Educação ambiental no ensino fundamental - anos iniciais: análise curricular da transversalidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239667 |
Resumo: | A educação ambiental é um tema previsto por todos os documentos normativos educacionais, inclusive o último realizado, a Base Nacional Comum Curricular, que deve estar presente em todas as disciplinas devido a sua capacidade integradora e contextualizada com a sociedade. Entretanto com o surgimento das escolas de período integral por meio da ampliação da jornada letiva a educação ambiental passou a ser aplicada como disciplina nas duas escolas de período integral presentes numa cidade de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. O presente trabalho apresenta uma investigação de análise documental sobre os elementos constituintes dos planos de ensino para compreender a organização curricular da disciplina “Oficina de Educação Ambiental” nestas escolas, além de identificar as possibilidades e ligações que os temas abordados estabelecem e contribuem para a formação do aluno, reforçando a importância da educação ambiental no ambiente escolar. Os planos de ensino selecionados para a análise referem-se ao ano letivo de 2022 pois anterior a isto a educação ficou marcada por alguns anos de medidas de distanciamento social aplicadas para conter o avanço da pandemia de COVID-19. Foi possível identificar que os conteúdos constituintes da disciplina de educação ambiental são associados aos outros conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular, mas por conta da seleção desenvolvida visando atingir os objetivos da educação ambiental são capazes de refletir para um trabalho coletivo associado a outras disciplinas , ampliando e estabelecendo novos horizontes aos assuntos aprendidos pelos alunos. |
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Educação ambiental no ensino fundamental - anos iniciais: análise curricular da transversalidadeEnvironmental education in elementary school - early years: analysis transversality curriculum ptEducação ambientalEnsino de período integralBase Nacional Comum CurricularTransversalidadeEnvironmental educationFull-time schoolsNational Common Curricular BaseTransversal themeA educação ambiental é um tema previsto por todos os documentos normativos educacionais, inclusive o último realizado, a Base Nacional Comum Curricular, que deve estar presente em todas as disciplinas devido a sua capacidade integradora e contextualizada com a sociedade. Entretanto com o surgimento das escolas de período integral por meio da ampliação da jornada letiva a educação ambiental passou a ser aplicada como disciplina nas duas escolas de período integral presentes numa cidade de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. O presente trabalho apresenta uma investigação de análise documental sobre os elementos constituintes dos planos de ensino para compreender a organização curricular da disciplina “Oficina de Educação Ambiental” nestas escolas, além de identificar as possibilidades e ligações que os temas abordados estabelecem e contribuem para a formação do aluno, reforçando a importância da educação ambiental no ambiente escolar. Os planos de ensino selecionados para a análise referem-se ao ano letivo de 2022 pois anterior a isto a educação ficou marcada por alguns anos de medidas de distanciamento social aplicadas para conter o avanço da pandemia de COVID-19. Foi possível identificar que os conteúdos constituintes da disciplina de educação ambiental são associados aos outros conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular, mas por conta da seleção desenvolvida visando atingir os objetivos da educação ambiental são capazes de refletir para um trabalho coletivo associado a outras disciplinas , ampliando e estabelecendo novos horizontes aos assuntos aprendidos pelos alunos.Environmental education is a theme foreseen by all educational normative documents, including the last one, the National Common Curricular Base, which must be present in all disciplines due to its integrating capacity and contextualized with society. However, with the emergence of full-time schools through the expansion of the school day, environmental education began to be applied as a discipline in the two full-time schools present in a small city in the interior of the State of São Paulo. The present work presents an investigation of documental analysis on the constituent elements of the teaching plans to understand the curricular organization of the discipline "Environmental Education Workshop" in that schools, in addition to identifying the possibilities and connections that the approached themes establish and contribute to the importance of environmental education in the school environment. The teaching plans selected for the analysis refer to the 2022 school year, as before that, education was marked by some years of social distancing measures applied to contain the advance of the COVID-19 pandemic. It was possible to identify that the constituent contents of the subject of environmental education are associated with the other contents provided by the National Common Curricular Base, but due to the selection developed aiming to achieve the objectives of environmental education, they are capable of reflecting for a collective work associated with other subjects, expanding and establishing new horizons to the subjects learned by the students.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thaís Cristina Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Victor Augusto2023-02-23T13:01:23Z2023-02-23T13:01:23Z2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239667porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-06T06:13:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239667Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:19.227409Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A educação ambiental é um tema previsto por todos os documentos normativos educacionais, inclusive o último realizado, a Base Nacional Comum Curricular, que deve estar presente em todas as disciplinas devido a sua capacidade integradora e contextualizada com a sociedade. Entretanto com o surgimento das escolas de período integral por meio da ampliação da jornada letiva a educação ambiental passou a ser aplicada como disciplina nas duas escolas de período integral presentes numa cidade de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. O presente trabalho apresenta uma investigação de análise documental sobre os elementos constituintes dos planos de ensino para compreender a organização curricular da disciplina “Oficina de Educação Ambiental” nestas escolas, além de identificar as possibilidades e ligações que os temas abordados estabelecem e contribuem para a formação do aluno, reforçando a importância da educação ambiental no ambiente escolar. Os planos de ensino selecionados para a análise referem-se ao ano letivo de 2022 pois anterior a isto a educação ficou marcada por alguns anos de medidas de distanciamento social aplicadas para conter o avanço da pandemia de COVID-19. Foi possível identificar que os conteúdos constituintes da disciplina de educação ambiental são associados aos outros conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular, mas por conta da seleção desenvolvida visando atingir os objetivos da educação ambiental são capazes de refletir para um trabalho coletivo associado a outras disciplinas , ampliando e estabelecendo novos horizontes aos assuntos aprendidos pelos alunos. |
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