Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Willdson Robson Silva do
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154364
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos da prática do Goalball no processo da mobilização da aprendizagem dos fenômenos e conceitos físicos de uma aluna e um aluno com deficiência visual nas aulas de Física, a partir de uma experiência vivenciada na escola. Ressalta-se que, quando se fala em uma educação para todos e todas, remete-se à ideia de dar oportunidades aos alunos e alunas, de acesso e permanência na escola, com as mesmas igualdades de condições, respeitando suas singularidades. Ao se abordar a questão das diferenças, não se remete somente às minorias ou às crianças com necessidades especiais. É muito mais amplo, pois todos nós seres humanos somos únicos, portanto diferentes uns dos outros. Adotou-se como aporte teórico a Mobilização, uma categoria da Relação com o Saber (Charlot, 2000) para a realização da pesquisa. Tendo como questão central: Qual o papel do Goalball no processo da mobilização da aprendizagem do aluno com deficiência visual no Ensino de Física? Procurou-se refletir sobre o envolvimento em uma atividade que gere sentido, desejo e prazer no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Foram dois alunos participantes, um aluno que tem sua identidade construída no sexo masculino (matriculado no 3º ano do ensino médio) e outra no sexo feminino (matriculada no 3 ano do ensino médio). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participativa, tendo como instrumentos de coleta de dados as Observações das aulas, Diário de campo, Balanço do Saber Reorganizado, Entrevista Semiestruturada e a Organização dos Dados, baseados na Análise Descritiva, Gil (2008). Nesse contexto, a pesquisa nos expõe que os efeitos produzidos pelo Goalball nas aulas de física nos estudantes foram: a Mobilização, Pesquisar, Relembrar, Aprender mais facilmente, Resignificar e Entender Melhor sobre os fenômenos e conceitos fisicos apresentados.
id UNSP_2e9928b1accdb66a60e66d2c59119faa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/154364
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física.The effects of goalball practice in the process of the mobilization of the learning of some phenomena and physical concepts of mechanics to students with visual deficiency in physical lessons.Ensino de físicaGoalballMultidisciplinaridadePessoa com deficiência visualPhysics educationMultidisciplinaryVisually impaired personO presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos da prática do Goalball no processo da mobilização da aprendizagem dos fenômenos e conceitos físicos de uma aluna e um aluno com deficiência visual nas aulas de Física, a partir de uma experiência vivenciada na escola. Ressalta-se que, quando se fala em uma educação para todos e todas, remete-se à ideia de dar oportunidades aos alunos e alunas, de acesso e permanência na escola, com as mesmas igualdades de condições, respeitando suas singularidades. Ao se abordar a questão das diferenças, não se remete somente às minorias ou às crianças com necessidades especiais. É muito mais amplo, pois todos nós seres humanos somos únicos, portanto diferentes uns dos outros. Adotou-se como aporte teórico a Mobilização, uma categoria da Relação com o Saber (Charlot, 2000) para a realização da pesquisa. Tendo como questão central: Qual o papel do Goalball no processo da mobilização da aprendizagem do aluno com deficiência visual no Ensino de Física? Procurou-se refletir sobre o envolvimento em uma atividade que gere sentido, desejo e prazer no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Foram dois alunos participantes, um aluno que tem sua identidade construída no sexo masculino (matriculado no 3º ano do ensino médio) e outra no sexo feminino (matriculada no 3 ano do ensino médio). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participativa, tendo como instrumentos de coleta de dados as Observações das aulas, Diário de campo, Balanço do Saber Reorganizado, Entrevista Semiestruturada e a Organização dos Dados, baseados na Análise Descritiva, Gil (2008). Nesse contexto, a pesquisa nos expõe que os efeitos produzidos pelo Goalball nas aulas de física nos estudantes foram: a Mobilização, Pesquisar, Relembrar, Aprender mais facilmente, Resignificar e Entender Melhor sobre os fenômenos e conceitos fisicos apresentados.The aim of the present work was to understand the effects of Goalball practice in mobilizing the learning of phenomena and physical concepts of students with visual impairment in physics classes. It should be emphasized that when it comes to an education for all, it refers to the idea of giving students opportunities for access and permanence in school, with the same equality conditions, respecting their singularities. When addressing the issue of differences, it does not refer only to minorities or children with special needs. It is much broader, because all human beings are unique, therefore different from each other. Mobilization, a category of Relation with Knowledge (Charlot, 2000), was used as a theoretical contribution to the research. Having as a central question: What is the role of Goalball in the process of mobilizing the learning of students with visual impairment in teaching physics ?, sought to reflect on the involvement in an activity that creates meaning, desire and pleasure in the teaching and learning process of the students. There were two students, one male student (enrolled in the second year of high school) and the other female (enrolled in the third year of high school). It is a qualitative research of the participatory type, having as data collection instruments the observations of the classes, field diary, reorganized knowledge balance, semistructured interview and the organization of data based on the Descriptive analysis, Gil (2008). In this context, the research was exposed on the effects of Goalball in the physics classes in the students by a Mobilization, Searching, Remembering, Learning more easily, Reinforcing and Improving exercises and articles presented.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Willdson Robson Silva do2018-06-26T16:58:38Z2018-06-26T16:58:38Z2018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15436400090550033004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-08T06:29:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154364Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:29:23.179248Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física.
