O ensino dos esportes de invasão e o desenvolvimento de habilidades para a vida na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vellozo, Anderson Borges
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255869
Resumo: A busca pelo tratamento pedagógico adequado ao Esporte nas aulas de Educação Física faz levantar algumas indagações importantes para uma reflexão e mobilização para a mudança da prática, como relacionadas aos motivos para o ensino dos Esportes, aos conteúdos a serem ensinados no contexto dos Esportes e às estratégias pedagógicas de ensino dos Esportes. Nesse sentido, discussões sobre a participação no ensino dos Esportes para a formação integral de crianças e adolescentes são incentivadas e consistem no objeto desta pesquisa. O conceito de Habilidades para a Vida (HV), traduzido do inglês Life Skills, representa um conjunto de competências, valores e habilidades que são desenvolvidos em um contexto (nesse caso, o esportivo) e transferidos para outros da vida cotidiana, como a casa, a escola e a comunidade. Nessa perspectiva, quanto maior a intencionalidade do/a professor/a em ensinar, discutir e proporcionar possibilidades de transferência das HV, mais chances de êxito os/as estudantes terão de colocá-las em prática em diversos outros contextos. Assim, esta pesquisa, objetivou propor estratégias pedagógicas implícitas e explícitas para o desenvolvimento de habilidades para o Esporte e HV de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental, nas aulas de Educação Física. Da mesma forma, propôs investigar as percepções dos/as alunos/as sobre as habilidades para o Esporte e HV desenvolvidas a partir das estratégias de ensino e analisar a relação dos conflitos emergentes no processo ensino-aprendizagem dos Esportes com o desenvolvimento de HV nas aulas realizadas. A pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e contou com a participação de 36 alunos/as, matriculados/as no 5º ano do ensino fundamental de uma escola de tempo integral do município de Mogi das Cruzes/SP. Foram abordadas as HV interpessoais respeito, honestidade e trabalho em equipe, a partir de uma sequência didática para o ensino dos Esportes de invasão. Constituíram instrumentos de registro dos dados o diário de campo preenchido pelo professor-pesquisador e o diário de casa preenchido pelos/as alunos/as. Os dados foram analisados a partir de Análise de Conteúdo e realizada triangulação dos dados construídos. Os resultados demonstram que as estratégias utilizadas tiveram implicações positivas no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos/as alunos/as sobre o conteúdo Esportes de invasão e das HV abordadas, obtendo melhor aceitação dos/as estudantes à novas formas de aprendizagem, como aulas teóricas, vídeos, rodas de conversa e jogos reduzidos. Do mesmo modo, constatou-se a compreensão dos alunos/as sobre os conceitos das HV abordadas nas aulas e a associação de situações ocorridas no Esporte e em outros contextos sociais. Também, observamos a relação existente entre os conflitos com maiores incidências, no processo ensino-aprendizagem dos Esportes, com as HV adotadas neste estudo, por meio da conjectura dos motivos geradores desses conflitos. Assim, a partir dos resultados obtidos, sugere-se considerar as estratégias propostas neste estudo como possibilidades de ensino dos Esportes nas aulas de Educação Física escolar, visando a formação integral dos/as estudantes.
id UNSP_36cec4f7860bf79361762066e3f004a6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255869
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino dos esportes de invasão e o desenvolvimento de habilidades para a vida na educação física escolarTeaching invasion sports and developing life skills in school physical educationEstratégias pedagógicasFormação integralHabilidades para a vidaPedagogical strategiesComprehensive trainingLife skillsA busca pelo tratamento pedagógico adequado ao Esporte nas aulas de Educação Física faz levantar algumas indagações importantes para uma reflexão e mobilização para a mudança da prática, como relacionadas aos motivos para o ensino dos Esportes, aos conteúdos a serem ensinados no contexto dos Esportes e às estratégias pedagógicas de ensino dos Esportes. Nesse sentido, discussões sobre a participação no ensino dos Esportes para a formação integral de crianças e adolescentes são incentivadas e consistem no objeto desta pesquisa. O conceito de Habilidades para a Vida (HV), traduzido do inglês Life Skills, representa um conjunto de competências, valores e habilidades que são desenvolvidos em um contexto (nesse caso, o esportivo) e transferidos para outros da vida cotidiana, como a casa, a escola e a comunidade. Nessa perspectiva, quanto maior a intencionalidade do/a professor/a em ensinar, discutir e proporcionar possibilidades de transferência das HV, mais chances de êxito os/as estudantes terão de colocá-las em prática em diversos outros contextos. Assim, esta pesquisa, objetivou propor estratégias pedagógicas implícitas e explícitas para o desenvolvimento de habilidades para o Esporte e HV de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental, nas aulas de Educação Física. Da mesma forma, propôs investigar as percepções dos/as alunos/as sobre as habilidades para o Esporte