Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Igor Micheletto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255375
http://lattes.cnpq.br/8544286037876527
https://orcid.org/0000-0002-7217-6406
Resumo: A presente investigação de doutorado se trata de uma autoetnografia de um professor de ciências que tenciona propor encaminhamentos para a elaboração de políticas que miram a formação de professores para as tecnologias, especialmente a formação de professores de Ciências. Por se tratar de uma autoetnografia, o ponto principal da empiria é a recordação das experiências e vivências deste professor. Assim, para desenvolver a pesquisa, optou-se por realizar encontros-conversas com pessoas convidadas pelo pesquisador para discutir os respectivos temas de sua vida: formação inicial; formação durante o mestrado; formação durante a especialização; vivência em sua prática docente enquanto professor de tecnologia. Além desses encontros-conversas, o pesquisador realizou observações-participantes enquanto desenvolvia suas atividades laborais. É a partir dessa amálgama de feituras que o pesquisador conseguiu crochetar pontos-encruzilhadas para pensar a formação de professores para as tecnologias educacionais. Dessa forma, acredita-se que esses pontos-encruzilhadas podem se constituir como encaminhamentos para as políticas de formação de professores, especialmente aqueles currículos que planejam formar professores de Ciências.
id UNSP_289f600fb6ecb7b71698eabfad10d254
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255375
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciênciasTechnologies and teacher education: autoethnographic weavings of a science teacherEducomunicaçãoDecolonialidadeProfessores de CiênciasTDICEducommunicationDecolonialityScience TeachersICTsA presente investigação de doutorado se trata de uma autoetnografia de um professor de ciências que tenciona propor encaminhamentos para a elaboração de políticas que miram a formação de professores para as tecnologias, especialmente a formação de professores de Ciências. Por se tratar de uma autoetnografia, o ponto principal da empiria é a recordação das experiências e vivências deste professor. Assim, para desenvolver a pesquisa, optou-se por realizar encontros-conversas com pessoas convidadas pelo pesquisador para discutir os respectivos temas de sua vida: formação inicial; formação durante o mestrado; formação durante a especialização; vivência em sua prática docente enquanto professor de tecnologia. Além desses encontros-conversas, o pesquisador realizou observações-participantes enquanto desenvolvia suas atividades laborais. É a partir dessa amálgama de feituras que o pesquisador conseguiu crochetar pontos-encruzilhadas para pensar a formação de professores para as tecnologias educacionais. Dessa forma, acredita-se que esses pontos-encruzilhadas podem se constituir como encaminhamentos para as políticas de formação de professores, especialmente aqueles currículos que planejam formar professores de Ciências.This doctoral investigation is an autoethnography of a science teacher aiming to propose approaches for the development of policies focused on the training of teachers for technologies, particularly the training of Science teachers. As an autoethnography, the main point of empirical focus is the recollection of the experiences and life events of this teacher. To conduct the research, the choice was made to engage in conversation-meetings with individuals invited by the researcher to discuss the respective themes of his life: initial training; training during the master's program; training during specialization; and experiences in his teaching practice as a technology teacher. In addition to these conversation-meetings, the researcher carried out participant observations while performing his professional activities. It is from this amalgamation of events that the researcher managed to identify pivotal points-crossroads for contemplating teacher training for educational technologies. Thus, it is believed that these pivotal points-crossroads can serve as guidelines for teacher training policies, especially for curricula designed to educate Science teachers.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]Martins, Igor Micheletto2024-04-29T14:54:15Z2024-04-29T14:54:15Z2024-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARTINS, Igor Micheletto. Tecnologias e formação de professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências. 2024. 118 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255375http://lattes.cnpq.br/8544286037876527https://orcid.org/0000-0002-7217-6406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-30T06:31:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255375Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:28:28.619282Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências
Technologies and teacher education: autoethnographic weavings of a science teacher
title Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências
spellingShingle Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências
Martins, Igor Micheletto
Educomunicação
Decolonialidade
Professores de Ciências
TDIC
Educommunication
Decoloniality
Science Teachers
ICTs
title_short Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências
title_full Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências
title_fullStr Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências
title_full_unstemmed Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências
title_sort Tecnologias e Formação de Professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências
author Martins, Igor Micheletto
author_facet Martins, Igor Micheletto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Igor Micheletto
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação
Decolonialidade
Professores de Ciências
TDIC
Educommunication
Decoloniality
Science Teachers
ICTs
topic Educomunicação
Decolonialidade
Professores de Ciências
TDIC
Educommunication
Decoloniality
Science Teachers
ICTs
description A presente investigação de doutorado se trata de uma autoetnografia de um professor de ciências que tenciona propor encaminhamentos para a elaboração de políticas que miram a formação de professores para as tecnologias, especialmente a formação de professores de Ciências. Por se tratar de uma autoetnografia, o ponto principal da empiria é a recordação das experiências e vivências deste professor. Assim, para desenvolver a pesquisa, optou-se por realizar encontros-conversas com pessoas convidadas pelo pesquisador para discutir os respectivos temas de sua vida: formação inicial; formação durante o mestrado; formação durante a especialização; vivência em sua prática docente enquanto professor de tecnologia. Além desses encontros-conversas, o pesquisador realizou observações-participantes enquanto desenvolvia suas atividades laborais. É a partir dessa amálgama de feituras que o pesquisador conseguiu crochetar pontos-encruzilhadas para pensar a formação de professores para as tecnologias educacionais. Dessa forma, acredita-se que esses pontos-encruzilhadas podem se constituir como encaminhamentos para as políticas de formação de professores, especialmente aqueles currículos que planejam formar professores de Ciências.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29T14:54:15Z
2024-04-29T14:54:15Z
2024-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Igor Micheletto. Tecnologias e formação de professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências. 2024. 118 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255375
http://lattes.cnpq.br/8544286037876527
https://orcid.org/0000-0002-7217-6406
identifier_str_mv MARTINS, Igor Micheletto. Tecnologias e formação de professores: tecituras autoetnográficas de um professor de ciências. 2024. 118 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255375
http://lattes.cnpq.br/8544286037876527
https://orcid.org/0000-0002-7217-6406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128516823187456