Contribuições da teoria histórico cultural de Vigotski para pensar o envelhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182034 |
Resumo: | A pesquisa estudou um grupo de idosas participantes das disciplinas de literatura e teatro no contexto de uma universidade aberta da terceira idade. Por meio de uma pesquisa participante, cujo foco de observação e intervenção voltara-se ao potencial imaginativo, inventivo e criativo das estudantes nosso objetivo foi direcionar o olhar às idosas enquanto pessoas singulares em processo contínuo de desenvolvimento. Para tanto, refutamos o discurso que insiste em controlar e higienizar a velhice e propusemos um esgotar da vida, o qual implica em experimentar os dramas inerentes à existência - vivências fortes o bastante para propiciar a constituição humana enquanto obra de arte. Caminhamos sustentados pela teoria histórico cultural de Vigotski a qual aborda o processo de humanização a partir de uma visão prospectiva - resultante da imbricada e complexa relação entre o biológico de um lado e o social, o cultural e o histórico de outro. Após dois anos de acompanhamento do grupo foi possível compreender que a(o) idosa(o) nunca deixa de se reinventar, de construir novos modos de agir e pensar. Se na idade avançada há situações que dizem de um certo impedimento, ainda assim, é possível projetar-se para o futuro, submeter-se a conflitos e lançar-se a desafios. Tais considerações permitem uma ressignificação do processo de envelhecimento, deslocam a(o) idosa(o) da condição de sujeito do não, para sujeito do sim e sugerem novas perspectivas de atuação pedagógica na velhice, que ao invés de pautar-se na compensação do que falta e almejar o propagado envelhecimento ativo e saudável, pode atuar no fomento das potencialidades do envelhecer a partir da liberação da(o) idosa(o) para o acontecimento vital em sua plenitude. |
id |
UNSP_509cd78f6c12a2dde4b1db6dd14f2983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/182034 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Contribuições da teoria histórico cultural de Vigotski para pensar o envelhecimentoContributions of Vigotski's cultural historical theory to think about agingContribuciones de la teoría histórica cultural de Vigotski para pensar en el envejecimientoContributions de la théorie de l'histoire culturelle de Vigotski à la réflexion sur le vieillissementEnvelhecimentoTeoria histórico culturalidosoUniversidade aberta da terceira idadevelhiceenvejecimientoancianoUniversidad abierta de la tercera edadvejezagingelderlyOpen university of the third ageCultural historical theoryhuman developmentA pesquisa estudou um grupo de idosas participantes das disciplinas de literatura e teatro no contexto de uma universidade aberta da terceira idade. Por meio de uma pesquisa participante, cujo foco de observação e intervenção voltara-se ao potencial imaginativo, inventivo e criativo das estudantes nosso objetivo foi direcionar o olhar às idosas enquanto pessoas singulares em processo contínuo de desenvolvimento. Para tanto, refutamos o discurso que insiste em controlar e higienizar a velhice e propusemos um esgotar da vida, o qual implica em experimentar os dramas inerentes à existência - vivências fortes o bastante para propiciar a constituição humana enquanto obra de arte. Caminhamos sustentados pela teoria histórico cultural de Vigotski a qual aborda o processo de humanização a partir de uma visão prospectiva - resultante da imbricada e complexa relação entre o biológico de um lado e o social, o cultural e o histórico de outro. Após dois anos de acompanhamento do grupo foi possível compreender que a(o) idosa(o) nunca deixa de se reinventar, de construir novos modos de agir e pensar. Se na idade avançada há situações que dizem de um certo impedimento, ainda assim, é possível projetar-se para o futuro, submeter-se a conflitos e lançar-se a desafios. Tais considerações permitem uma ressignificação do processo de envelhecimento, deslocam a(o) idosa(o) da condição de sujeito do não, para sujeito do sim e sugerem novas perspectivas de atuação pedagógica na velhice, que ao invés de pautar-se na compensação do que falta e almejar o propagado envelhecimento ativo e saudável, pode atuar no fomento das potencialidades do envelhecer a partir da liberação da(o) idosa(o) para o acontecimento vital em sua plenitude.The research studied a group of elderly women participating in the subjects of literature and theater in the context of an open university of the third age. Through a participant research, whose focus of observation and intervention turned to the imaginative, inventive and creative potential of the students, our goal was to direct the eyes to the elderly as individuals in a continuous process of development. To that end, we refute the discourse that insists on controlling and sanitizing old age and proposing a depletion of life, which implies experiencing the dramas inherent in existence - experiences strong enough to propitiate the human constitution as a work of art. We are guided by the cultural historical theory of Vygotsky, which approaches the process of humanization from a prospective view - resulting from the imbricated and complex relationship between biological on one side and social, cultural and historical on the other. After two years of follow-up of the group, it was possible to understand that the elderly always reinvent themselves, to construct new ways of acting and thinking. If in the old age there are situations that say of a certain impediment, nevertheless, it is possible to be projected for the future, to submit to conflicts and to launch itself to challenges. Such considerations allow a resignification of the aging process, move the elderly from the condition of subject of no, to subject of the yes and suggest new perspectives of pedagogical action in old age, which instead of being guided by the compensation of the which is missing and aimed at the propagation of active and healthy aging, can act in the promotion of the potentialities of aging from the release of the elderly to the vital event in its fullness.