Histologia, variações fenotípicas e modificações cutâneas: um enfoque teórico-prático para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239316 |
Resumo: | Representando cerca de 16% do peso corporal, a pele, que reveste toda a parte externa do corpo, é responsável por ser a primeira linha de defesa do organismo contra agentes externos, manutenção da homeostase e proteção contra radiação. Sua organização é relativamente simples, se dividindo em três camadas básicas: a epiderme, a derme e a hipoderme. É na epiderme que a pele recebe sua pigmentação devida à produção de melanina pelos melanócitos e a posterior transferência de grânulos do pigmento para os queratinócitos, aumentando a quantidade de melanina para se proteger das radiações ultravioleta (UV). Este mecanismo, o bronzeamento, é comumente utilizado para fins estéticos, contudo quando o escurecimento da pele ocorre, danos permanentes podem já ter sido causados. Desta forma, visando a manutenção da saúde da pele, este trabalho almejou explicar para estudantes do ensino médio (EM), da rede pública do estado de São Paulo, a constituição do seu maior órgão e explicitar os problemas ocasionados por descuidos em seu cuidado. Para isso, foram ministrados minicursos para estudantes do 1º ano do ensino médio, fundamentados no que delineia a Base Nacional Comum Curricular, na competência “Vida, terra e cosmos”. A aplicação deste permitiu observar que os estudantes apresentam uma noção vaga do tema, porém alguns de seus conhecimentos prévios serviram de conexões para temas das aulas. Foi possível observar, também, que a aplicação da metodologia corroborou com uma maior interação entre os estudantes e na relação estudante-estagiário. O trabalho proporcionou uma adesão de conhecimentos, tanto ao estagiário que adquiriu experiência em sala de aula, como para os estudantes, que apresentaram melhor domínio do tema e se mostraram receptivos à novas aulas interativas. Assim, é esperado que os estudantes tenham compreendido um pouco melhor como seus corpos funcionam e a importância dos cuidados com a pele. |
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Histologia, variações fenotípicas e modificações cutâneas: um enfoque teórico-prático para o ensino médioHistology, phenotypic variations and skin modifications: a theoretical and practical approach to high schoolHistologiaPeleEnsino médioRadiaçãoHistologySkinHigh schoolRadiationRepresentando cerca de 16% do peso corporal, a pele, que reveste toda a parte externa do corpo, é responsável por ser a primeira linha de defesa do organismo contra agentes externos, manutenção da homeostase e proteção contra radiação. Sua organização é relativamente simples, se dividindo em três camadas básicas: a epiderme, a derme e a hipoderme. É na epiderme que a pele recebe sua pigmentação devida à produção de melanina pelos melanócitos e a posterior transferência de grânulos do pigmento para os queratinócitos, aumentando a quantidade de melanina para se proteger das radiações ultravioleta (UV). Este mecanismo, o bronzeamento, é comumente utilizado para fins estéticos, contudo quando o escurecimento da pele ocorre, danos permanentes podem já ter sido causados. Desta forma, visando a manutenção da saúde da pele, este trabalho almejou explicar para estudantes do ensino médio (EM), da rede pública do estado de São Paulo, a constituição do seu maior órgão e explicitar os problemas ocasionados por descuidos em seu cuidado. Para isso, foram ministrados minicursos para estudantes do 1º ano do ensino médio, fundamentados no que delineia a Base Nacional Comum Curricular, na competência “Vida, terra e cosmos”. A aplicação deste permitiu observar que os estudantes apresentam uma noção vaga do tema, porém alguns de seus conhecimentos prévios serviram de conexões para temas das aulas. Foi possível observar, também, que a aplicação da metodologia corroborou com uma maior interação entre os estudantes e na relação estudante-estagiário. O trabalho proporcionou uma adesão de conhecimentos, tanto ao estagiário que adquiriu experiência em sala de aula, como para os estudantes, que apresentaram melhor domínio do tema e se mostraram receptivos à novas aulas interativas. Assim, é esperado que os estudantes tenham compreendido um pouco melhor como seus corpos funcionam e a importância dos cuidados com a pele.Representing about 16% of body weight mass, the skin, which covers externally the body, is responsible for the first line of defense against external agents, maintenance of homeostasis, and protection against radiation. Its structural organization is relatively simple, divided into three basic layers: the epidermis, the dermis, and the hypodermis. In the epidermis, the skin receives its pigmentation due to the production of melanin by melanocytes. Subsequently, they transfer the pigment granules to keratinocytes, increasing the amount of melanin to protect them from ultraviolet (UV) radiation. This mechanism, tanning, is commonly used for beauty purposes. However, when skin darkening occurs, permanent damage could happen. Thus, aiming at maintaining the health of the skin, this work aimed to explain to public high school students of São Paulo state the constitution of its largest organ and explain the problems caused by carelessness. In this regard, skin histology minicourses were presented to the students in the 1 st year of high school, underpinned on the National Common Curricular Base outlines, in the “Vida, terra e cosmos” competence. The application of this work showed that the students had a vague notion about the theme, even though some of their previous knowledge were used as connections-themes discussed during classes. It was possible to observe that the application of this methodology supported greater interaction between students and in the internship student relationship. This work provided an approach of knowledge, both to the internship student that acquired experience in the classroom routine and to the high school students, who had improved understanding of discussed themes and were receptive to new interactive classes. Therefore, it is expected that students have a better understanding of body functions and the importance of skincare.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Taboga, Sebastião Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito Filho, Gervásio Evangelista2023-02-03T19:42:31Z2023-02-03T19:42:31Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-01T06:04:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239316Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:39:53.263270Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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