O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná Antarctica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Ana Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Brandão, Brenda Aparecida Melo
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252992
Resumo: A presente monografia tem como objetivo descrever as estratégias mercadológicas usadas pelo canal “Coisa Nossa”, pertencente à marca Guaraná Antarctica. Por meio deste levantamento, se demonstra a utilização do marketing de influência para promoção da marca e para o estabelecimento de conexões com o seu público, impulsionando o engajamento do Guaraná Antárctica nas mídias sociais. Para isso, neste estudo, aborda-se os conceitos de marketing de influência e publicização, realizando uma análise do impacto dessas estratégias para a marca Guaraná Antarctica. A pesquisa é fundamentada nas ideias de autores como Lévy (1998), Castells (1999), Recuero (2009), Casaqui (2011), Pompeu (2013), Jenkins (2015) e Karhawi (2017), se concretizando como um estudo sobre o canal do YouTube da marca Guaraná Antarctica, mais conhecido como Coisa Nossa. Como resultado verificou-se que a marca e o refrigerante Guaraná Antarctica, estão presentes durante todos os vídeos do canal, tanto de maneira indireta quanto direta.
id UNSP_52f150469b22f04ffe38aa83d2e81aa1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252992
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná AntarcticaInfluencer marketing on the “Coisa Nossa” channel, from the Guaraná Antarctica brandMarketing de influênciaPublicizaçãoGuaraná AntarcticaCoisa NossaA presente monografia tem como objetivo descrever as estratégias mercadológicas usadas pelo canal “Coisa Nossa”, pertencente à marca Guaraná Antarctica. Por meio deste levantamento, se demonstra a utilização do marketing de influência para promoção da marca e para o estabelecimento de conexões com o seu público, impulsionando o engajamento do Guaraná Antárctica nas mídias sociais. Para isso, neste estudo, aborda-se os conceitos de marketing de influência e publicização, realizando uma análise do impacto dessas estratégias para a marca Guaraná Antarctica. A pesquisa é fundamentada nas ideias de autores como Lévy (1998), Castells (1999), Recuero (2009), Casaqui (2011), Pompeu (2013), Jenkins (2015) e Karhawi (2017), se concretizando como um estudo sobre o canal do YouTube da marca Guaraná Antarctica, mais conhecido como Coisa Nossa. Como resultado verificou-se que a marca e o refrigerante Guaraná Antarctica, estão presentes durante todos os vídeos do canal, tanto de maneira indireta quanto direta.This monograph aims to describe the marketing strategies used by the “Coisa Nossa”, belonging to the Guaraná Antarctica. This research demonstrates the use of influencer marketing to promote the brand and establish onnections with its audience, boosting Guaraná Antárctica's engagement on social media. This study addresses the concepts of influence marketing and advertising, carrying out an analysis of the impact of these strategies on the Guaraná Antarctica brand. The research is based on the ideas of authors s uch as Lévy (1998), Castells (1999), Recuero (2009), Casaqui (2011), Pompeu (2013), Jenkins (2015) and Karhawi (2017), materializing as a study on the YouTube channel of the Guaraná Antarctica, better known as Coisa Nossa. As a result, it was found that the brand and the soda Guaraná Antarctica are present throughout all the channel's videosNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gonzales, Lucilene dos Santos [UNESP]Bueno, Ana PaulaBrandão, Brenda Aparecida Melo2024-01-24T15:21:50Z2024-01-24T15:21:50Z2023-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBUENO, Ana Paula; BRANDÃO, Brenda Aparecida Melo. O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná Antarctica. Orientador: Lucilene dos Santos Gonzales. 2023. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/252992. Acesso em: 24 de jan. 2024.https://hdl.handle.net/11449/252992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:17:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252992Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:14:38.702721Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná Antarctica
Influencer marketing on the “Coisa Nossa” channel, from the Guaraná Antarctica brand
title O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná Antarctica
spellingShingle O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná Antarctica
Bueno, Ana Paula
Marketing de influência
Publicização
Guaraná Antarctica
Coisa Nossa
title_short O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná Antarctica
title_full O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná Antarctica
title_fullStr O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná Antarctica
title_full_unstemmed O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná Antarctica
title_sort O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná Antarctica
author Bueno, Ana Paula
author_facet Bueno, Ana Paula
Brandão, Brenda Aparecida Melo
author_role author
author2 Brandão, Brenda Aparecida Melo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzales, Lucilene dos Santos [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Ana Paula
Brandão, Brenda Aparecida Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de influência
Publicização
Guaraná Antarctica
Coisa Nossa
topic Marketing de influência
Publicização
Guaraná Antarctica
Coisa Nossa
description A presente monografia tem como objetivo descrever as estratégias mercadológicas usadas pelo canal “Coisa Nossa”, pertencente à marca Guaraná Antarctica. Por meio deste levantamento, se demonstra a utilização do marketing de influência para promoção da marca e para o estabelecimento de conexões com o seu público, impulsionando o engajamento do Guaraná Antárctica nas mídias sociais. Para isso, neste estudo, aborda-se os conceitos de marketing de influência e publicização, realizando uma análise do impacto dessas estratégias para a marca Guaraná Antarctica. A pesquisa é fundamentada nas ideias de autores como Lévy (1998), Castells (1999), Recuero (2009), Casaqui (2011), Pompeu (2013), Jenkins (2015) e Karhawi (2017), se concretizando como um estudo sobre o canal do YouTube da marca Guaraná Antarctica, mais conhecido como Coisa Nossa. Como resultado verificou-se que a marca e o refrigerante Guaraná Antarctica, estão presentes durante todos os vídeos do canal, tanto de maneira indireta quanto direta.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
2024-01-24T15:21:50Z
2024-01-24T15:21:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUENO, Ana Paula; BRANDÃO, Brenda Aparecida Melo. O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná Antarctica. Orientador: Lucilene dos Santos Gonzales. 2023. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/252992. Acesso em: 24 de jan. 2024.
https://hdl.handle.net/11449/252992
identifier_str_mv BUENO, Ana Paula; BRANDÃO, Brenda Aparecida Melo. O marketing de influência no canal “Coisa Nossa”, da marca Guaraná Antarctica. Orientador: Lucilene dos Santos Gonzales. 2023. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/252992. Acesso em: 24 de jan. 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/252992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129300409352192