Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102267 |
Resumo: | O presente trabalho teve por finalidade identificar as expectativas dos pais relativas aos fatores mais importantes para a formação de seus filhos, analisar como a criança reage frente às expectativas dos pais e definir as características das crianças submetidas a um acúmulo de atividades extra-escolares. A amostra foi composta por pais e seus filhos matriculados em escolas particulares de Ensino Fundamental, da 1ª. à 4ª. série, cuja participação foi voluntária. Foram escolhidas dez crianças de ambos os sexos, que se encontram na faixa etária de 06 (seis) a 10 (dez anos). Os pais-homens encontram-se na faixa etária de 37-48 anos. A faixa etária das mães compreende 32-53 anos. A maioria dos pais possui grau de instrução superior. Os pais foram submetidos a uma entrevista composta por 24 (vinte e quatro) itens, sendo 08 (oito) deles subitens, somando, no total, 32 (trinta e duas) questões. Após a entrevista, foi solicitada a cada um dos pais a elaboração de desenhos sobre o futuro de seus filhos. A entrevista realizada com as crianças ficou composta por 08 (oito) questões. No final, também a elas foram pedidos desenhos sobre sua brincadeira favorita e seu futuro. A partir da categorização das respostas foram estabelecidos 03 (três) temas e 11 (onze) subtemas, como se seguem: Passado: ingresso na escola, adaptação e alfabetização; Presente: rendimento escolar, disciplinas (mais gosta e menos gosta), atividades extra-escolares e iniciativa das escolhas, aspectos valorizados, aspectos não valorizados, momentos livres: brincar e saúde do filho; Futuro: possível realização futura. A análise das respostas foi realizada por temas, sendo que o referencial teórico teve como linha mestra os pressupostos reichianos e neo-reichianos. Ao mesmo tempo, tivemos também como suporte teórico alguns autores psicanalíticos... |
id |
UNSP_56748cfe17422a026f0074398caf478d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102267 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionaisPsicologia educacionalAprendizagemPais e filhosEstudantes - AtividadesCrianças - atividades extra-curricularesActivities off the premises of schoolChildren s educationLearningParents and childrenEducational psychologyO presente trabalho teve por finalidade identificar as expectativas dos pais relativas aos fatores mais importantes para a formação de seus filhos, analisar como a criança reage frente às expectativas dos pais e definir as características das crianças submetidas a um acúmulo de atividades extra-escolares. A amostra foi composta por pais e seus filhos matriculados em escolas particulares de Ensino Fundamental, da 1ª. à 4ª. série, cuja participação foi voluntária. Foram escolhidas dez crianças de ambos os sexos, que se encontram na faixa etária de 06 (seis) a 10 (dez anos). Os pais-homens encontram-se na faixa etária de 37-48 anos. A faixa etária das mães compreende 32-53 anos. A maioria dos pais possui grau de instrução superior. Os pais foram submetidos a uma entrevista composta por 24 (vinte e quatro) itens, sendo 08 (oito) deles subitens, somando, no total, 32 (trinta e duas) questões. Após a entrevista, foi solicitada a cada um dos pais a elaboração de desenhos sobre o futuro de seus filhos. A entrevista realizada com as crianças ficou composta por 08 (oito) questões. No final, também a elas foram pedidos desenhos sobre sua brincadeira favorita e seu futuro. A partir da categorização das respostas foram estabelecidos 03 (três) temas e 11 (onze) subtemas, como se seguem: Passado: ingresso na escola, adaptação e alfabetização; Presente: rendimento escolar, disciplinas (mais gosta e menos gosta), atividades extra-escolares e iniciativa das escolhas, aspectos valorizados, aspectos não valorizados, momentos livres: brincar e saúde do filho; Futuro: possível realização futura. A análise das respostas foi realizada por temas, sendo que o referencial teórico teve como linha mestra os pressupostos reichianos e neo-reichianos. Ao mesmo tempo, tivemos também como suporte teórico alguns autores psicanalíticos...This research was carried out to identify parents expectations related to the most important factors of their children s development, to analyze how children react in face of such expectations, and to define children s characteristics when they are subjected to an overload of activities off the premises of school. The sample includes both parents and children enrolled in private grade schools, from 1st to 4th grade, who participated in the research as volunteers. Ten children of both genders were picked up, their age varying from 6 (six) to 10 (ten).The male-parents age varied from 37 to 48, the mothers age from 32 to 53. Most of the parents had graduated from colleges. The parents were subjected to an interview comprising 24 (twenty-four) items, out of which 8 (eight) were