O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turrioni, Ana Maria Silveira [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91124
Resumo: Este trabalho discute duas abordagens para a formacao de professores de Matematica e como o Laboratorio de Educacao Matematica contribui para o desenvolvimento destas abordagens. A primeira abordagem discutida e o Desenvolvimento Profissional, definido como sendo a analise do ciclo de vida dos docentes com o desafio de romper com os modelos padronizados e de criar sistemas diferenciados que permitam aos professores explorar e trabalhar os momentos distintos de sua vida profissional. A segunda abordagem analisada e a do Professor Pesquisador, em que o professor investiga sua propria pratica. Diante da necessidade do curso de licenciatura em Matematica de desenvolver um ambiente onde o licenciando exercite a capacidade criativa e o trabalho em equipe, discute-se o papel do Laboratorio de Educacao Matematica. Em busca de evidencias que se apoiam os resultados da revisao bibliografica, realizou-se um Estudo de Caso, dentro da metodologia de pesquisa qualitativa, com finalidade exploratoria. A unidade escolhida para a analise foi o Laboratorio de Educacao Matematica do UNIVERS.TAS . Centro Universitario de Itajuba . MG. Os resultados obtidos demonstraram que o Laboratorio estudado foi inicialmente usado para o desenvolvimento profissional dos alunos do curso de licenciatura e depois para o desenvolvimento de algumas atividades de pesquisa, podendo caracterizar o inicio da formacao do professor pesquisador.
id UNSP_3670dffea7c78a787b4c5b245bfca75d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91124
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O laboratório de educação matemática na formação inicial de professoresMatemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEducação matemáticaProfessor pesquisadorMathematics EducationEste trabalho discute duas abordagens para a formacao de professores de Matematica e como o Laboratorio de Educacao Matematica contribui para o desenvolvimento destas abordagens. A primeira abordagem discutida e o Desenvolvimento Profissional, definido como sendo a analise do ciclo de vida dos docentes com o desafio de romper com os modelos padronizados e de criar sistemas diferenciados que permitam aos professores explorar e trabalhar os momentos distintos de sua vida profissional. A segunda abordagem analisada e a do Professor Pesquisador, em que o professor investiga sua propria pratica. Diante da necessidade do curso de licenciatura em Matematica de desenvolver um ambiente onde o licenciando exercite a capacidade criativa e o trabalho em equipe, discute-se o papel do Laboratorio de Educacao Matematica. Em busca de evidencias que se apoiam os resultados da revisao bibliografica, realizou-se um Estudo de Caso, dentro da metodologia de pesquisa qualitativa, com finalidade exploratoria. A unidade escolhida para a analise foi o Laboratorio de Educacao Matematica do UNIVERS.TAS . Centro Universitario de Itajuba . MG. Os resultados obtidos demonstraram que o Laboratorio estudado foi inicialmente usado para o desenvolvimento profissional dos alunos do curso de licenciatura e depois para o desenvolvimento de algumas atividades de pesquisa, podendo caracterizar o inicio da formacao do professor pesquisador.This research discusses two approaches for the mathematic teacher s development and how a mathematical education laboratory contributes to these approaches. The first one is related to the professional development. In this case an analysis of cycle of life of teachers with the breakthrough goal of re-think the traditional methods and recreate alternatives ones are discussed. A second approach is concerned to the researcher teacher investigating its own practices. In order to facilitate the creative and teamwork development in an elementary school of mathematic, this research discusses the function of the cited laboratory. A case study using qualitative methods was developed trying to demonstrate empirical evidence supporting the actual literature and confirming the goals of this research. The object investigated was the Universitas mathematical education laboratory, of the Centro Universitário de Itajubá / MG. The obtained results have demonstrated that the first approach was fully developed but the second one, in its initial stage, could not be validated.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perez, Geraldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Turrioni, Ana Maria Silveira [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2004-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis165 f. : il., fots.application/pdfTURRIONI, Ana Maria Silveira. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores. 2004. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.http://hdl.handle.net/11449/91124000220117turrioni_ans_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T06:12:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91124Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:51:49.356452Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores
title O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores
spellingShingle O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores
Turrioni, Ana Maria Silveira [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Educação matemática
Professor pesquisador
Mathematics Education
title_short O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores
title_full O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores
title_fullStr O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores
title_full_unstemmed O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores
title_sort O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores
author Turrioni, Ana Maria Silveira [UNESP]
author_facet Turrioni, Ana Maria Silveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perez, Geraldo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Turrioni, Ana Maria Silveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Educação matemática
Professor pesquisador
Mathematics Education
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Educação matemática
Professor pesquisador
Mathematics Education
description Este trabalho discute duas abordagens para a formacao de professores de Matematica e como o Laboratorio de Educacao Matematica contribui para o desenvolvimento destas abordagens. A primeira abordagem discutida e o Desenvolvimento Profissional, definido como sendo a analise do ciclo de vida dos docentes com o desafio de romper com os modelos padronizados e de criar sistemas diferenciados que permitam aos professores explorar e trabalhar os momentos distintos de sua vida profissional. A segunda abordagem analisada e a do Professor Pesquisador, em que o professor investiga sua propria pratica. Diante da necessidade do curso de licenciatura em Matematica de desenvolver um ambiente onde o licenciando exercite a capacidade criativa e o trabalho em equipe, discute-se o papel do Laboratorio de Educacao Matematica. Em busca de evidencias que se apoiam os resultados da revisao bibliografica, realizou-se um Estudo de Caso, dentro da metodologia de pesquisa qualitativa, com finalidade exploratoria. A unidade escolhida para a analise foi o Laboratorio de Educacao Matematica do UNIVERS.TAS . Centro Universitario de Itajuba . MG. Os resultados obtidos demonstraram que o Laboratorio estudado foi inicialmente usado para o desenvolvimento profissional dos alunos do curso de licenciatura e depois para o desenvolvimento de algumas atividades de pesquisa, podendo caracterizar o inicio da formacao do professor pesquisador.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-05-19
2014-06-11T19:24:54Z
2014-06-11T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TURRIONI, Ana Maria Silveira. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores. 2004. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/91124
000220117
turrioni_ans_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv TURRIONI, Ana Maria Silveira. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores. 2004. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
000220117
turrioni_ans_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 165 f. : il., fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128867707125760