e HV desenvolvidas a partir das estratégias de ensino e analisar a relação dos conflitos emergentes no processo ensino-aprendizagem dos Esportes com o desenvolvimento de HV nas aulas realizadas. A pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e contou com a participação de 36 alunos/as, matriculados/as no 5º ano do ensino fundamental de uma escola de tempo integral do município de Mogi das Cruzes/SP. Foram abordadas as HV interpessoais respeito, honestidade e trabalho em equipe, a partir de uma sequência didática para o ensino dos Esportes de invasão. Constituíram instrumentos de registro dos dados o diário de campo preenchido pelo professor-pesquisador e o diário de casa preenchido pelos/as alunos/as. Os dados foram analisados a partir de Análise de Conteúdo e realizada triangulação dos dados construídos. Os resultados demonstram que as estratégias utilizadas tiveram implicações positivas no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos/as alunos/as sobre o conteúdo Esportes de invasão e das HV abordadas, obtendo melhor aceitação dos/as estudantes à novas formas de aprendizagem, como aulas teóricas, vídeos, rodas de conversa e jogos reduzidos. Do mesmo modo, constatou-se a compreensão dos alunos/as sobre os conceitos das HV abordadas nas aulas e a associação de situações ocorridas no Esporte e em outros contextos sociais. Também, observamos a relação existente entre os conflitos com maiores incidências, no processo ensino-aprendizagem dos Esportes, com as HV adotadas neste estudo, por meio da conjectura dos motivos geradores desses conflitos. Assim, a partir dos resultados obtidos, sugere-se considerar as estratégias propostas neste estudo como possibilidades de ensino dos Esportes nas aulas de Educação Física escolar, visando a formação integral dos/as estudantes.The search for an appropriate pedagogical treatment of Sports in Physical Education classes raises some important questions for reflection and mobilization for changing practice, such as those related to the reasons for teaching Sports, the contents to be taught in the context of Sports and the pedagogical strategies for teaching Sports. In this sense, discussions about participation in the teaching of Sports for the comprehensive development of children and adolescents are encouraged and are the object of this research. The concept of Life Skills (HV), translated from English Life Skills, represents a set of skills, values and abilities that are developed in a context (in this case, sports) and transferred to others in everyday life, such as the home, the school and the community. From this perspective, the greater the teacher's intentionality in teaching, discussing and providing possibilities for transferring HV, the more successful the students will be in putting them into practice in several other contexts. Thus, this research aimed to propose implicit and explicit pedagogical strategies for the development of Sports and HV skills of students in the 5th year of elementary school, in Physical Education classes. Likewise, it proposed to investigate students' perceptions about the skills for Sports and HV developed from teaching strategies and analyze the relationship between emerging conflicts in the teaching-learning process of Sports with the development of HV in classes. carried out. The research was qualitative in nature, of the action research type, and involved the participation of 36 students, enrolled in the 5th year of elementary school at a full-time school in the city of Mogi das Cruzes/SP. The interpersonal HVs of respect, honesty and teamwork were addressed, based on a didactic sequence for teaching Invasion Sports. Data recording instruments were the field diary filled out by the teacher-researcher and the home diary filled out by the students. The data was analyzed using Content Analysis and triangulation of the constructed data was carried out. The results demonstrate that the strategies used had positive implications on the students' learning and development process regarding the Invasion Sports content and the HV addressed, obtaining better student acceptance of new forms of learning, such as theoretical classes, videos, conversation circles and small games. Likewise, students' understanding of the concepts of HV covered in classes and the association of situations that occurred in Sports and in other social contexts was verified. We also observed the relationship between the conflicts with the highest incidence, in the teaching-learning process of Sports, with the HV adopted in this study, through conjecture of the reasons that generate these conflicts. Thus, based on the results obtained, it is suggested to consider the strategies proposed in this study as possibilities for teaching Sports in school Physical Education classes, aiming at the comprehensive training of students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bento-Soares, Daniela [UNESP]Vellozo, Anderson Borges2024-06-06T14:35:47Z2024-06-06T14:35:47Z2024-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25586990219478912233460009-0003-8114-0709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-07T06:39:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255869Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:30:31.923604Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos esportes de invasão e o desenvolvimento de habilidades para a vida na educação física escolar
