O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003
http://hdl.handle.net/11449/6541
Resumo: A intenção desse artigo é analisar alguns objetivos e metas propostos para o ensino médio, pelo antigo Plano Nacional de Educação (pne Lei n. 10.172/01), no sentido de avaliar quais deles foram totalmente alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais não foram atingidos, visto que um novo pne está sendo proposto. Por outro lado, nosso objetivo também é avaliar em que medida o alcance ou não das metas propostas no início da década passada influencia na percepção e nas expectativas dos alunos do ensino médio em relação ao seu ingresso, num futuro próximo, no ensino superior. Serão abordadas questões referentes ao atendimento e à oferta de ensino médio e suas questões pedagógicas específicas.
id UNSP_33a129a182ecacdbf8faaa16b0a82f5a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/6541
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feitoHigh school in the context of the National Education Plan: what still needs to be doneEnsino médioPlano Nacional de EducaçãoEnsino profissionalHigh school educationNational Education PlanVocational educationA intenção desse artigo é analisar alguns objetivos e metas propostos para o ensino médio, pelo antigo Plano Nacional de Educação (pne Lei n. 10.172/01), no sentido de avaliar quais deles foram totalmente alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais não foram atingidos, visto que um novo pne está sendo proposto. Por outro lado, nosso objetivo também é avaliar em que medida o alcance ou não das metas propostas no início da década passada influencia na percepção e nas expectativas dos alunos do ensino médio em relação ao seu ingresso, num futuro próximo, no ensino superior. Serão abordadas questões referentes ao atendimento e à oferta de ensino médio e suas questões pedagógicas específicas.The aim of this paper is to analyze some proposed objectives and targets for secondary education in the old National Education Plan (nep Law n. 10172/01), in order to evaluate which of them have been fully achieved, which have been partially achieved and which have not been affected along the last decade, since a new nep is being proposed. Moreover, our goal is also to assess to what extent attaining or not the targets proposed in the early 1990s have influenced the perception and expectations of high school students regarding their admission to higher education in a near future. This text approaches issues related to the attendance and provision of secondary education and specific pedagogical issues at high-school level.Universidade Estadual Paulista Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Departamento de EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]2014-05-20T13:22:21Z2014-05-20T13:22:21Z2011-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article195-208application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 84, p. 195-208, 2011.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/654110.1590/S0101-32622011000200003S0101-32622011000200003S0101-32622011000200003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6541Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:59:19.995726Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
High school in the context of the National Education Plan: what still needs to be done
title O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
spellingShingle O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
Ensino médio
Plano Nacional de Educação
Ensino profissional
High school education
National Education Plan
Vocational education
title_short O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
title_full O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
title_fullStr O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
title_full_unstemmed O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
title_sort O ensino médio no contexto do Plano Nacional de Educação: o que ainda precisa ser feito
author Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
author_facet Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Plano Nacional de Educação
Ensino profissional
High school education
National Education Plan
Vocational education
topic Ensino médio
Plano Nacional de Educação
Ensino profissional
High school education
National Education Plan
Vocational education
description A intenção desse artigo é analisar alguns objetivos e metas propostos para o ensino médio, pelo antigo Plano Nacional de Educação (pne Lei n. 10.172/01), no sentido de avaliar quais deles foram totalmente alcançados, quais foram parcialmente alcançados e quais não foram atingidos, visto que um novo pne está sendo proposto. Por outro lado, nosso objetivo também é avaliar em que medida o alcance ou não das metas propostas no início da década passada influencia na percepção e nas expectativas dos alunos do ensino médio em relação ao seu ingresso, num futuro próximo, no ensino superior. Serão abordadas questões referentes ao atendimento e à oferta de ensino médio e suas questões pedagógicas específicas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
2014-05-20T13:22:21Z
2014-05-20T13:22:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 84, p. 195-208, 2011.
0101-3262
http://hdl.handle.net/11449/6541
10.1590/S0101-32622011000200003
S0101-32622011000200003
S0101-32622011000200003.pdf
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622011000200003
http://hdl.handle.net/11449/6541
identifier_str_mv Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 31, n. 84, p. 195-208, 2011.
0101-3262
10.1590/S0101-32622011000200003
S0101-32622011000200003
S0101-32622011000200003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos CEDES
0,119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 195-208
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128300669730816