Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Lígia Borges [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86875
Resumo: O estudo aborda características do teatro narrativo desenvolvido a partir de meados do século XX, no que se convencionou denominar pós-modernidade. Considerado o contexto do capitalismo multinacional, são apresentados possíveis motivadores sociais, políticos e econômicos, que influenciaram na dificuldade de comunicação, na fragilização da organização de coletivos e na redução da importância dada à memória. Demonstrou-se a intensa ligação entre arte e mercado, especialmente por meio da publicidade e de importações culturais, em uma era marcada pela globalização das redes de informação. Entretanto, percebeu-se que, da mesma maneira como na sociedade, paulatinamente, estruturam-se grupos de reivindicação face às exigências do sistema, na arte se desenvolvem manifestações de oposição às produções vinculada ao consumo de produtos ou ideologias. O teatro narrativo é discutido neste contexto; considerado como uma das possibilidades de restabelecer a comunicação, de propor a discussão e de promover o compartilhamento de experiências entre atores e público. Tais potenciais residem no fato de que ele, embora se configure por aspectos da arte pós-moderna, pressupõe simultaneamente a revalorização da fábula. A estes elementos soma-se o predomínio de aspectos provenientes do gênero épico, bem como a possibilidade de interlocução com o lírico e o dramático. O teatro narrativo é uma das formas de hibridização de linguagens que se desenvolveu no período; lida com elementos de outros momentos históricos e vertentes artísticas e se diferencia pela maneira de organizá-los. Além disso, mesmo diante de pausada caracterização da vertente teatral narrativa, a fim de que a discussão dos expedientes fosse suficientemente clara, optou-se pela exemplificação de duas possibilidade de articulação dos elementos cênicos por meio de espetáculos...
id UNSP_2fa1148aee39e8bf7ea591e4f4a8a183
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86875
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneoCompanhia do FeijãoGrupo XIX de TeatroTeatro - História e crítica - Século XXTeatro contemporâneo - Século XX - BrasilTeatro narrativoContemporary theatreO estudo aborda características do teatro narrativo desenvolvido a partir de meados do século XX, no que se convencionou denominar pós-modernidade. Considerado o contexto do capitalismo multinacional, são apresentados possíveis motivadores sociais, políticos e econômicos, que influenciaram na dificuldade de comunicação, na fragilização da organização de coletivos e na redução da importância dada à memória. Demonstrou-se a intensa ligação entre arte e mercado, especialmente por meio da publicidade e de importações culturais, em uma era marcada pela globalização das redes de informação. Entretanto, percebeu-se que, da mesma maneira como na sociedade, paulatinamente, estruturam-se grupos de reivindicação face às exigências do sistema, na arte se desenvolvem manifestações de oposição às produções vinculada ao consumo de produtos ou ideologias. O teatro narrativo é discutido neste contexto; considerado como uma das possibilidades de restabelecer a comunicação, de propor a discussão e de promover o compartilhamento de experiências entre atores e público. Tais potenciais residem no fato de que ele, embora se configure por aspectos da arte pós-moderna, pressupõe simultaneamente a revalorização da fábula. A estes elementos soma-se o predomínio de aspectos provenientes do gênero épico, bem como a possibilidade de interlocução com o lírico e o dramático. O teatro narrativo é uma das formas de hibridização de linguagens que se desenvolveu no período; lida com elementos de outros momentos históricos e vertentes artísticas e se diferencia pela maneira de organizá-los. Além disso, mesmo diante de pausada caracterização da vertente teatral narrativa, a fim de que a discussão dos expedientes fosse suficientemente clara, optou-se pela exemplificação de duas possibilidade de articulação dos elementos cênicos por meio de espetáculos...The study deals with narrative theatre characteristics, developed after the middle of XX century, during what is a convention to call post-modernity. Considered the context of the multinational capitalism, there are presented possible social, political and economic reasons that influenced in the difficulty of communication, in the weakness of collective organization and in the reduction of the importance given to memory. It was demonstrated the intense connection between arts and market, especially by publicity and cultural importation, in a time when prevails globalization and information nets. Nevertheless, it was noticed that, in the same way in society there are vindication groups before system requirements, in arts they were developed oppositional manifestations to the production related to products and ideology consumption. Narrative theatre is analyzed in this context; considered as one of the possibilities to re-establish communication, to propose discussions and to promote experience sharing between actors and audience. These potential exist because, even if narrative theatre has aspects of post-modern