Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais

Bibliographic Details
Main Author: Torresi, Marcia Elizabeth [UNESP]
Publication Date: 2007
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UNESP
Download full: http://hdl.handle.net/11449/102267
Summary: O presente trabalho teve por finalidade identificar as expectativas dos pais relativas aos fatores mais importantes para a formação de seus filhos, analisar como a criança reage frente às expectativas dos pais e definir as características das crianças submetidas a um acúmulo de atividades extra-escolares. A amostra foi composta por pais e seus filhos matriculados em escolas particulares de Ensino Fundamental, da 1ª. à 4ª. série, cuja participação foi voluntária. Foram escolhidas dez crianças de ambos os sexos, que se encontram na faixa etária de 06 (seis) a 10 (dez anos). Os pais-homens encontram-se na faixa etária de 37-48 anos. A faixa etária das mães compreende 32-53 anos. A maioria dos pais possui grau de instrução superior. Os pais foram submetidos a uma entrevista composta por 24 (vinte e quatro) itens, sendo 08 (oito) deles subitens, somando, no total, 32 (trinta e duas) questões. Após a entrevista, foi solicitada a cada um dos pais a elaboração de desenhos sobre o futuro de seus filhos. A entrevista realizada com as crianças ficou composta por 08 (oito) questões. No final, também a elas foram pedidos desenhos sobre sua brincadeira favorita e seu futuro. A partir da categorização das respostas foram estabelecidos 03 (três) temas e 11 (onze) subtemas, como se seguem: Passado: ingresso na escola, adaptação e alfabetização; Presente: rendimento escolar, disciplinas (mais gosta e menos gosta), atividades extra-escolares e iniciativa das escolhas, aspectos valorizados, aspectos não valorizados, momentos livres: brincar e saúde do filho; Futuro: possível realização futura. A análise das respostas foi realizada por temas, sendo que o referencial teórico teve como linha mestra os pressupostos reichianos e neo-reichianos. Ao mesmo tempo, tivemos também como suporte teórico alguns autores psicanalíticos...
id UNSP_56748cfe17422a026f0074398caf478d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102267
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionaisPsicologia educacionalAprendizagemPais e filhosEstudantes - AtividadesCrianças - atividades extra-curricularesActivities off the premises of schoolChildren s educationLearningParents and childrenEducational psychologyO presente trabalho teve por finalidade identificar as expectativas dos pais relativas aos fatores mais importantes para a formação de seus filhos, analisar como a criança reage frente às expectativas dos pais e definir as características das crianças submetidas a um acúmulo de atividades extra-escolares. A amostra foi composta por pais e seus filhos matriculados em escolas particulares de Ensino Fundamental, da 1ª. à 4ª. série, cuja participação foi voluntária. Foram escolhidas dez crianças de ambos os sexos, que se encontram na faixa etária de 06 (seis) a 10 (dez anos). Os pais-homens encontram-se na faixa etária de 37-48 anos. A faixa etária das mães compreende 32-53 anos. A maioria dos pais possui grau de instrução superior. Os pais foram submetidos a uma entrevista composta por 24 (vinte e quatro) itens, sendo 08 (oito) deles subitens, somando, no total, 32 (trinta e duas) questões. Após a entrevista, foi solicitada a cada um dos pais a elaboração de desenhos sobre o futuro de seus filhos. A entrevista realizada com as crianças ficou composta por 08 (oito) questões. No final, também a elas foram pedidos desenhos sobre sua brincadeira favorita e seu futuro. A partir da categorização das respostas foram estabelecidos 03 (três) temas e 11 (onze) subtemas, como se seguem: Passado: ingresso na escola, adaptação e alfabetização; Presente: rendimento escolar, disciplinas (mais gosta e menos gosta), atividades extra-escolares e iniciativa das escolhas, aspectos valorizados, aspectos não valorizados, momentos livres: brincar e saúde do filho; Futuro: possível realização futura. A análise das respostas foi realizada por temas, sendo que o referencial teórico teve como linha mestra os pressupostos reichianos e neo-reichianos. Ao mesmo tempo, tivemos também como suporte teórico alguns autores psicanalíticos...This research was carried out to identify parents expectations related to the most important factors of their children s development, to analyze how children react in face of such expectations, and to define children s characteristics when they are subjected to an overload of activities off the premises of school. The sample includes both parents and children enrolled in private grade schools, from 1st to 4th grade, who participated in the research as volunteers. Ten children of both genders were picked up, their age varying from 6 (six) to 10 (ten).The male-parents age varied from 37 to 48, the mothers age from 32 to 53. Most of the parents had graduated from colleges. The parents were subjected to an interview comprising 24 (twenty-four) items, out of which 8 (eight) were subitems comprising, on the whole, 32 questions. After such an interview, those parents were asked to draw something about their children s future. The interviews held with the children comprised 8 (eight) questions. At the end of it, they were also asked to draw something about their favorite play and future. By categorizing the answers, 3 (three) topics and 11 (eleven) subtopics were established as follows: Past: admission into school, adaptation to it and achieving literacy. Present: school achievement, subject-matters (the ones they like best, the ones they dislike), activities off the premises of school and their own initiative to pick them up, appealing and non-valued features, leisure time: playing with the children and caring for their health. Future: attainable future fulfillment. The analysis of their answers was divided into topics, seeing that the theoretical foundation was based on Reichian and neo-Reichian presuppositions. One also took into consideration some theoretical foundations based on psychoanalytical authors...