Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Giovana Aparecida dos [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95709
Resumo: Nossa pesquisa busca responder questões relacionadas ao ensino de Geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental, o que possibilitou ampliarmos nosso horizonte de compreensão do espaço geográfico. Sendo o espaço geográfico o espaço de todos os seres humanos, de todas as instituições, de todas as ações e dado que estes sistemas de ações se realizam no lugar, há a possibilidade de pensar o outro, através de uma mediação dialética entre mundo e lugar, entre ensino e aprendizado. Além disso, a relação dialógica entre professor e aluno tem demonstrado ser este processo educativo compensador, quer para os resultados no aprendizado e participação do aluno, quer para o professor que atinge seus objetivos políticos e pedagógicos. Para isso, consideramos como relevante o entendimento dos espaços de proximidade do lugar onde os alunos vivem, para então, desenvolvermos práticas educativas que propiciem a eles ampliarem o conhecimento sobre as condições de sua existência, sobre o mundo e quiçá exercerem cidadania plena.
id UNSP_2584d5eae864150c123f201e84fb1517
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95709
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadaniaGeografia - Estudo e ensinoPrática educativaAlunoProfessorEducative practiceStudentTeacherNossa pesquisa busca responder questões relacionadas ao ensino de Geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental, o que possibilitou ampliarmos nosso horizonte de compreensão do espaço geográfico. Sendo o espaço geográfico o espaço de todos os seres humanos, de todas as instituições, de todas as ações e dado que estes sistemas de ações se realizam no lugar, há a possibilidade de pensar o outro, através de uma mediação dialética entre mundo e lugar, entre ensino e aprendizado. Além disso, a relação dialógica entre professor e aluno tem demonstrado ser este processo educativo compensador, quer para os resultados no aprendizado e participação do aluno, quer para o professor que atinge seus objetivos políticos e pedagógicos. Para isso, consideramos como relevante o entendimento dos espaços de proximidade do lugar onde os alunos vivem, para então, desenvolvermos práticas educativas que propiciem a eles ampliarem o conhecimento sobre as condições de sua existência, sobre o mundo e quiçá exercerem cidadania plena.Our research has as its purpose to answer questions related to the Geography teaching for the first grades of Elementary School, what made it possible to open our view about the understanding about the geographic space. Once the geographic space belongs to the human to, all institutions and to all actions; and that these systems of actions happen in a place, there is a possibility of thinking about the other, through a dialectic mediation between world and place and between teaching and learning. Moreover, the dialogue relation between teacher and student has shown that this educative process as satisfactory to the teaching results and participation of the students and also to the teacher who reaches his political and pedagogical goals. Then, we consider as relevant the agreement of the proximity spaces where the students live, then we can develop educative practices that can help students to broaden thein knowledge about the conditions of their existence, about the world, and maybe they will practice full citizenship.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kahil, Samira Peduti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Giovana Aparecida dos [UNESP]2014-06-11T19:27:52Z2014-06-11T19:27:52Z2006-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisv, 95 f. : il., gráfs., tabs., fots.application/pdfSANTOS, Giovana Aparecida dos. Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania. 2006. v, 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/95709000494416santos_ga_me_rcla.pdf33004137004P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-16T06:32:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95709Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:10:26.397972Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania
title Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania
spellingShingle Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania
Santos, Giovana Aparecida dos [UNESP]
Geografia - Estudo e ensino
Prática educativa
Aluno
Professor
Educative practice
Student
Teacher
title_short Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania
title_full Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania
title_fullStr Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania
title_full_unstemmed Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania
title_sort Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania
author Santos, Giovana Aparecida dos [UNESP]
author_facet Santos, Giovana Aparecida dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kahil, Samira Peduti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Giovana Aparecida dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Prática educativa
Aluno
Professor
Educative practice
Student
Teacher
topic Geografia - Estudo e ensino
Prática educativa
Aluno
Professor
Educative practice
Student
Teacher
description Nossa pesquisa busca responder questões relacionadas ao ensino de Geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental, o que possibilitou ampliarmos nosso horizonte de compreensão do espaço geográfico. Sendo o espaço geográfico o espaço de todos os seres humanos, de todas as instituições, de todas as ações e dado que estes sistemas de ações se realizam no lugar, há a possibilidade de pensar o outro, através de uma mediação dialética entre mundo e lugar, entre ensino e aprendizado. Além disso, a relação dialógica entre professor e aluno tem demonstrado ser este processo educativo compensador, quer para os resultados no aprendizado e participação do aluno, quer para o professor que atinge seus objetivos políticos e pedagógicos. Para isso, consideramos como relevante o entendimento dos espaços de proximidade do lugar onde os alunos vivem, para então, desenvolvermos práticas educativas que propiciem a eles ampliarem o conhecimento sobre as condições de sua existência, sobre o mundo e quiçá exercerem cidadania plena.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-13
2014-06-11T19:27:52Z
2014-06-11T19:27:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Giovana Aparecida dos. Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania. 2006. v, 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/95709
000494416
santos_ga_me_rcla.pdf
33004137004P0
identifier_str_mv SANTOS, Giovana Aparecida dos. Desafios no processo ensino-aprendizagem do lugar nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a formação da cidadania. 2006. v, 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
000494416
santos_ga_me_rcla.pdf
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/95709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv v, 95 f. : il., gráfs., tabs., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129497111724032