Teaching invasion sports and developing life skills in school physical education
title O ensino dos esportes de invasão e o desenvolvimento de habilidades para a vida na educação física escolar
spellingShingle O ensino dos esportes de invasão e o desenvolvimento de habilidades para a vida na educação física escolar
Vellozo, Anderson Borges
Estratégias pedagógicas
Formação integral
Habilidades para a vida
Pedagogical strategies
Comprehensive training
Life skills
title_short O ensino dos esportes de invasão e o desenvolvimento de habilidades para a vida na educação física escolar
title_full O ensino dos esportes de invasão e o desenvolvimento de habilidades para a vida na educação física escolar
title_fullStr O ensino dos esportes de invasão e o desenvolvimento de habilidades para a vida na educação física escolar
title_full_unstemmed O ensino dos esportes de invasão e o desenvolvimento de habilidades para a vida na educação física escolar
title_sort O ensino dos esportes de invasão e o desenvolvimento de habilidades para a vida na educação física escolar
author Vellozo, Anderson Borges
author_facet Vellozo, Anderson Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bento-Soares, Daniela [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Vellozo, Anderson Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias pedagógicas
Formação integral
Habilidades para a vida
Pedagogical strategies
Comprehensive training
Life skills
topic Estratégias pedagógicas
Formação integral
Habilidades para a vida
Pedagogical strategies
Comprehensive training
Life skills
description A busca pelo tratamento pedagógico adequado ao Esporte nas aulas de Educação Física faz levantar algumas indagações importantes para uma reflexão e mobilização para a mudança da prática, como relacionadas aos motivos para o ensino dos Esportes, aos conteúdos a serem ensinados no contexto dos Esportes e às estratégias pedagógicas de ensino dos Esportes. Nesse sentido, discussões sobre a participação no ensino dos Esportes para a formação integral de crianças e adolescentes são incentivadas e consistem no objeto desta pesquisa. O conceito de Habilidades para a Vida (HV), traduzido do inglês Life Skills, representa um conjunto de competências, valores e habilidades que são desenvolvidos em um contexto (nesse caso, o esportivo) e transferidos para outros da vida cotidiana, como a casa, a escola e a comunidade. Nessa perspectiva, quanto maior a intencionalidade do/a professor/a em ensinar, discutir e proporcionar possibilidades de transferência das HV, mais chances de êxito os/as estudantes terão de colocá-las em prática em diversos outros contextos. Assim, esta pesquisa, objetivou propor estratégias pedagógicas implícitas e explícitas para o desenvolvimento de habilidades para o Esporte e HV de alunos/as do 5º ano do ensino fundamental, nas aulas de Educação Física. Da mesma forma, propôs investigar as percepções dos/as alunos/as sobre as habilidades para o Esporte e HV desenvolvidas a partir das estratégias de ensino e analisar a relação dos conflitos emergentes no processo ensino-aprendizagem dos Esportes com o desenvolvimento de HV nas aulas realizadas. A pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e contou com a participação de 36 alunos/as, matriculados/as no 5º ano do ensino fundamental de uma escola de tempo integral do município de Mogi das Cruzes/SP. Foram abordadas as HV interpessoais respeito, honestidade e trabalho em equipe, a partir de uma sequência didática para o ensino dos Esportes de invasão. Constituíram instrumentos de registro dos dados o diário de campo preenchido pelo professor-pesquisador e o diário de casa preenchido pelos/as alunos/as. Os dados foram analisados a partir de Análise de Conteúdo e realizada triangulação dos dados construídos. Os resultados demonstram que as estratégias utilizadas tiveram implicações positivas no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos/as alunos/as sobre o conteúdo Esportes de invasão e das HV abordadas, obtendo melhor aceitação dos/as estudantes à novas formas de aprendizagem, como aulas teóricas, vídeos, rodas de conversa e jogos reduzidos. Do mesmo modo, constatou-se a compreensão dos alunos/as sobre os conceitos das HV abordadas nas aulas e a associação de situações ocorridas no Esporte e em outros contextos sociais. Também, observamos a relação existente entre os conflitos com maiores incidências, no processo ensino-aprendizagem dos Esportes, com as HV adotadas neste estudo, por meio da conjectura dos motivos geradores desses conflitos. Assim, a partir dos resultados obtidos, sugere-se considerar as estratégias propostas neste estudo como possibilidades de ensino dos Esportes nas aulas de Educação Física escolar, visando a formação integral dos/as estudantes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-06T14:35:47Z
2024-06-06T14:35:47Z
2024-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/255869
9021947891223346
0009-0003-8114-0709
url https://hdl.handle.net/11449/255869
identifier_str_mv 9021947891223346
0009-0003-8114-0709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129212086747136