Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Katyane Romualdo dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252324
Resumo: Essa pesquisa tem um cunho qualitativo e o objetivo de responder “Como a compreensão do algarismo zero pode contribuir para a aprendizagem das operações básicas através da Resolução de Problemas?”. Quando se trata do zero é necessário revisitar a História da Matemática e estudar de seu nascimento até sua consolidação. Essa parte histórica do zero foi essencial para entender que as dificuldades para compreender esse número vêm desde os primórdios de sua criação com as civilizações babilônica, maia, chinesa e hindu que de alguma forma adicionaram o zero em seus sistemas de numeração. A última foi a que mais abraçou esse número, não apenas deixando-o guardado entre as ordens faltosas de um número, mas criando propriedades para ele. Hoje, está presente no cotidiano proporcionando avanços matemáticos, assim como na física, na engenharia e em outras áreas. É impossível pensar em um mundo sem o zero, contudo, muitas vezes, ainda é visto de forma pejorativa e insignificante. Além da preocupação com essa desvalorização do zero, esta pesquisa procurou lidar com dificuldades dos alunos em operações básicas da matemática. Aprofundamo-nos em cada uma dessas operações, estudando suas estruturas com a finalidade de investigar como o zero se comportava em cada uma dessas operações. Para responder à pergunta da pesquisa aliamos a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas com a Investigação da Própria Prática. A primeira propõe iniciar através de problemas para o ensino-aprendizagem dos alunos. Nessa metodologia o professor é mediador do processo de aprendizagem e, pode avaliar de forma ampla, cada um dos alunos, que são divididos em grupos. De outro modo, a Investigação da Própria Prática, busca valorizar a investigação em sala de aula do próprio professor que está lecionando, não necessitando intervenções de terceiros para resolver as próprias dificuldades em sala de aula. A pesquisa é uma revisão de conteúdo dos números naturais e dos problemas do campo aditivo e multiplicativo.
id UNSP_50306535089311df87343871cd0da502
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252324
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturaisInvestigating your own practice: using the teaching-learning-assessment methodology through problem solving to understand the meaning of zero in the operations of natural numbersEnsino do zeroResolução de problemasInvestigando a própria práticaProblemas do campo aditivo e multiplicativoTeaching from zeroProblem solvingInvestigating your own practiceProblems in the additive and multiplicative fieldEssa pesquisa tem um cunho qualitativo e o objetivo de responder “Como a compreensão do algarismo zero pode contribuir para a aprendizagem das operações básicas através da Resolução de Problemas?”. Quando se trata do zero é necessário revisitar a História da Matemática e estudar de seu nascimento até sua consolidação. Essa parte histórica do zero foi essencial para entender que as dificuldades para compreender esse número vêm desde os primórdios de sua criação com as civilizações babilônica, maia, chinesa e hindu que de alguma forma adicionaram o zero em seus sistemas de numeração. A última foi a que mais abraçou esse número, não apenas deixando-o guardado entre as ordens faltosas de um número, mas criando propriedades para ele. Hoje, está presente no cotidiano proporcionando avanços matemáticos, assim como na física, na engenharia e em outras áreas. É impossível pensar em um mundo sem o zero, contudo, muitas vezes, ainda é visto de forma pejorativa e insignificante. Além da preocupação com essa desvalorização do zero, esta pesquisa procurou lidar com dificuldades dos alunos em operações básicas da matemática. Aprofundamo-nos em cada uma dessas operações, estudando suas estruturas com a finalidade de investigar como o zero se comportava em cada uma dessas operações. Para responder à pergunta da pesquisa aliamos a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas com a Investigação da Própria Prática. A primeira propõe iniciar através de problemas para o ensino-aprendizagem dos alunos. Nessa metodologia o professor é mediador do processo de aprendizagem e, pode avaliar de forma ampla, cada um dos alunos, que são divididos em grupos. De outro modo, a Investigação da Própria Prática, busca valorizar a investigação em sala de aula do próprio professor que está lecionando, não necessitando intervenções de terceiros para resolver as próprias dificuldades em sala de aula. A pesquisa é uma revisão de conteúdo dos números naturais e dos problemas do campo aditivo e multiplicativo.This research has a qualitative nature and aims to answer “How can understanding the digit zero contribute to learning basic operations through Problem Solving?”. When it comes to zero, it is necessary to revisit the History of Mathematics and study from its birth to its consolidation. This historical part of zero was essential to understand that the difficulties in understanding this number come from the beginning of its creation with the Babylonian, Mayan, Chinese and Hindu civilizations that somehow added zero to their numbering systems. The last one was the one that most embraced this number, not just leaving it stored among the faulty orders of a number, but creating properties for it. Today, it is present in everyday life providing mathematical advances, as well as in physics, engineering and other areas. It is impossible to think of a world without zero, however, it is often still seen in a pejorative and insignificant way. In addition to the concern about this devaluation of zero, this research sought to deal with students' difficulties in basic mathematical operations. We delved deeper into each of these operations, studying their structures with the purpose of investigating how zero behaved in each of these operations. To answer the research question, we combine the Mathematics Teaching-Learning-Assessment Methodology through Problem Solving with the Investigation of Practice Itself. The first proposes to start with problems for the teaching-learning of students. In this methodology, the teacher is a mediator of the learning process and can comprehensively evaluate each of the students, who are divided into groups. In another way, the Investigation of Own Practice seeks to value the investigation in the classroom of the teacher himself who is teaching, not requiring interventions from third parties to resolve his own difficulties in the classroom. The research is a review of the content of natural numbers and problems in the additive and multiplicative field.