A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mano, Milena da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97562
Resumo: Esta pesquisa partiu de questionamentos sobre a prática da clínica psicanalítica com crianças, especificamente com as que já possuem o diagnóstico médico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, com referência no DSM IV. Analisar crianças com esse diagnóstico estabelecido provoca em nós inquietações quanto à (a) forma de tratamento, geralmente medicamentosa; (b) posição da família diante do discurso médico sobre a criança hiperativa; (c) posição da família em face de seu filho “hiperativo”; e (d) posição do clínico, orientado pela Psicanálise, diante desse cenário. Nossas inquietações, dessa maneira, estão voltadas a questões que nos remetem tanto ao sujeito como aos laços sociais em torno desse sujeito, articuladas ao significante hiperatividade. Por esse percurso, de uma experiência clínica que procura articular prática, teoria e reflexão, identificamos a importância de sistematizar essas inquietações e transformá-las em conhecimentos e, nesse sentido, construir novos conhecimentos, à luz de um saber da Psicanálise. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, assim como nos pautamos por uma análise de anotações de casos clínicos, sobre alguns pontos que julgamos relevantes da prática clínica com crianças diagnosticadas com TDAH. Optamos, pois, por conduzir nosso trabalho baseando-nos em três eixos norteadores: o da peculiaridade clínica da Psicanálise com crianças; o do atravessamento da família da criança “hiperativa” na clínica, ocupando lugares que provocam a extensão da transferência...
id UNSP_35254b8438081f0229077d31be089026
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97562
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálisePsicanaliseMedicamentos - UtilizaçãoPsychoanalysisChildren - HyperactivityEsta pesquisa partiu de questionamentos sobre a prática da clínica psicanalítica com crianças, especificamente com as que já possuem o diagnóstico médico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, com referência no DSM IV. Analisar crianças com esse diagnóstico estabelecido provoca em nós inquietações quanto à (a) forma de tratamento, geralmente medicamentosa; (b) posição da família diante do discurso médico sobre a criança hiperativa; (c) posição da família em face de seu filho “hiperativo”; e (d) posição do clínico, orientado pela Psicanálise, diante desse cenário. Nossas inquietações, dessa maneira, estão voltadas a questões que nos remetem tanto ao sujeito como aos laços sociais em torno desse sujeito, articuladas ao significante hiperatividade. Por esse percurso, de uma experiência clínica que procura articular prática, teoria e reflexão, identificamos a importância de sistematizar essas inquietações e transformá-las em conhecimentos e, nesse sentido, construir novos conhecimentos, à luz de um saber da Psicanálise. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, assim como nos pautamos por uma análise de anotações de casos clínicos, sobre alguns pontos que julgamos relevantes da prática clínica com crianças diagnosticadas com TDAH. Optamos, pois, por conduzir nosso trabalho baseando-nos em três eixos norteadores: o da peculiaridade clínica da Psicanálise com crianças; o do atravessamento da família da criança “hiperativa” na clínica, ocupando lugares que provocam a extensão da transferência...This research started with questions about the psychoanalytic clinical practice with children, specifically those that already have physician-diagnosed disorder, Attention-Deficit Hyperactivity Disorder, with reference to DSM IV. Analyze children with this diagnosis established causes us concern as to (a) form of treatment, usually medication, (b) position of the family facing a medical discourse on the hyperactive child, (c) position of the family in the face of his son “hyperactive” and (d) position of clinicians, guided by Psychoanalysis, faced with this scenario. Our concerns in this way are focused on issues that are related both to the subject as the social ties around this subject, linked to significant hyperactivity. By this path, of clinical trial that seeks to articulate practice, theory and reflection, we identified the importance of systematizing these concerns and turn them into knowledge and, accordingly, build new knowledge in the light of Psychoanalysis’s body of ideas. Therefore, we performed a literature research, as well as guided by an analysis of clinical case notes on some points we consider relevant to clinical practice with children diagnosed with ADHD. We decided therefore to carry out our work based on three guiding principles: the peculiarity of clinical Psychoanalysis with children; the crossing of the family of the “hyperactive” child occupying places that cause the extent of transference and, at the same time, of resistance; and the crossing of the discourse of medicine in the speech of parents of these children. It is necessary that the practician who works with children with medical diagnosis of ADHA to be opened to both dialogues with other professionals and the contemporary social movements, aware that they are involved directly in the child’s treatment.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mattioli, Olga Ceciliato [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mano, Milena da Silva [UNESP]2014-06-11T19:29:02Z2014-06-11T19:29:02Z2009-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis83 f. : il. + anexoapplication/pdfMANO, Milena da Silva. A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálise. 2009. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.http://hdl.handle.net/11449/97562000606046mano_ms_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:45:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97562Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:54:55.873372Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálise
title A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálise
spellingShingle A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálise
Mano, Milena da Silva [UNESP]
Psicanalise
Medicamentos - Utilização
Psychoanalysis
Children - Hyperactivity
title_short A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálise
title_full A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálise
title_fullStr A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálise
title_full_unstemmed A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálise
title_sort A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálise
author Mano, Milena da Silva [UNESP]
author_facet Mano, Milena da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattioli, Olga Ceciliato [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mano, Milena da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanalise
Medicamentos - Utilização
Psychoanalysis
Children - Hyperactivity
topic Psicanalise
Medicamentos - Utilização
Psychoanalysis
Children - Hyperactivity
description Esta pesquisa partiu de questionamentos sobre a prática da clínica psicanalítica com crianças, especificamente com as que já possuem o diagnóstico médico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, com referência no DSM IV. Analisar crianças com esse diagnóstico estabelecido provoca em nós inquietações quanto à (a) forma de tratamento, geralmente medicamentosa; (b) posição da família diante do discurso médico sobre a criança hiperativa; (c) posição da família em face de seu filho “hiperativo”; e (d) posição do clínico, orientado pela Psicanálise, diante desse cenário. Nossas inquietações, dessa maneira, estão voltadas a questões que nos remetem tanto ao sujeito como aos laços sociais em torno desse sujeito, articuladas ao significante hiperatividade. Por esse percurso, de uma experiência clínica que procura articular prática, teoria e reflexão, identificamos a importância de sistematizar essas inquietações e transformá-las em conhecimentos e, nesse sentido, construir novos conhecimentos, à luz de um saber da Psicanálise. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, assim como nos pautamos por uma análise de anotações de casos clínicos, sobre alguns pontos que julgamos relevantes da prática clínica com crianças diagnosticadas com TDAH. Optamos, pois, por conduzir nosso trabalho baseando-nos em três eixos norteadores: o da peculiaridade clínica da Psicanálise com crianças; o do atravessamento da família da criança “hiperativa” na clínica, ocupando lugares que provocam a extensão da transferência...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-16
2014-06-11T19:29:02Z
2014-06-11T19:29:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MANO, Milena da Silva. A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálise. 2009. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/97562
000606046
mano_ms_me_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv MANO, Milena da Silva. A criança hiperativa, a família, o discurso científico e a psicanálise. 2009. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009.
000606046
mano_ms_me_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/97562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 83 f. : il. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128720308797440