arts, it also presupposes fable valorization. To this element, they are added up the predominance of epic aspects, as well as the possibility of dialogue also with dramatic and lyric genders. Contemporary narrative theatre is one of the hybrid language forms appeared in XX century; it deals with elements from other historical moments and different artistic slops, and what makes it particular is its way of organizing the procedures. Moreover, in order to let concept considerations comprehensible enough, it was chosen to utilize two procedure articulation examples found in São Paulo’s plays, Mire Veja, by Companhia do Feijão, and Hysteria, by Grupo XIX de TeatroFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramírez, José Manuel Lázaro de Ortecho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Matias, Lígia Borges [UNESP]2014-06-11T19:22:27Z2014-06-11T19:22:27Z2010-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis412 f.application/pdfMATIAS, Lígia Borges. Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo. 2010. 412 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.http://hdl.handle.net/11449/86875000632376matias_lb_me_ia.pdf33004013063P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-07T06:08:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86875Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:17:01.153350Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo
title Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo
spellingShingle Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo
Matias, Lígia Borges [UNESP]
Companhia do Feijão
Grupo XIX de Teatro
Teatro - História e crítica - Século XX
Teatro contemporâneo - Século XX - Brasil
Teatro narrativo
Contemporary theatre
title_short Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo
title_full Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo
title_fullStr Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo
title_full_unstemmed Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo
title_sort Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo
author Matias, Lígia Borges [UNESP]
author_facet Matias, Lígia Borges [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramírez, José Manuel Lázaro de Ortecho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Lígia Borges [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Companhia do Feijão
Grupo XIX de Teatro
Teatro - História e crítica - Século XX
Teatro contemporâneo - Século XX - Brasil
Teatro narrativo
Contemporary theatre
topic Companhia do Feijão
Grupo XIX de Teatro
Teatro - História e crítica - Século XX
Teatro contemporâneo - Século XX - Brasil
Teatro narrativo
Contemporary theatre
description O estudo aborda características do teatro narrativo desenvolvido a partir de meados do século XX, no que se convencionou denominar pós-modernidade. Considerado o contexto do capitalismo multinacional, são apresentados possíveis motivadores sociais, políticos e econômicos, que influenciaram na dificuldade de comunicação, na fragilização da organização de coletivos e na redução da importância dada à memória. Demonstrou-se a intensa ligação entre arte e mercado, especialmente por meio da publicidade e de importações culturais, em uma era marcada pela globalização das redes de informação. Entretanto, percebeu-se que, da mesma maneira como na sociedade, paulatinamente, estruturam-se grupos de reivindicação face às exigências do sistema, na arte se desenvolvem manifestações de oposição às produções vinculada ao consumo de produtos ou ideologias. O teatro narrativo é discutido neste contexto; considerado como uma das possibilidades de restabelecer a comunicação, de propor a discussão e de promover o compartilhamento de experiências entre atores e público. Tais potenciais residem no fato de que ele, embora se configure por aspectos da arte pós-moderna, pressupõe simultaneamente a revalorização da fábula. A estes elementos soma-se o predomínio de aspectos provenientes do gênero épico, bem como a possibilidade de interlocução com o lírico e o dramático. O teatro narrativo é uma das formas de hibridização de linguagens que se desenvolveu no período; lida com elementos de outros momentos históricos e vertentes artísticas e se diferencia pela maneira de organizá-los. Além disso, mesmo diante de pausada caracterização da vertente teatral narrativa, a fim de que a discussão dos expedientes fosse suficientemente clara, optou-se pela exemplificação de duas possibilidade de articulação dos elementos cênicos por meio de espetáculos...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-18
2014-06-11T19:22:27Z
2014-06-11T19:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATIAS, Lígia Borges. Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo. 2010. 412 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/86875
000632376
matias_lb_me_ia.pdf
33004013063P4
identifier_str_mv MATIAS, Lígia Borges. Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo. 2010. 412 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2010.
000632376
matias_lb_me_ia.pdf
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/86875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 412 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128340142325760