A prática da astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denilton Machado da [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/149985
Resumo: De acordo com pesquisas em ensino de ciências, nos últimos tempos, os alunos de forma geral, não compreendem e não desenvolvem as tarefas sobre os conceitos básicos de ciências, como por exemplo, relacionar um tema de Física com os acontecimentos rotineiros do dia a dia, assim como relacioná-lo com a Química ou Geografia. Uma possível hipótese está no fato de que o ambiente escolar frequentado pelos alunos, atualmente, está desconexo com os interesses e curiosidades que eles possuem em aprender. Estes interesses estão ligados apenas a conceitos imediatistas. Esta geração de alunos que está se moldando é conhecida como “geração tecnológica”. As simples experimentações em si realizadas em salas de aulas não refletem no real aprendizado para que os alunos desenvolvam competências e habilidades na elaboração de saberes científico. Os conteúdos são apenas direcionados para cumprir currículos em espaços de tempo cada vez mais reduzidos. Pela fundamentação teórica de David Ausubel, que relaciona a questão de materiais representativos e significativos no processo de ensino aprendizagem, foi proposta, nesta pesquisa, a discussão dos conceitos de Astronomia, em formatos de oficinas, na qual os alunos foram incentivados a criar o próprio conhecimento de forma construtivista por meio da metodologia mediadora na relação com os outros saberes como a Matemática, Geografia, História, Física incentivando a interdisciplinaridade. Os resultados obtidos nas oficinas foram gravados e transformados em material de mídia que foram hospedados em um canal para serem compartilhados via web. Este material está sendo utilizado para consulta e estudos atendendo o livre acesso de conteúdo agregando conhecimento na tentativa de atender a “sociedade do conhecimento” que está se moldando via Ead.
id UNSP_3ef81ee7704a0ba2ce9a8499cba10e7e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/149985
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A prática da astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EADThe practice of astronomy in classrooms in the format of workshops format and its applications in the modality of EAD teachingEnsino de FísicaInstrumentação astronômicaInstrumentação geral no uso da físicaPhysics teachingAstronomical instrumentationGeneral instrumentation in the use of physicsDe acordo com pesquisas em ensino de ciências, nos últimos tempos, os alunos de forma geral, não compreendem e não desenvolvem as tarefas sobre os conceitos básicos de ciências, como por exemplo, relacionar um tema de Física com os acontecimentos rotineiros do dia a dia, assim como relacioná-lo com a Química ou Geografia. Uma possível hipótese está no fato de que o ambiente escolar frequentado pelos alunos, atualmente, está desconexo com os interesses e curiosidades que eles possuem em aprender. Estes interesses estão ligados apenas a conceitos imediatistas. Esta geração de alunos que está se moldando é conhecida como “geração tecnológica”. As simples experimentações em si realizadas em salas de aulas não refletem no real aprendizado para que os alunos desenvolvam competências e habilidades na elaboração de saberes científico. Os conteúdos são apenas direcionados para cumprir currículos em espaços de tempo cada vez mais reduzidos. Pela fundamentação teórica de David Ausubel, que relaciona a questão de materiais representativos e significativos no processo de ensino aprendizagem, foi proposta, nesta pesquisa, a discussão dos conceitos de Astronomia, em formatos de oficinas, na qual os alunos foram incentivados a criar o próprio conhecimento de forma construtivista por meio da metodologia mediadora na relação com os outros saberes como a Matemática, Geografia, História, Física incentivando a interdisciplinaridade. Os resultados obtidos nas oficinas foram gravados e transformados em material de mídia que foram hospedados em um canal para serem compartilhados via web. Este material está sendo utilizado para consulta e estudos atendendo o livre acesso de conteúdo agregando conhecimento na tentativa de atender a “sociedade do conhecimento” que está se moldando via Ead.In agreement of recent science education research, recently, in general, students cannot understand and also can not develop their stuff about basic science concepts, such as make the relationship between Physics and something that happen day-by-day either relation with chemistry or geography. A possible hypothesis can be the fact of the scholar ambient could be disconnected from the interest and curiosities that they should be to learn. These interests are connected just only with immediatist concepts. The students generation that is coming is called “Technological generation”. The experiments did in classroom have not been enough to improve their scientific skills. The subjects are just specifically used to fulfill curricula in a short period of time (and this time have been reduced constantly