Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/98634 |
Resumo: | O ensino é de vital importância para a evolução de uma sociedade. Metodologias e ferramentas de ensino visam otimizar e facilitar o aprendizado de forma que o processo de aprendizagem seja eficiente. Descreve-se nesta dissertação um ambiente de apoio ao ensino – chamado Classroom – com ênfase na Teoria das Inteligências Múltiplas cujo objetivo é fornecer ferramentas e guias para a criação de aulas virtuais, facilitando a composição e exposição de complementos para aulas presenciais. Além do ambiente e suas ferramentas, descreve-se também os raciocínios que nortearam a criação de um curso complementar de Sistemas Digitais para demonstração do uso do ambiente, tanto pelo professor que o criou quanto pelos alunos que o estudaram e avaliaram. Em seguida, são relatadas as formas de avaliação do ambiente, bem como os resultados obtidos. Por fim, conclui-se a dissertação com indicações dos pontos positivos que foram identificados com os resultados das avaliações e de melhorias que podem ser realizadas em extensões do ambiente Classroom. |
id |
UNSP_541382abc2ce36065758248d0e2162f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/98634 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitaisCircuitos logicosCircuitos integrados digitaisEnsino - Ambiente de apoioCircuitos digitiaisSistemas digitaisDigital integrated circuitsDigital systemsO ensino é de vital importância para a evolução de uma sociedade. Metodologias e ferramentas de ensino visam otimizar e facilitar o aprendizado de forma que o processo de aprendizagem seja eficiente. Descreve-se nesta dissertação um ambiente de apoio ao ensino – chamado Classroom – com ênfase na Teoria das Inteligências Múltiplas cujo objetivo é fornecer ferramentas e guias para a criação de aulas virtuais, facilitando a composição e exposição de complementos para aulas presenciais. Além do ambiente e suas ferramentas, descreve-se também os raciocínios que nortearam a criação de um curso complementar de Sistemas Digitais para demonstração do uso do ambiente, tanto pelo professor que o criou quanto pelos alunos que o estudaram e avaliaram. Em seguida, são relatadas as formas de avaliação do ambiente, bem como os resultados obtidos. Por fim, conclui-se a dissertação com indicações dos pontos positivos que foram identificados com os resultados das avaliações e de melhorias que podem ser realizadas em extensões do ambiente Classroom.Teaching has a vital importance to the evolution of a society. Teaching methodologies and tools aim to optimize and facilitate the learning process so that it becomes more efficient. This dissertation describes a teaching support environment – named Classroom – based on the Theory of Multiple Intelligences whose goal is to provide tools and guides to the creation of virtual classes, facilitating the composition of and exposure to material complimentary to that presented in attendance classes. Besides the environment and its tools, it is also described the reasoning behind the creation of a complementary Digital Systems course to demonstrate the use of the environment by the professor and the students that tested it. Afterwards, the process to evaluate the environment is presented, as well as the obtained results. In the end, the dissertation is concluded with indication of the positive and negative points that were identified by analyses of the evaluations results. Improvements are also proposed so that the Classroom environment may be extended.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marranghello, Norian [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa Neto, Alvaro [UNESP]2014-06-11T19:29:39Z2014-06-11T19:29:39Z2009-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis63 f. : il.application/pdfCOSTA NETO, Alvaro. Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais. 2009. 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/98634000598994costaneto_a_me_sjrp.pdf33004153073P220986232628927190000-0003-1086-3312Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-16T06:22:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/98634Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:30:27.819743Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais |
title |
Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais |
spellingShingle |
Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais Costa Neto, Alvaro [UNESP] Circuitos logicos Circuitos integrados digitais Ensino - Ambiente de apoio Circuitos digitiais Sistemas digitais Digital integrated circuits Digital systems |
title_short |
Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais |
title_full |
Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais |
title_fullStr |
Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais |
title_full_unstemmed |
Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais |
title_sort |
Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais |
author |
Costa Neto, Alvaro [UNESP] |
author_facet |
Costa Neto, Alvaro [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marranghello, Norian [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Neto, Alvaro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Circuitos logicos Circuitos integrados digitais Ensino - Ambiente de apoio Circuitos digitiais Sistemas digitais Digital integrated circuits Digital systems |
topic |
Circuitos logicos Circuitos integrados digitais Ensino - Ambiente de apoio Circuitos digitiais Sistemas digitais Digital integrated circuits Digital systems |
description |
O ensino é de vital importância para a evolução de uma sociedade. Metodologias e ferramentas de ensino visam otimizar e facilitar o aprendizado de forma que o processo de aprendizagem seja eficiente. Descreve-se nesta dissertação um ambiente de apoio ao ensino – chamado Classroom – com ênfase na Teoria das Inteligências Múltiplas cujo objetivo é fornecer ferramentas e guias para a criação de aulas virtuais, facilitando a composição e exposição de complementos para aulas presenciais. Além do ambiente e suas ferramentas, descreve-se também os raciocínios que nortearam a criação de um curso complementar de Sistemas Digitais para demonstração do uso do ambiente, tanto pelo professor que o criou quanto pelos alunos que o estudaram e avaliaram. Em seguida, são relatadas as formas de avaliação do ambiente, bem como os resultados obtidos. Por fim, conclui-se a dissertação com indicações dos pontos positivos que foram identificados com os resultados das avaliações e de melhorias que podem ser realizadas em extensões do ambiente Classroom. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-21 2014-06-11T19:29:39Z 2014-06-11T19:29:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA NETO, Alvaro. Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais. 2009. 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009. http://hdl.handle.net/11449/98634 000598994 costaneto_a_me_sjrp.pdf 33004153073P2 2098623262892719 0000-0003-1086-3312 |
identifier_str_mv |
COSTA NETO, Alvaro. Ambiente virtual de apoio ao ensino com ênfase na teoria das inteligências múltiplas e sua aplicação em sistemas digitais. 2009. 63 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009. 000598994 costaneto_a_me_sjrp.pdf 33004153073P2 2098623262892719 0000-0003-1086-3312 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/98634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
63 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129211969306624 |