Microaprendizagem como uma ferramenta de divulgação científica: estudo termoanalítico do galo do tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magri, Raquel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214008
Resumo: Este trabalho visou a produção e divulgação de vídeos que seguem a metodologia da microaprendizagem, de forma a explicar as propriedades físico-químicas do cloreto de cobalto hexahidratado por meio de análise térmica e determinar a confiabilidade do galo do tempo. Devido ao avanço tecnológico mundial, ocorreram acelerações temporais e sociais, fazendo com que houvesse uma mudança nas metodologias de ensino tradicionais, explorando, assim, novas estratégias de ensino. Na metodologia de microaprendizagem, segmentos curtos e conteúdos específicos podem ser transmitidos para qualquer pessoa a qualquer momento. Além disso, relacionar novas informações às experiências de um indivíduo pode favorecer o processo de ensino-aprendizagem. O galo do tempo é um ornamento de origem portuguesa, que prevê se irá chover ou não, devido que possui em sua composição cloreto de cobalto hexahidratado. Este composto foi caracterizado por TG-DTA (Termogravimetria - Análise Térmica Diferencial) e DSC (Calorimetria Exploratória Diferencial). Verificou-se que, entre 42,3 e 207,5 °C, o sal perdeu suas seis moléculas de água de hidratação e coordenação (Δmexp = 45,1%), confirmado pelo cálculo estequiométrico (Δmcalc = 45,4%), fazendo com que o composto mudasse da cor rosa para azul, que confirma a credibilidade do galo do tempo para prever o tempo.
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