Literatura e leitura: o corpus de trabalho ou o que ensinar em literatura?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3450 http://hdl.handle.net/11449/107289 |
Resumo: | Com base nas considerações de alguns críticos literários reconhecidamente empenhados com o problema do ensino da literatura, notadamente Antonio Candido, o presente texto propõe uma breve reflexão sobre o corpus literário a ser adotado em sala-de-aula pelo professor do ensino médio. Em outros termos, trata-se de uma busca, não propriamente de respostas mas de subsídios teóricos, capazes de embasar as reflexões daqueles que se perguntam sobre o que ler, ou o que ensinar em literatura.Palavras-chave: Literatura; ensino; leitura; teoria literária. |
id |
UNSP_395f7daef2664ed4a749150778886148 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107289 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Literatura e leitura: o corpus de trabalho ou o que ensinar em literatura?Com base nas considerações de alguns críticos literários reconhecidamente empenhados com o problema do ensino da literatura, notadamente Antonio Candido, o presente texto propõe uma breve reflexão sobre o corpus literário a ser adotado em sala-de-aula pelo professor do ensino médio. Em outros termos, trata-se de uma busca, não propriamente de respostas mas de subsídios teóricos, capazes de embasar as reflexões daqueles que se perguntam sobre o que ler, ou o que ensinar em literatura.Palavras-chave: Literatura; ensino; leitura; teoria literária.UNESP - Universidade Estadual Paulista/Assis - SPUNESP - Universidade Estadual Paulista/Assis - SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martiliano, Marcos Antonio [UNESP]2014-06-24T19:54:02Z2014-06-24T19:54:02Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3450Itinerários: Revista de Literatura, n. 17/18, 2001.0103-815Xhttp://hdl.handle.net/11449/107289ISSN0103-815X-2001-17-77-87.pdfItinerários: Revista de Literaturareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporItinerários: Revista de Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-02T06:12:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107289Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:17:19.139149Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura e leitura: o corpus de trabalho ou o que ensinar em literatura? |
title |
Literatura e leitura: o corpus de trabalho ou o que ensinar em literatura? |
spellingShingle |
Literatura e leitura: o corpus de trabalho ou o que ensinar em literatura? Martiliano, Marcos Antonio [UNESP] |
title_short |
Literatura e leitura: o corpus de trabalho ou o que ensinar em literatura? |
title_full |
Literatura e leitura: o corpus de trabalho ou o que ensinar em literatura? |
title_fullStr |
Literatura e leitura: o corpus de trabalho ou o que ensinar em literatura? |
title_full_unstemmed |
Literatura e leitura: o corpus de trabalho ou o que ensinar em literatura? |
title_sort |
Literatura e leitura: o corpus de trabalho ou o que ensinar em literatura? |
author |
Martiliano, Marcos Antonio [UNESP] |
author_facet |
Martiliano, Marcos Antonio [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martiliano, Marcos Antonio [UNESP] |
description |
Com base nas considerações de alguns críticos literários reconhecidamente empenhados com o problema do ensino da literatura, notadamente Antonio Candido, o presente texto propõe uma breve reflexão sobre o corpus literário a ser adotado em sala-de-aula pelo professor do ensino médio. Em outros termos, trata-se de uma busca, não propriamente de respostas mas de subsídios teóricos, capazes de embasar as reflexões daqueles que se perguntam sobre o que ler, ou o que ensinar em literatura.Palavras-chave: Literatura; ensino; leitura; teoria literária. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2014-06-24T19:54:02Z 2014-06-24T19:54:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3450 Itinerários: Revista de Literatura, n. 17/18, 2001. 0103-815X http://hdl.handle.net/11449/107289 ISSN0103-815X-2001-17-77-87.pdf |
url |
http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3450 http://hdl.handle.net/11449/107289 |
identifier_str_mv |
Itinerários: Revista de Literatura, n. 17/18, 2001. 0103-815X ISSN0103-815X-2001-17-77-87.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Itinerários: Revista de Literatura |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Itinerários: Revista de Literatura reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129047181393920 |