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]Santos, Katyane Romualdo dos2024-01-03T13:48:05Z2024-01-03T13:48:05Z2023-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSantos, Katyane Romualdo dos. Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais. 2023. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252324https://hdl.handle.net/11449/25232446987871183912190000-0001-6871-8754porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-14T19:50:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252324Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:50:37.771373Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais
Investigating your own practice: using the teaching-learning-assessment methodology through problem solving to understand the meaning of zero in the operations of natural numbers
title Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais
spellingShingle Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais
Santos, Katyane Romualdo dos
Ensino do zero
Resolução de problemas
Investigando a própria prática
Problemas do campo aditivo e multiplicativo
Teaching from zero
Problem solving
Investigating your own practice
Problems in the additive and multiplicative field
title_short Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais
title_full Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais
title_fullStr Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais
title_full_unstemmed Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais
title_sort Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais
author Santos, Katyane Romualdo dos
author_facet Santos, Katyane Romualdo dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Katyane Romualdo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do zero
Resolução de problemas
Investigando a própria prática
Problemas do campo aditivo e multiplicativo
Teaching from zero
Problem solving
Investigating your own practice
Problems in the additive and multiplicative field
topic Ensino do zero
Resolução de problemas
Investigando a própria prática
Problemas do campo aditivo e multiplicativo
Teaching from zero
Problem solving
Investigating your own practice
Problems in the additive and multiplicative field
description Essa pesquisa tem um cunho qualitativo e o objetivo de responder “Como a compreensão do algarismo zero pode contribuir para a aprendizagem das operações básicas através da Resolução de Problemas?”. Quando se trata do zero é necessário revisitar a História da Matemática e estudar de seu nascimento até sua consolidação. Essa parte histórica do zero foi essencial para entender que as dificuldades para compreender esse número vêm desde os primórdios de sua criação com as civilizações babilônica, maia, chinesa e hindu que de alguma forma adicionaram o zero em seus sistemas de numeração. A última foi a que mais abraçou esse número, não apenas deixando-o guardado entre as ordens faltosas de um número, mas criando propriedades para ele. Hoje, está presente no cotidiano proporcionando avanços matemáticos, assim como na física, na engenharia e em outras áreas. É impossível pensar em um mundo sem o zero, contudo, muitas vezes, ainda é visto de forma pejorativa e insignificante. Além da preocupação com essa desvalorização do zero, esta pesquisa procurou lidar com dificuldades dos alunos em operações básicas da matemática. Aprofundamo-nos em cada uma dessas operações, estudando suas estruturas com a finalidade de investigar como o zero se comportava em cada uma dessas operações. Para responder à pergunta da pesquisa aliamos a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas com a Investigação da Própria Prática. A primeira propõe iniciar através de problemas para o ensino-aprendizagem dos alunos. Nessa metodologia o professor é mediador do processo de aprendizagem e, pode avaliar de forma ampla, cada um dos alunos, que são divididos em grupos. De outro modo, a Investigação da Própria Prática, busca valorizar a investigação em sala de aula do próprio professor que está lecionando, não necessitando intervenções de terceiros para resolver as próprias dificuldades em sala de aula. A pesquisa é uma revisão de conteúdo dos números naturais e dos problemas do campo aditivo e multiplicativo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-23
2024-01-03T13:48:05Z
2024-01-03T13:48:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, Katyane Romualdo dos. Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais. 2023. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252324
https://hdl.handle.net/11449/252324
4698787118391219
0000-0001-6871-8754
identifier_str_mv Santos, Katyane Romualdo dos. Investigando a própria prática: utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas para a compreensão do significado do zero nas operações de números naturais. 2023. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252324
4698787118391219
0000-0001-6871-8754
url https://hdl.handle.net/11449/252324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128989297901568