The effects of goalball practice in the process of the mobilization of the learning of some phenomena and physical concepts of mechanics to students with visual deficiency in physical lessons.
title Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física.
spellingShingle Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física.
Nascimento, Willdson Robson Silva do
Ensino de física
Goalball
Multidisciplinaridade
Pessoa com deficiência visual
Physics education
Multidisciplinary
Visually impaired person
title_short Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física.
title_full Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física.
title_fullStr Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física.
title_full_unstemmed Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física.
title_sort Os efeitos da prática do goalball no processo da mobilização da aprendizagem de alguns fenômenos e conceitos físicos da mecânica para alunos com deficiência visual nas aulas de física.
author Nascimento, Willdson Robson Silva do
author_facet Nascimento, Willdson Robson Silva do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Willdson Robson Silva do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Goalball
Multidisciplinaridade
Pessoa com deficiência visual
Physics education
Multidisciplinary
Visually impaired person
topic Ensino de física
Goalball
Multidisciplinaridade
Pessoa com deficiência visual
Physics education
Multidisciplinary
Visually impaired person
description O presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos da prática do Goalball no processo da mobilização da aprendizagem dos fenômenos e conceitos físicos de uma aluna e um aluno com deficiência visual nas aulas de Física, a partir de uma experiência vivenciada na escola. Ressalta-se que, quando se fala em uma educação para todos e todas, remete-se à ideia de dar oportunidades aos alunos e alunas, de acesso e permanência na escola, com as mesmas igualdades de condições, respeitando suas singularidades. Ao se abordar a questão das diferenças, não se remete somente às minorias ou às crianças com necessidades especiais. É muito mais amplo, pois todos nós seres humanos somos únicos, portanto diferentes uns dos outros. Adotou-se como aporte teórico a Mobilização, uma categoria da Relação com o Saber (Charlot, 2000) para a realização da pesquisa. Tendo como questão central: Qual o papel do Goalball no processo da mobilização da aprendizagem do aluno com deficiência visual no Ensino de Física? Procurou-se refletir sobre o envolvimento em uma atividade que gere sentido, desejo e prazer no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Foram dois alunos participantes, um aluno que tem sua identidade construída no sexo masculino (matriculado no 3º ano do ensino médio) e outra no sexo feminino (matriculada no 3 ano do ensino médio). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo participativa, tendo como instrumentos de coleta de dados as Observações das aulas, Diário de campo, Balanço do Saber Reorganizado, Entrevista Semiestruturada e a Organização dos Dados, baseados na Análise Descritiva, Gil (2008). Nesse contexto, a pesquisa nos expõe que os efeitos produzidos pelo Goalball nas aulas de física nos estudantes foram: a Mobilização, Pesquisar, Relembrar, Aprender mais facilmente, Resignificar e Entender Melhor sobre os fenômenos e conceitos fisicos apresentados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26T16:58:38Z
2018-06-26T16:58:38Z
2018-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/154364
000905500
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/154364
identifier_str_mv 000905500
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129430895198208