Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2006 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UNESP |
Download full: | http://hdl.handle.net/11449/90145 |
Summary: | A presente pesquisa tem como preocupação básica acompanhar o processo de construção da escrita por crianças que ultrapassaram a fase convencionalmente chamada de alfabetização inicial, ou seja, alunos de uma 3ª série e série subseqüente, tendo como base alguns fundamentos da arte, buscando observar como se dá, como avança essa construção; como a criança, por intermédio da escrita, vai comunicando seus sentimentos, vai dando significação à sua relação com o mundo, com a arte, consigo mesma; como um trabalho tendo as artes como ponto de partida - na sua eminência enquanto ato criador - pode dotar a escrita de significado para as crianças e trazer resultados reveladores do engenho e da arte presentes em seu ato de escrever. Para tanto, ancora-se, basicamente, em dois propósitos: na criação de um espaço e de condições materiais (dentro de uma escola pública) que possibilitem uma aproximação e exercício, por parte da criança, de uma escrita que lhe seja significativa; e no acompanhamento de como se dá a construção da escrita, atentando para elementos que a fazem significativa, enquanto processo de construção. Organizado em cinco capítulos, o presente trabalho busca estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática vivenciada pelas crianças - parceiras e co-autoras desta empreitada. Chama, para isso, pensadores, historiadores, filósofos, escritores proeminentes, revelando-se em seus atos de escrita; e deixa, no final, abertas as possibilidades de outras reflexões e de outros questionamentos, que permitam continuar a busca inesgotável de conhecer como se processa a construção da escrita. |
id |
UNSP_3c0d1c4b38f5070c38359f10ef563dbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90145 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª sériesAlfabetizaçãoDialogoEscritaProcesso de construçãoCriaçãoProcess of constructionCreationDialogueWritingA presente pesquisa tem como preocupação básica acompanhar o processo de construção da escrita por crianças que ultrapassaram a fase convencionalmente chamada de alfabetização inicial, ou seja, alunos de uma 3ª série e série subseqüente, tendo como base alguns fundamentos da arte, buscando observar como se dá, como avança essa construção; como a criança, por intermédio da escrita, vai comunicando seus sentimentos, vai dando significação à sua relação com o mundo, com a arte, consigo mesma; como um trabalho tendo as artes como ponto de partida - na sua eminência enquanto ato criador - pode dotar a escrita de significado para as crianças e trazer resultados reveladores do engenho e da arte presentes em seu ato de escrever. Para tanto, ancora-se, basicamente, em dois propósitos: na criação de um espaço e de condições materiais (dentro de uma escola pública) que possibilitem uma aproximação e exercício, por parte da criança, de uma escrita que lhe seja significativa; e no acompanhamento de como se dá a construção da escrita, atentando para elementos que a fazem significativa, enquanto processo de construção. Organizado em cinco capítulos, o presente trabalho busca estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática vivenciada pelas crianças - parceiras e co-autoras desta empreitada. Chama, para isso, pensadores, historiadores, filósofos, escritores proeminentes, revelando-se em seus atos de escrita; e deixa, no final, abertas as possibilidades de outras reflexões e de outros questionamentos, que permitam continuar a busca inesgotável de conhecer como se processa a construção da escrita.The basic concern of this study is to follow the process of construction of writing of children who have passed the conventional phase known as initial literacy, i.e., students in the third grade and subsequent grade, using as a basis some fundamentals of art, seeking to observe what occurs, how this construction advances; how the child, through writing, communicates her feelings, giving meaning to her relation with the world, with art, with herself; how work that uses art as a starting point - in its eminence as a creative act - can give meaning to writing for children, with results that reveal the inventiveness and art present in their act of writing. It is rooted basically in two proposals: the creation of a space and material conditions (within a public school) that make it possible for the child to approximate and exercise writing that is significant for him; and in following how this construction occurs in the school, attending to elements that make it meaningful as a process of construction. Organized into five chapters, the study seeks to establish a dialogue between theory and the children's practice - partners and co-authors of this endeavor. Thinkers, historians, philosophers, prominent writers are called, revealing themselves in their acts of writing; and leaving open, in the end, possibilities for other reflections and further questioning, that allow a continuation of the inexhaustible search to know how the construction of writing is processed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rios, Maria Tereza Ribeiro [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2006-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisviii, 170 f. : il.application/pdfRIOS, Maria Tereza Ribeiro. Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries. 2006. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/90145000467202rios_mtr_me_rcla.pdf33004137064P23060869388251465Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-15T06:12:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90145Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:43:42.977428Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries |
title |
Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries |
spellingShingle |
Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries Rios, Maria Tereza Ribeiro [UNESP] Alfabetização Dialogo Escrita Processo de construção Criação Process of construction Creation Dialogue Writing |
title_short |
Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries |
title_full |
Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries |
title_fullStr |
Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries |
title_full_unstemmed |
Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries |
title_sort |
Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries |
author |
Rios, Maria Tereza Ribeiro [UNESP] |
author_facet |
Rios, Maria Tereza Ribeiro [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rios, Maria Tereza Ribeiro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Dialogo Escrita Processo de construção Criação Process of construction Creation Dialogue Writing |
topic |
Alfabetização Dialogo Escrita Processo de construção Criação Process of construction Creation Dialogue Writing |
description |
A presente pesquisa tem como preocupação básica acompanhar o processo de construção da escrita por crianças que ultrapassaram a fase convencionalmente chamada de alfabetização inicial, ou seja, alunos de uma 3ª série e série subseqüente, tendo como base alguns fundamentos da arte, buscando observar como se dá, como avança essa construção; como a criança, por intermédio da escrita, vai comunicando seus sentimentos, vai dando significação à sua relação com o mundo, com a arte, consigo mesma; como um trabalho tendo as artes como ponto de partida - na sua eminência enquanto ato criador - pode dotar a escrita de significado para as crianças e trazer resultados reveladores do engenho e da arte presentes em seu ato de escrever. Para tanto, ancora-se, basicamente, em dois propósitos: na criação de um espaço e de condições materiais (dentro de uma escola pública) que possibilitem uma aproximação e exercício, por parte da criança, de uma escrita que lhe seja significativa; e no acompanhamento de como se dá a construção da escrita, atentando para elementos que a fazem significativa, enquanto processo de construção. Organizado em cinco capítulos, o presente trabalho busca estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática vivenciada pelas crianças - parceiras e co-autoras desta empreitada. Chama, para isso, pensadores, historiadores, filósofos, escritores proeminentes, revelando-se em seus atos de escrita; e deixa, no final, abertas as possibilidades de outras reflexões e de outros questionamentos, que permitam continuar a busca inesgotável de conhecer como se processa a construção da escrita. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-21 2014-06-11T19:24:19Z 2014-06-11T19:24:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIOS, Maria Tereza Ribeiro. Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries. 2006. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006. http://hdl.handle.net/11449/90145 000467202 rios_mtr_me_rcla.pdf 33004137064P2 3060869388251465 |
identifier_str_mv |
RIOS, Maria Tereza Ribeiro. Com engenho e arte: a construção da escrita significativa por crianças de 3ª e 4ª séries. 2006. viii, 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2006. 000467202 rios_mtr_me_rcla.pdf 33004137064P2 3060869388251465 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 170 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128850785206272 |