Histologia, variações fenotípicas e modificações cutâneas: um enfoque teórico-prático para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito Filho, Gervásio Evangelista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239316
Resumo: Representando cerca de 16% do peso corporal, a pele, que reveste toda a parte externa do corpo, é responsável por ser a primeira linha de defesa do organismo contra agentes externos, manutenção da homeostase e proteção contra radiação. Sua organização é relativamente simples, se dividindo em três camadas básicas: a epiderme, a derme e a hipoderme. É na epiderme que a pele recebe sua pigmentação devida à produção de melanina pelos melanócitos e a posterior transferência de grânulos do pigmento para os queratinócitos, aumentando a quantidade de melanina para se proteger das radiações ultravioleta (UV). Este mecanismo, o bronzeamento, é comumente utilizado para fins estéticos, contudo quando o escurecimento da pele ocorre, danos permanentes podem já ter sido causados. Desta forma, visando a manutenção da saúde da pele, este trabalho almejou explicar para estudantes do ensino médio (EM), da rede pública do estado de São Paulo, a constituição do seu maior órgão e explicitar os problemas ocasionados por descuidos em seu cuidado. Para isso, foram ministrados minicursos para estudantes do 1º ano do ensino médio, fundamentados no que delineia a Base Nacional Comum Curricular, na competência “Vida, terra e cosmos”. A aplicação deste permitiu observar que os estudantes apresentam uma noção vaga do tema, porém alguns de seus conhecimentos prévios serviram de conexões para temas das aulas. Foi possível observar, também, que a aplicação da metodologia corroborou com uma maior interação entre os estudantes e na relação estudante-estagiário. O trabalho proporcionou uma adesão de conhecimentos, tanto ao estagiário que adquiriu experiência em sala de aula, como para os estudantes, que apresentaram melhor domínio do tema e se mostraram receptivos à novas aulas interativas. Assim, é esperado que os estudantes tenham compreendido um pouco melhor como seus corpos funcionam e a importância dos cuidados com a pele.
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