Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92279 |
Resumo: | A presente pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP de Presidente Prudente, analisa as concepções de 47 professores de Matemática de 7ª série (atual 8º ano) do Ensino Fundamental, da rede estadual, da Diretoria de Ensino, Região de Marília/SP, sobre o ensino da equação do 1º grau. Considera-se que a 7ª série está no centro do problema da aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental, como pode ser confirmado nos relatórios do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) dos anos de 2005 e 2007. Também nesta série há expressiva concentração de Álgebra, cujo principal conteúdo é a equação do 1º grau. Em razão desses determinantes, buscou-se, nesta pesquisa, especificamente, identificar e analisar o conceito de equação do 1º grau advindo das concepções desses professores, investigar ainda as relações entre essas concepções e a prática docente em relação à equação do 1º grau. Procurou-se, ainda, nesta investigação, identificar e analisar as relações apontadas pelos professores entre sua formação e sua prática pedagógica, no que se refere ao ensino de equação de 1º grau... |
id |
UNSP_3571b684dcbdb4d4b70f4e05cc2a66ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92279 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docenteEducaçãoTeachers’ ConceptionsTeaching 1st Order EquationTeachers FormationA presente pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP de Presidente Prudente, analisa as concepções de 47 professores de Matemática de 7ª série (atual 8º ano) do Ensino Fundamental, da rede estadual, da Diretoria de Ensino, Região de Marília/SP, sobre o ensino da equação do 1º grau. Considera-se que a 7ª série está no centro do problema da aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental, como pode ser confirmado nos relatórios do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) dos anos de 2005 e 2007. Também nesta série há expressiva concentração de Álgebra, cujo principal conteúdo é a equação do 1º grau. Em razão desses determinantes, buscou-se, nesta pesquisa, especificamente, identificar e analisar o conceito de equação do 1º grau advindo das concepções desses professores, investigar ainda as relações entre essas concepções e a prática docente em relação à equação do 1º grau. Procurou-se, ainda, nesta investigação, identificar e analisar as relações apontadas pelos professores entre sua formação e sua prática pedagógica, no que se refere ao ensino de equação de 1º grau...The present study is a quantitative and qualitative research entailed to the research line “Educative Practices and Teachers’ Formation”, from the Post-Graduation Program in Education from Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP from Presidente Prudente. This study analyses the conception of 47 Mathematics teachers of 7th grade (recently named 8th grade) about teaching 1st order equation. These teachers are from state Basic School, from Teaching Department from Marília/SP region. The 7th grade is considered to be at the center of the problem related to Mathematics learning at Basic School, as it is sustained by Scholar Efficiency Evaluation System of São Paulo State (SARESP) reports of 2005 and 2007. Besides, at this school level there is an expressive concentration of Algebra and its main content which is 1st order equation. For these reasons, our intention in this study is to identify and analyze those teachers concepts of 1st order equation, and investigate the relationships between these conceptions and teachers’ practices concerning 1st order equation. Moreover, we tried to identify and analyze the relationships the teachers pointed out between their formation and their pedagogical practice, regarding 1st order equation teaching... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Daniela Miranda Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:25:39Z2014-06-11T19:25:39Z2009-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis176 f. : il.application/pdfSANTOS, Daniela Miranda Fernandes. Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente. 2009. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.http://hdl.handle.net/11449/92279000599373santos_dmf_me_prud.pdf33004129044P65074643701525672Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92279Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:26:07.254177Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente |
title |
Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente |
spellingShingle |
Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente Santos, Daniela Miranda Fernandes [UNESP] Educação Teachers’ Conceptions Teaching 1st Order Equation Teachers Formation |
title_short |
Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente |
title_full |
Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente |
title_fullStr |
Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente |
title_full_unstemmed |
Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente |
title_sort |
Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente |
author |
Santos, Daniela Miranda Fernandes [UNESP] |
author_facet |
Santos, Daniela Miranda Fernandes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daniela Miranda Fernandes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Teachers’ Conceptions Teaching 1st Order Equation Teachers Formation |
topic |
Educação Teachers’ Conceptions Teaching 1st Order Equation Teachers Formation |
description |
A presente pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP de Presidente Prudente, analisa as concepções de 47 professores de Matemática de 7ª série (atual 8º ano) do Ensino Fundamental, da rede estadual, da Diretoria de Ensino, Região de Marília/SP, sobre o ensino da equação do 1º grau. Considera-se que a 7ª série está no centro do problema da aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental, como pode ser confirmado nos relatórios do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) dos anos de 2005 e 2007. Também nesta série há expressiva concentração de Álgebra, cujo principal conteúdo é a equação do 1º grau. Em razão desses determinantes, buscou-se, nesta pesquisa, especificamente, identificar e analisar o conceito de equação do 1º grau advindo das concepções desses professores, investigar ainda as relações entre essas concepções e a prática docente em relação à equação do 1º grau. Procurou-se, ainda, nesta investigação, identificar e analisar as relações apontadas pelos professores entre sua formação e sua prática pedagógica, no que se refere ao ensino de equação de 1º grau... |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-28 2014-06-11T19:25:39Z 2014-06-11T19:25:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Daniela Miranda Fernandes. Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente. 2009. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009. http://hdl.handle.net/11449/92279 000599373 santos_dmf_me_prud.pdf 33004129044P6 5074643701525672 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Daniela Miranda Fernandes. Ensino de equação do 1. grau: concepções de professores de matemática e formação docente. 2009. 176 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009. 000599373 santos_dmf_me_prud.pdf 33004129044P6 5074643701525672 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
176 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128650887823360 |