O processo de organização tópica em dissertações escolares: da análise à emergência de uma abordagem para o ensino do gênero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151983 |
Resumo: | Considerando a realidade das produções textuais dos alunos de Ensino Médio, suas dificuldades e as exigências da escola e do concurso vestibular, verificamos a necessidade de analisar os processos de construção textual dos quais se valem esses alunos a fim de diagnosticar e dirimir essas dificuldades. Este trabalho, inserido no quadro teórico-metodológico da Gramática Textual-Interativa, uma vertente da Linguística Textual, ocupa-se do estudo do processo de organização tópica em dissertações escolares. Especificamente, o presente trabalho tem os seguintes objetivos: (i) analisar a organização tópica de dissertações consideradas padrão (aqui representadas por textos que obtiveram nota máxima em edições do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM), demonstrando, no nível intertópico, a existência de complexidade hierárquica e o grau dessa complexidade, bem como o tipo de linearização predominante, e, no nível intratópico, a existência de um padrão de estruturação; (ii) comparar a organização tópica de dissertações padrão com a organização tópica de dissertações produzidas por alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da cidade de São José do Rio Preto (SP), identificando possíveis diferenças e similaridades entre esses dois grupos de textos. Para tanto, a investigação segue o método da análise tópica (JUBRAN, 2006), que prevê a análise textual por meio da categoria analítica do tópico discursivo. Nossos resultados mostraram mais similaridades do que diferenças: todos os textos do corpus são compostos de mais de um tópico discursivo e a transição entre tópicos se dá por continuidade. Além disso, há um padrão de organização interna dos enunciados nos segmentos tópicos, que perpassa a maioria dos textos: a alternância entre unidades de posição e suporte. Diante desses resultados e apoiados em Travaglia (2011), propomos uma abordagem para o trabalho de ensino e aprendizagem de leitura, compreensão e produção de texto com o gênero textual dissertação escolar a partir da categoria da organização tópica. |
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O processo de organização tópica em dissertações escolares: da análise à emergência de uma abordagem para o ensino do gêneroThe process of topic organization in school essays: from the analysis to the emergence of an approach for genre teachingOrganização TópicaTópico DiscursivoDissertação Escolar.Discourse topicTopic organizationSchool essayConsiderando a realidade das produções textuais dos alunos de Ensino Médio, suas dificuldades e as exigências da escola e do concurso vestibular, verificamos a necessidade de analisar os processos de construção textual dos quais se valem esses alunos a fim de diagnosticar e dirimir essas dificuldades. Este trabalho, inserido no quadro teórico-metodológico da Gramática Textual-Interativa, uma vertente da Linguística Textual, ocupa-se do estudo do processo de organização tópica em dissertações escolares. Especificamente, o presente trabalho tem os seguintes objetivos: (i) analisar a organização tópica de dissertações consideradas padrão (aqui representadas por textos que obtiveram nota máxima em edições do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM), demonstrando, no nível intertópico, a existência de complexidade hierárquica e o grau dessa complexidade, bem como o tipo de linearização predominante, e, no nível intratópico, a existência de um padrão de estruturação; (ii) comparar a organização tópica de dissertações padrão com a organização tópica de dissertações produzidas por alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas da cidade de São José do Rio Preto (SP), identificando possíveis diferenças e similaridades entre esses dois grupos de textos. Para tanto, a investigação segue o método da análise tópica (JUBRAN, 2006), que prevê a análise textual por meio da categoria analítica do tópico discursivo. Nossos resultados mostraram mais similaridades do que diferenças: todos os textos do corpus são compostos de mais de um tópico discursivo e a transição entre tópicos se dá por continuidade. Além disso, há um padrão de organização interna dos enunciados nos segmentos tópicos, que perpassa a maioria dos textos: a alternância entre unidades de posição e suporte. Diante desses resultados e apoiados em Travaglia (2011), propomos uma abordagem para o trabalho de ensino e aprendizagem de leitura, compreensão e produção de texto com o gênero textual dissertação escolar a partir da categoria da organização tópica.Considering the reality of text production developed by High School students, the difficulties presented to them and to the professors and the demands of school and the admitance exam (vestibular), we verified the necessity of analyzing the processes of text construction in order to diagnose and diminish these difficulties. The general purpose of this study, developed within the framework of Textual-Interactive Grammar, a dimension of Text Linguistics, is to investigate the process of topic organization in school essays. More specifically, this study aims to (i) analyze the topic organization of school essays, demonstrating, in the intertopic level, the existence of hierarchy complexity and its degree, as well as the predominant kind of linearization and, in the intratopic level, the existence of a general rule of organization and (ii) compare the topic organization of essays considered to be the pattern (published by the media due to the achievement of highest grades on the High School National Exam (ENEM)) and essays produced by public High School students from São José do Rio Preto (SP, Brazil), in order to identify potential differences and similarities between these two groups of texts. To that end, the investigation follows the method of topic analysis (Jubran, 2006), which provides textual analysis based on the analytical category of discourse topic. Our results have shown more similarities than differences: the whole set of texts collected are structured by more than one discourse topic and the transition between each topic is given by continuity. Furthermore, there is a pattern for internal organization of topic segments, which covers most of them: the alternation between the units of Position and Support. In the light of these results and based on Travaglia (2011), we proposed an approach for teaching and learning of reading, comprehension and text production of the text genre of school essay through the topic organization category.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Eduardo Penhavel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valli, Mariana Veronezi [UNESP]2017-10-26T16:08:10Z2017-10-26T16:08:10Z2017-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15198300089358433004153069P571381686834048720000-0003-0718-11420000-0003-0718-1142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-08T06:23:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151983Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:24:43.061578Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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