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, João Batista [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Siqueira, Cinthia Lucia de Oliveira2019-05-14T22:16:15Z2019-05-14T22:16:15Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18203400091645933004048021P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T14:02:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182034Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:01:42.144570Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da teoria histórico cultural de Vigotski para pensar o envelhecimento Contributions of Vigotski's cultural historical theory to think about aging Contribuciones de la teoría histórica cultural de Vigotski para pensar en el envejecimiento Contributions de la théorie de l'histoire culturelle de Vigotski à la réflexion sur le vieillissement |
title |
Contribuições da teoria histórico cultural de Vigotski para pensar o envelhecimento |
spellingShingle |
Contribuições da teoria histórico cultural de Vigotski para pensar o envelhecimento Siqueira, Cinthia Lucia de Oliveira Envelhecimento Teoria histórico cultural idoso Universidade aberta da terceira idade velhice envejecimiento anciano Universidad abierta de la tercera edad vejez aging elderly Open university of the third age Cultural historical theory human development |
title_short |
Contribuições da teoria histórico cultural de Vigotski para pensar o envelhecimento |
title_full |
Contribuições da teoria histórico cultural de Vigotski para pensar o envelhecimento |
title_fullStr |
Contribuições da teoria histórico cultural de Vigotski para pensar o envelhecimento |
title_full_unstemmed |
Contribuições da teoria histórico cultural de Vigotski para pensar o envelhecimento |
title_sort |
Contribuições da teoria histórico cultural de Vigotski para pensar o envelhecimento |
author |
Siqueira, Cinthia Lucia de Oliveira |
author_facet |
Siqueira, Cinthia Lucia de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, João Batista [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Cinthia Lucia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envelhecimento Teoria histórico cultural idoso Universidade aberta da terceira idade velhice envejecimiento anciano Universidad abierta de la tercera edad vejez aging elderly Open university of the third age Cultural historical theory human development |
topic |
Envelhecimento Teoria histórico cultural idoso Universidade aberta da terceira idade velhice envejecimiento anciano Universidad abierta de la tercera edad vejez aging elderly Open university of the third age Cultural historical theory human development |
description |
A pesquisa estudou um grupo de idosas participantes das disciplinas de literatura e teatro no contexto de uma universidade aberta da terceira idade. Por meio de uma pesquisa participante, cujo foco de observação e intervenção voltara-se ao potencial imaginativo, inventivo e criativo das estudantes nosso objetivo foi direcionar o olhar às idosas enquanto pessoas singulares em processo contínuo de desenvolvimento. Para tanto, refutamos o discurso que insiste em controlar e higienizar a velhice e propusemos um esgotar da vida, o qual implica em experimentar os dramas inerentes à existência - vivências fortes o bastante para propiciar a constituição humana enquanto obra de arte. Caminhamos sustentados pela teoria histórico cultural de Vigotski a qual aborda o processo de humanização a partir de uma visão prospectiva - resultante da imbricada e complexa relação entre o biológico de um lado e o social, o cultural e o histórico de outro. Após dois anos de acompanhamento do grupo foi possível compreender que a(o) idosa(o) nunca deixa de se reinventar, de construir novos modos de agir e pensar. Se na idade avançada há situações que dizem de um certo impedimento, ainda assim, é possível projetar-se para o futuro, submeter-se a conflitos e lançar-se a desafios. Tais considerações permitem uma ressignificação do processo de envelhecimento, deslocam a(o) idosa(o) da condição de sujeito do não, para sujeito do sim e sugerem novas perspectivas de atuação pedagógica na velhice, que ao invés de pautar-se na compensação do que falta e almejar o propagado envelhecimento ativo e saudável, pode atuar no fomento das potencialidades do envelhecer a partir da liberação da(o) idosa(o) para o acontecimento vital em sua plenitude. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-14T22:16:15Z 2019-05-14T22:16:15Z 2019-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/182034 000916459 33004048021P6 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/182034 |
identifier_str_mv |
000916459 33004048021P6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128741776293888 |