza Oferta y demanda Unidades de conservación Parque Nacional Iguazú (PR) |
description |
O presente estudo visa analisar a percepção dos visitantes do Parque Nacional do Iguaçu/PR, por meio das avaliações coletadas na plataforma TripAdvisor dos anos 2019 e 2021, este recorte temporal se dá devido às altas taxas de visitação no ano de 2019 e o ano de 2021 sendo um ano atípico, de baixa visitação devido às medidas de contenção da pandemia da Covid-19. A fim de alcançar o objetivo colocado, é utilizado o método qualitativo e quantitativo, com abordagem de estudo de caso, levantamento bibliográfico e documental. As avaliações foram coletadas no site do TripAdvisor, a partir da coleta de dados compreendeu-se que as taxas de visitações de ambos os anos de 2019 e 2021 não refletem na quantidade de avaliações encontradas na plataforma on-line do TripAdvisor. A hipótese inicial do estudo se compunha da ideia de que devido a condição pandêmica do ano de 2021, as avaliações sobre o Parque apresentariam conteúdo qualitativo diferentes das avaliações de 2019, no quesito conscientização e preocupação para com a natureza e os impactos ambientais que nela causamos, contudo, esta hipótese foi refutada, pois após analise das avaliações, compreende-se que aqueles que visitam o Parque Nacional do Iguaçu e o avaliam na plataforma, não demonstram interesse ou mesmo preocupação, haja vista a falta de conexão com o atrativo visitado e quanto os impactos ambientais que a atividade de turismo possa causar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21T17:33:56Z 2022-12-21T17:33:56Z 2022-12-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238402 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129201229791232 |