Saberes contruídos através da escrita na formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zadra, Marcela Burghi [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/128199
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851287.pdf
Resumo: This paper focuses on the practice of writing in the initial training. The research was conducted from an autobiographical perspective. The instruments used for data collection were the writings produced by me during my participation in the Institutional Scholarship Project Introduction to Teaching (Pibid) and my participation in the extension project Training Group: Dialogue and Otherness, those writings that bring my formative experience as a future teacher. The objectives was to analyze the writings produced by me in these contexts and through this analysis, understand what the issues that I problematized and what knowledge I was building from the experiences lived in the school context and in the university context. In view of understand the writing practices promoted in initial training, I have developed a literature search in the Annals of ENDIPE (National Meeting of Teaching and Teaching Practice) 2008, 2010 and 2012. This research seeks to contribute to the recognition of the training capability of autobiographical teaching writing
id UNSP_3302b00c2b66a70e67d2a654a501b409
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/128199
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Saberes contruídos através da escrita na formação inicialProfessores - FormaçãoEscritaPratica de ensinoAutobiografiaThis paper focuses on the practice of writing in the initial training. The research was conducted from an autobiographical perspective. The instruments used for data collection were the writings produced by me during my participation in the Institutional Scholarship Project Introduction to Teaching (Pibid) and my participation in the extension project Training Group: Dialogue and Otherness, those writings that bring my formative experience as a future teacher. The objectives was to analyze the writings produced by me in these contexts and through this analysis, understand what the issues that I problematized and what knowledge I was building from the experiences lived in the school context and in the university context. In view of understand the writing practices promoted in initial training, I have developed a literature search in the Annals of ENDIPE (National Meeting of Teaching and Teaching Practice) 2008, 2010 and 2012. This research seeks to contribute to the recognition of the training capability of autobiographical teaching writingO presente trabalho tem como foco a prática da escrita na formação inicial. A pesquisa foi realizada a partir de uma perspectiva autobiográfica. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram as escritas produzidas por mim durante minha participação no Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de minha participação no projeto de extensão Grupo de Formação: Diálogo e Alteridade, escritas essas que trazem minha experiência formativa enquanto futura professora. O objetivo foi analisar as escritas produzidas por mim nesses contextos e, através dessa análise, compreender quais as temáticas que problematizei e quais os saberes que fui construindo a partir das experiências vivenciadas no contexto escolar e no contexto universitário. Na busca por compreender as práticas de escrita promovidas na formação inicial, desenvolvi uma pesquisa bibliográfica nos Anais do ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino) de 2008, 2010 e 2012. Esta pesquisa busca contribuir com o reconhecimento da potencialidade formativa da escrita autobiográfica docenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zadra, Marcela Burghi [UNESP]2015-10-07T17:37:26Z2015-10-07T17:37:26Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis63 f.application/pdfZADRA, Marcela Burghi. Saberes contruídos através da escrita na formação inicial. 2015. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/128199000851287http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851287.pdf5879357007917808Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T06:26:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/128199Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:11:42.655142Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes contruídos através da escrita na formação inicial
title Saberes contruídos através da escrita na formação inicial
spellingShingle Saberes contruídos através da escrita na formação inicial
Zadra, Marcela Burghi [UNESP]
Professores - Formação
Escrita
Pratica de ensino
Autobiografia
title_short Saberes contruídos através da escrita na formação inicial
title_full Saberes contruídos através da escrita na formação inicial
title_fullStr Saberes contruídos através da escrita na formação inicial
title_full_unstemmed Saberes contruídos através da escrita na formação inicial
title_sort Saberes contruídos através da escrita na formação inicial
author Zadra, Marcela Burghi [UNESP]
author_facet Zadra, Marcela Burghi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zadra, Marcela Burghi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Escrita
Pratica de ensino
Autobiografia
topic Professores - Formação
Escrita
Pratica de ensino
Autobiografia
description This paper focuses on the practice of writing in the initial training. The research was conducted from an autobiographical perspective. The instruments used for data collection were the writings produced by me during my participation in the Institutional Scholarship Project Introduction to Teaching (Pibid) and my participation in the extension project Training Group: Dialogue and Otherness, those writings that bring my formative experience as a future teacher. The objectives was to analyze the writings produced by me in these contexts and through this analysis, understand what the issues that I problematized and what knowledge I was building from the experiences lived in the school context and in the university context. In view of understand the writing practices promoted in initial training, I have developed a literature search in the Annals of ENDIPE (National Meeting of Teaching and Teaching Practice) 2008, 2010 and 2012. This research seeks to contribute to the recognition of the training capability of autobiographical teaching writing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-07T17:37:26Z
2015-10-07T17:37:26Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZADRA, Marcela Burghi. Saberes contruídos através da escrita na formação inicial. 2015. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/128199
000851287
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851287.pdf
5879357007917808
identifier_str_mv ZADRA, Marcela Burghi. Saberes contruídos através da escrita na formação inicial. 2015. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000851287
5879357007917808
url http://hdl.handle.net/11449/128199
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851287.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129402903461888