or periodically or frequently). By the theoretical basis of David Ausubel, that related representative and significative materials in the teaching/ learnt process was proposed, in this Project, the discussion of about Astronomy concepts using workshop format, In which students were encouraged to create their own knowledge in a constructivist way through the mediator methodology in relation to other knowledge such as Mathematics, Geography, History, Physics encouraging interdisciplinarity. The results obtained in the workshops were recorded and transformed in media material that it can be shared in web. This material is being used for reference source and studies, providing free access to content, aggregating knowledge in an attempt to meet the "knowledge society" that is shaping through EAD.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Cláudio Luiz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Denilton Machado da [UNESP]2017-03-29T18:10:54Z2017-03-29T18:10:54Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14998500088316833283010001P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:19:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/149985Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:04:39.871784Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática da astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EAD
The practice of astronomy in classrooms in the format of workshops format and its applications in the modality of EAD teaching
title A prática da astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EAD
spellingShingle A prática da astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EAD
Silva, Denilton Machado da [UNESP]
Ensino de Física
Instrumentação astronômica
Instrumentação geral no uso da física
Physics teaching
Astronomical instrumentation
General instrumentation in the use of physics
title_short A prática da astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EAD
title_full A prática da astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EAD
title_fullStr A prática da astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EAD
title_full_unstemmed A prática da astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EAD
title_sort A prática da astronomia em aulas no formato de oficinas e suas aplicações na modalidade de ensino EAD
author Silva, Denilton Machado da [UNESP]
author_facet Silva, Denilton Machado da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Cláudio Luiz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Denilton Machado da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Instrumentação astronômica
Instrumentação geral no uso da física
Physics teaching
Astronomical instrumentation
General instrumentation in the use of physics
topic Ensino de Física
Instrumentação astronômica
Instrumentação geral no uso da física
Physics teaching
Astronomical instrumentation
General instrumentation in the use of physics
description De acordo com pesquisas em ensino de ciências, nos últimos tempos, os alunos de forma geral, não compreendem e não desenvolvem as tarefas sobre os conceitos básicos de ciências, como por exemplo, relacionar um tema de Física com os acontecimentos rotineiros do dia a dia, assim como relacioná-lo com a Química ou Geografia. Uma possível hipótese está no fato de que o ambiente escolar frequentado pelos alunos, atualmente, está desconexo com os interesses e curiosidades que eles possuem em aprender. Estes interesses estão ligados apenas a conceitos imediatistas. Esta geração de alunos que está se moldando é conhecida como “geração tecnológica”. As simples experimentações em si realizadas em salas de aulas não refletem no real aprendizado para que os alunos desenvolvam competências e habilidades na elaboração de saberes científico. Os conteúdos são apenas direcionados para cumprir currículos em espaços de tempo cada vez mais reduzidos. Pela fundamentação teórica de David Ausubel, que relaciona a questão de materiais representativos e significativos no processo de ensino aprendizagem, foi proposta, nesta pesquisa, a discussão dos conceitos de Astronomia, em formatos de oficinas, na qual os alunos foram incentivados a criar o próprio conhecimento de forma construtivista por meio da metodologia mediadora na relação com os outros saberes como a Matemática, Geografia, História, Física incentivando a interdisciplinaridade. Os resultados obtidos nas oficinas foram gravados e transformados em material de mídia que foram hospedados em um canal para serem compartilhados via web. Este material está sendo utilizado para consulta e estudos atendendo o livre acesso de conteúdo agregando conhecimento na tentativa de atender a “sociedade do conhecimento” que está se moldando via Ead.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
2017-03-29T18:10:54Z
2017-03-29T18:10:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/149985
000883168
33283010001P5
url http://hdl.handle.net/11449/149985
identifier_str_mv 000883168
33283010001P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128455068352512