Joia contemporânea: relações entre o adorno e o corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mercaldi, Marlon Aparecido [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/137837
Resumo: A proposta desta pesquisa é o estudo da joia contemporânea a partir do recorte estabelecido entre a primeira exposição de joias contemporâneas, em 1961, em Londres, os fatos e eventos importantes até os anos de 2010 que constroem o conceito e a abrangência da joalheria contemporânea. Essa investigação foi constituída por meio de estudos que observaram a joalheria no âmbito internacional, principalmente por meio dos ¬desdobramentos que tiveram curso na Europa e que influenciaram, de certa maneira, sua disseminação e estruturação como um campo consolidado, tanto de pesquisa como de práticas projetuais. Nesse sentido buscamos conceituar e definir a nomenclatura joia contemporânea, mesmo diante de contradições encontradas, porém vimos que ela se configura como uma prática abrangente e que estabelece diálogos e relações com campos como arte, artesanato, design e moda. A abrangência e a pluralidade no enfoque da joalheria contemporânea nos levaram à sua contextualização histórica e às questões do adorno e a relação destes com o corpo no contemporâneo. Por meio dessa delimitação, somada às funções do objeto a partir da teoria do design e da análise do objeto estudadas na cultura material, estabelecemos abordagens de análise de joias estrangeiras e nacionais, explicitando as inter-relações existentes entre elas, bem como os conceitos, critérios e características que apontam a joia contemporânea como elemento construtor de linguagem, passível de ser identificado e analisado.
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