(Complete abstract, access undermentioned electronic address)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, José Augusto Silva Pontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Torresi, Marcia Elizabeth [UNESP]2014-06-11T19:31:46Z2014-06-11T19:31:46Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis292 f. : il. color.application/pdfTORRESI, Marcia Elizabeth. Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais. 2007. 292 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102267000492467torresi_me_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T06:23:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-21T06:23:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais
title Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais
spellingShingle Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais
Torresi, Marcia Elizabeth [UNESP]
Psicologia educacional
Aprendizagem
Pais e filhos
Estudantes - Atividades
Crianças - atividades extra-curriculares
Activities off the premises of school
Children s education
Learning
Parents and children
Educational psychology
title_short Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais
title_full Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais
title_fullStr Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais
title_full_unstemmed Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais
title_sort Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais
author Torresi, Marcia Elizabeth [UNESP]
author_facet Torresi, Marcia Elizabeth [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, José Augusto Silva Pontes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Torresi, Marcia Elizabeth [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Aprendizagem
Pais e filhos
Estudantes - Atividades
Crianças - atividades extra-curriculares
Activities off the premises of school
Children s education
Learning
Parents and children
Educational psychology
topic Psicologia educacional
Aprendizagem
Pais e filhos
Estudantes - Atividades
Crianças - atividades extra-curriculares
Activities off the premises of school
Children s education
Learning
Parents and children
Educational psychology
description O presente trabalho teve por finalidade identificar as expectativas dos pais relativas aos fatores mais importantes para a formação de seus filhos, analisar como a criança reage frente às expectativas dos pais e definir as características das crianças submetidas a um acúmulo de atividades extra-escolares. A amostra foi composta por pais e seus filhos matriculados em escolas particulares de Ensino Fundamental, da 1ª. à 4ª. série, cuja participação foi voluntária. Foram escolhidas dez crianças de ambos os sexos, que se encontram na faixa etária de 06 (seis) a 10 (dez anos). Os pais-homens encontram-se na faixa etária de 37-48 anos. A faixa etária das mães compreende 32-53 anos. A maioria dos pais possui grau de instrução superior. Os pais foram submetidos a uma entrevista composta por 24 (vinte e quatro) itens, sendo 08 (oito) deles subitens, somando, no total, 32 (trinta e duas) questões. Após a entrevista, foi solicitada a cada um dos pais a elaboração de desenhos sobre o futuro de seus filhos. A entrevista realizada com as crianças ficou composta por 08 (oito) questões. No final, também a elas foram pedidos desenhos sobre sua brincadeira favorita e seu futuro. A partir da categorização das respostas foram estabelecidos 03 (três) temas e 11 (onze) subtemas, como se seguem: Passado: ingresso na escola, adaptação e alfabetização; Presente: rendimento escolar, disciplinas (mais gosta e menos gosta), atividades extra-escolares e iniciativa das escolhas, aspectos valorizados, aspectos não valorizados, momentos livres: brincar e saúde do filho; Futuro: possível realização futura. A análise das respostas foi realizada por temas, sendo que o referencial teórico teve como linha mestra os pressupostos reichianos e neo-reichianos. Ao mesmo tempo, tivemos também como suporte teórico alguns autores psicanalíticos...
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2014-06-11T19:31:46Z
2014-06-11T19:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORRESI, Marcia Elizabeth. Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais. 2007. 292 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/102267
000492467
torresi_me_dr_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv TORRESI, Marcia Elizabeth. Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais. 2007. 292 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.
000492467
torresi_me_dr_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/102267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 292 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792962138414776320