Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benjamin, Savana Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118272
Resumo: A relação professor-aluno hoje é muito estudada, pois a educação é a base para o ser humano. Nesta monografia, pretendemos abordar alguns aspectos relevantes que interferem na boa ou má relação entre ambos. Encontramos o embasamento teórico para essa pesquisa junto a alguns teóricos que abordaram essa relação, particularmente, Pedro Morales e Patrícia Patrício. A metodologia adotada para a verificação buscou-se em observações diretas em aula ministradas e observadas em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio e também por meio de um questionário aplicado com 90 alunos dessa mesma escola. Sendo assim, com o objetivo de identificar os aspectos influentes na relação professor e aluno e avaliar suas consequências, chegamos a resultados interessantes, como o autoritarismo, o meio escolar, e, principalmente, a dedicação do professor afetam nessa relação. Dessa forma, confirmamos o que os autores dizem com as observações feitas em relação aos alunos e aos professores
id UNSP_4d9ec3889e6b7415262b9f2c56d51ddb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118272
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médioProfessoresEnsino fundamentalEnsino médioProfessores e alunosA relação professor-aluno hoje é muito estudada, pois a educação é a base para o ser humano. Nesta monografia, pretendemos abordar alguns aspectos relevantes que interferem na boa ou má relação entre ambos. Encontramos o embasamento teórico para essa pesquisa junto a alguns teóricos que abordaram essa relação, particularmente, Pedro Morales e Patrícia Patrício. A metodologia adotada para a verificação buscou-se em observações diretas em aula ministradas e observadas em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio e também por meio de um questionário aplicado com 90 alunos dessa mesma escola. Sendo assim, com o objetivo de identificar os aspectos influentes na relação professor e aluno e avaliar suas consequências, chegamos a resultados interessantes, como o autoritarismo, o meio escolar, e, principalmente, a dedicação do professor afetam nessa relação. Dessa forma, confirmamos o que os autores dizem com as observações feitas em relação aos alunos e aos professoresUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benjamin, Savana Maria [UNESP]2015-03-23T15:07:34Z2015-03-23T15:07:34Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBENJAMIN, Savana Maria. Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118272000634254benjamin_sm_tcc_arafcl.pdf07923096242704670000-0003-1939-3580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:51:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:15.587268Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio
title Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio
spellingShingle Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio
Benjamin, Savana Maria [UNESP]
Professores
Ensino fundamental
Ensino médio
Professores e alunos
title_short Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio
title_full Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio
title_fullStr Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio
title_full_unstemmed Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio
title_sort Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio
author Benjamin, Savana Maria [UNESP]
author_facet Benjamin, Savana Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Benjamin, Savana Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Ensino fundamental
Ensino médio
Professores e alunos
topic Professores
Ensino fundamental
Ensino médio
Professores e alunos
description A relação professor-aluno hoje é muito estudada, pois a educação é a base para o ser humano. Nesta monografia, pretendemos abordar alguns aspectos relevantes que interferem na boa ou má relação entre ambos. Encontramos o embasamento teórico para essa pesquisa junto a alguns teóricos que abordaram essa relação, particularmente, Pedro Morales e Patrícia Patrício. A metodologia adotada para a verificação buscou-se em observações diretas em aula ministradas e observadas em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio e também por meio de um questionário aplicado com 90 alunos dessa mesma escola. Sendo assim, com o objetivo de identificar os aspectos influentes na relação professor e aluno e avaliar suas consequências, chegamos a resultados interessantes, como o autoritarismo, o meio escolar, e, principalmente, a dedicação do professor afetam nessa relação. Dessa forma, confirmamos o que os autores dizem com as observações feitas em relação aos alunos e aos professores
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:07:34Z
2015-03-23T15:07:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENJAMIN, Savana Maria. Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/118272
000634254
benjamin_sm_tcc_arafcl.pdf
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
identifier_str_mv BENJAMIN, Savana Maria. Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
000634254
benjamin_sm_tcc_arafcl.pdf
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
url http://hdl.handle.net/11449/118272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129153584594944