Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Junior, Leonardo Gonçalves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252454
Resumo: Este trabalho de graduação foi motivado pelo interesse na relevância e aplicabilidade da linguagem de montagem, especialmente no contexto de jogos digitais. Ao longo da graduação, o ensino da linguagem de montagem revelou-se um campo muito interessante de estudo e, com este trabalho, foi possível verificar a importância técnica e didática da linguagem de montagem no tema de circuitos integrados e aplicação em programação de jogos digitais. Este trabalho começou com uma análise histórica, foram discutidos os jogos desde suas origens até os digitais modernos, foi ressaltado seu impacto cultural e social e abordada a evolução tecnológica associada. O estudo também contemplou o panorama da indústria de jogos, analisou tanto o mercado quanto avanços tecnológicos, incluiu previsões de crescimento de mercado consumidor e de manufatura de microchips. Foi abordado o uso da linguagem de montagem em jogos digitais, que culminou no desenvolvimento de um jogo, no qual foi demonstrado experimentalmente como os conceitos teóricos podem ser aplicados à programação em linguagem de montagem e ao design de jogos. Este estudo destaca as vantagens da linguagem de montagem, como eficiência e controle direto do hardware, mas também explicita suas desvantagens, como a complexidade e a dificuldade de compatibilidade com outras arquiteturas, as características discutidas foram exemplificadas pela criação experimental de elementos de um jogo digital em ambiente de simulação compatível com a época do lançamento da arquitetura 8086.
id UNSP_3df99c4da2947ad27a0085d14bf4cc76
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252454
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativosExploring the x86 Assembly language in interactive games creationLinguagem de montagemJogos digitaisProgramação de jogosVscodeDesign de jogosAssembly languageDigital gamesGame programmingGame designEste trabalho de graduação foi motivado pelo interesse na relevância e aplicabilidade da linguagem de montagem, especialmente no contexto de jogos digitais. Ao longo da graduação, o ensino da linguagem de montagem revelou-se um campo muito interessante de estudo e, com este trabalho, foi possível verificar a importância técnica e didática da linguagem de montagem no tema de circuitos integrados e aplicação em programação de jogos digitais. Este trabalho começou com uma análise histórica, foram discutidos os jogos desde suas origens até os digitais modernos, foi ressaltado seu impacto cultural e social e abordada a evolução tecnológica associada. O estudo também contemplou o panorama da indústria de jogos, analisou tanto o mercado quanto avanços tecnológicos, incluiu previsões de crescimento de mercado consumidor e de manufatura de microchips. Foi abordado o uso da linguagem de montagem em jogos digitais, que culminou no desenvolvimento de um jogo, no qual foi demonstrado experimentalmente como os conceitos teóricos podem ser aplicados à programação em linguagem de montagem e ao design de jogos. Este estudo destaca as vantagens da linguagem de montagem, como eficiência e controle direto do hardware, mas também explicita suas desvantagens, como a complexidade e a dificuldade de compatibilidade com outras arquiteturas, as características discutidas foram exemplificadas pela criação experimental de elementos de um jogo digital em ambiente de simulação compatível com a época do lançamento da arquitetura 8086.This academic paper was motivated by an interest in the relevance and applicability of assembly language, especially in the context of digital games. Throughout the course, the teaching of assembly language proved to be a very interesting field of study, and with this work, it was possible to verify the technical and didactic importance of assembly language in the theme of integrated circuits and application in digital game programming. This work began with a historical analysis, discussing games from their origins to modern digital ones, emphasizing their cultural and social impact and addressing the associated technological evolution. The study also contemplated the overview of the game industry, analyzing both the market and technological advances, including forecast of consumer market growth and microchip manufacturing. The use of assembly language in digital games was explored, culminating in the development of a game, in which it was experimentally demonstrated how the theoretical concepts can be applied to programming in assembly language and game design. This study highlights the advantages of assembly language, such as efficiency and direct hardware control, but also explicitly states its disadvantages, such as complexity and difficulty of compatibility with other architectures, the characteristics discussed were exemplified by the experimental creation of elements of a digital game in a simulation environment compatible with the time of the launch of the 8086 architecture.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Carlos Antonio [UNESP]Melo Junior, Leonardo Gonçalves de2024-01-08T11:30:40Z2024-01-08T11:30:40Z2023-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELO JUNIOR, Leonardo Gonçalves de. Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos. Orientador: Carlos Antonio Alves. 2024. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Ilha Solteira, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:33:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252454Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:43:55.873680Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos
Exploring the x86 Assembly language in interactive games creation
title Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos
spellingShingle Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos
Melo Junior, Leonardo Gonçalves de
Linguagem de montagem
Jogos digitais
Programação de jogos
Vscode
Design de jogos
Assembly language
Digital games
Game programming
Game design
title_short Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos
title_full Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos
title_fullStr Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos
title_full_unstemmed Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos
title_sort Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos
author Melo Junior, Leonardo Gonçalves de
author_facet Melo Junior, Leonardo Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Carlos Antonio [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo Junior, Leonardo Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem de montagem
Jogos digitais
Programação de jogos
Vscode
Design de jogos
Assembly language
Digital games
Game programming
Game design
topic Linguagem de montagem
Jogos digitais
Programação de jogos
Vscode
Design de jogos
Assembly language
Digital games
Game programming
Game design
description Este trabalho de graduação foi motivado pelo interesse na relevância e aplicabilidade da linguagem de montagem, especialmente no contexto de jogos digitais. Ao longo da graduação, o ensino da linguagem de montagem revelou-se um campo muito interessante de estudo e, com este trabalho, foi possível verificar a importância técnica e didática da linguagem de montagem no tema de circuitos integrados e aplicação em programação de jogos digitais. Este trabalho começou com uma análise histórica, foram discutidos os jogos desde suas origens até os digitais modernos, foi ressaltado seu impacto cultural e social e abordada a evolução tecnológica associada. O estudo também contemplou o panorama da indústria de jogos, analisou tanto o mercado quanto avanços tecnológicos, incluiu previsões de crescimento de mercado consumidor e de manufatura de microchips. Foi abordado o uso da linguagem de montagem em jogos digitais, que culminou no desenvolvimento de um jogo, no qual foi demonstrado experimentalmente como os conceitos teóricos podem ser aplicados à programação em linguagem de montagem e ao design de jogos. Este estudo destaca as vantagens da linguagem de montagem, como eficiência e controle direto do hardware, mas também explicita suas desvantagens, como a complexidade e a dificuldade de compatibilidade com outras arquiteturas, as características discutidas foram exemplificadas pela criação experimental de elementos de um jogo digital em ambiente de simulação compatível com a época do lançamento da arquitetura 8086.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21
2024-01-08T11:30:40Z
2024-01-08T11:30:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO JUNIOR, Leonardo Gonçalves de. Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos. Orientador: Carlos Antonio Alves. 2024. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Ilha Solteira, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252454
identifier_str_mv MELO JUNIOR, Leonardo Gonçalves de. Explorando a linguagem Assembly x86 na criação de jogos interativos. Orientador: Carlos Antonio Alves. 2024. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Ilha Solteira, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129456122888192