Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118272 |
Resumo: | A relação professor-aluno hoje é muito estudada, pois a educação é a base para o ser humano. Nesta monografia, pretendemos abordar alguns aspectos relevantes que interferem na boa ou má relação entre ambos. Encontramos o embasamento teórico para essa pesquisa junto a alguns teóricos que abordaram essa relação, particularmente, Pedro Morales e Patrícia Patrício. A metodologia adotada para a verificação buscou-se em observações diretas em aula ministradas e observadas em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio e também por meio de um questionário aplicado com 90 alunos dessa mesma escola. Sendo assim, com o objetivo de identificar os aspectos influentes na relação professor e aluno e avaliar suas consequências, chegamos a resultados interessantes, como o autoritarismo, o meio escolar, e, principalmente, a dedicação do professor afetam nessa relação. Dessa forma, confirmamos o que os autores dizem com as observações feitas em relação aos alunos e aos professores |
id |
UNSP_4d9ec3889e6b7415262b9f2c56d51ddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118272 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médioProfessoresEnsino fundamentalEnsino médioProfessores e alunosA relação professor-aluno hoje é muito estudada, pois a educação é a base para o ser humano. Nesta monografia, pretendemos abordar alguns aspectos relevantes que interferem na boa ou má relação entre ambos. Encontramos o embasamento teórico para essa pesquisa junto a alguns teóricos que abordaram essa relação, particularmente, Pedro Morales e Patrícia Patrício. A metodologia adotada para a verificação buscou-se em observações diretas em aula ministradas e observadas em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio e também por meio de um questionário aplicado com 90 alunos dessa mesma escola. Sendo assim, com o objetivo de identificar os aspectos influentes na relação professor e aluno e avaliar suas consequências, chegamos a resultados interessantes, como o autoritarismo, o meio escolar, e, principalmente, a dedicação do professor afetam nessa relação. Dessa forma, confirmamos o que os autores dizem com as observações feitas em relação aos alunos e aos professoresUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benjamin, Savana Maria [UNESP]2015-03-23T15:07:34Z2015-03-23T15:07:34Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBENJAMIN, Savana Maria. Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118272000634254benjamin_sm_tcc_arafcl.pdf07923096242704670000-0003-1939-3580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:51:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118272Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:15.587268Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio |
title |
Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio |
spellingShingle |
Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio Benjamin, Savana Maria [UNESP] Professores Ensino fundamental Ensino médio Professores e alunos |
title_short |
Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio |
title_full |
Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio |
title_fullStr |
Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio |
title_full_unstemmed |
Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio |
title_sort |
Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio |
author |
Benjamin, Savana Maria [UNESP] |
author_facet |
Benjamin, Savana Maria [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benjamin, Savana Maria [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Ensino fundamental Ensino médio Professores e alunos |
topic |
Professores Ensino fundamental Ensino médio Professores e alunos |
description |
A relação professor-aluno hoje é muito estudada, pois a educação é a base para o ser humano. Nesta monografia, pretendemos abordar alguns aspectos relevantes que interferem na boa ou má relação entre ambos. Encontramos o embasamento teórico para essa pesquisa junto a alguns teóricos que abordaram essa relação, particularmente, Pedro Morales e Patrícia Patrício. A metodologia adotada para a verificação buscou-se em observações diretas em aula ministradas e observadas em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio e também por meio de um questionário aplicado com 90 alunos dessa mesma escola. Sendo assim, com o objetivo de identificar os aspectos influentes na relação professor e aluno e avaliar suas consequências, chegamos a resultados interessantes, como o autoritarismo, o meio escolar, e, principalmente, a dedicação do professor afetam nessa relação. Dessa forma, confirmamos o que os autores dizem com as observações feitas em relação aos alunos e aos professores |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-03-23T15:07:34Z 2015-03-23T15:07:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BENJAMIN, Savana Maria. Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. http://hdl.handle.net/11449/118272 000634254 benjamin_sm_tcc_arafcl.pdf 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
identifier_str_mv |
BENJAMIN, Savana Maria. Aspectos relevantes na relação professor-aluno: um estudo em escola fundamental e médio. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. 000634254 benjamin_sm_tcc_arafcl.pdf 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129153584594944 |