subitems comprising, on the whole, 32 questions. After such an interview, those parents were asked to draw something about their children s future. The interviews held with the children comprised 8 (eight) questions. At the end of it, they were also asked to draw something about their favorite play and future. By categorizing the answers, 3 (three) topics and 11 (eleven) subtopics were established as follows: Past: admission into school, adaptation to it and achieving literacy. Present: school achievement, subject-matters (the ones they like best, the ones they dislike), activities off the premises of school and their own initiative to pick them up, appealing and non-valued features, leisure time: playing with the children and caring for their health. Future: attainable future fulfillment. The analysis of their answers was divided into topics, seeing that the theoretical foundation was based on Reichian and neo-Reichian presuppositions. One also took into consideration some theoretical foundations based on psychoanalytical authors...(Complete abstract, access undermentioned electronic address)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, José Augusto Silva Pontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Torresi, Marcia Elizabeth [UNESP]2014-06-11T19:31:46Z2014-06-11T19:31:46Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis292 f. : il. color.application/pdfTORRESI, Marcia Elizabeth. Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais. 2007. 292 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102267000492467torresi_me_dr_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T06:23:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-21T06:23:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais |
title |
Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais |
spellingShingle |
Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais Torresi, Marcia Elizabeth [UNESP] Psicologia educacional Aprendizagem Pais e filhos Estudantes - Atividades Crianças - atividades extra-curriculares Activities off the premises of school Children s education Learning Parents and children Educational psychology |
title_short |
Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais |
title_full |
Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais |
title_fullStr |
Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais |
title_full_unstemmed |
Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais |
title_sort |
Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais |
author |
Torresi, Marcia Elizabeth [UNESP] |
author_facet |
Torresi, Marcia Elizabeth [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neto, José Augusto Silva Pontes [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torresi, Marcia Elizabeth [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Aprendizagem Pais e filhos Estudantes - Atividades Crianças - atividades extra-curriculares Activities off the premises of school Children s education Learning Parents and children Educational psychology |
topic |
Psicologia educacional Aprendizagem Pais e filhos Estudantes - Atividades Crianças - atividades extra-curriculares Activities off the premises of school Children s education Learning Parents and children Educational psychology |
description |
O presente trabalho teve por finalidade identificar as expectativas dos pais relativas aos fatores mais importantes para a formação de seus filhos, analisar como a criança reage frente às expectativas dos pais e definir as características das crianças submetidas a um acúmulo de atividades extra-escolares. A amostra foi composta por pais e seus filhos matriculados em escolas particulares de Ensino Fundamental, da 1ª. à 4ª. série, cuja participação foi voluntária. Foram escolhidas dez crianças de ambos os sexos, que se encontram na faixa etária de 06 (seis) a 10 (dez anos). Os pais-homens encontram-se na faixa etária de 37-48 anos. A faixa etária das mães compreende 32-53 anos. A maioria dos pais possui grau de instrução superior. Os pais foram submetidos a uma entrevista composta por 24 (vinte e quatro) itens, sendo 08 (oito) deles subitens, somando, no total, 32 (trinta e duas) questões. Após a entrevista, foi solicitada a cada um dos pais a elaboração de desenhos sobre o futuro de seus filhos. A entrevista realizada com as crianças ficou composta por 08 (oito) questões. No final, também a elas foram pedidos desenhos sobre sua brincadeira favorita e seu futuro. A partir da categorização das respostas foram estabelecidos 03 (três) temas e 11 (onze) subtemas, como se seguem: Passado: ingresso na escola, adaptação e alfabetização; Presente: rendimento escolar, disciplinas (mais gosta e menos gosta), atividades extra-escolares e iniciativa das escolhas, aspectos valorizados, aspectos não valorizados, momentos livres: brincar e saúde do filho; Futuro: possível realização futura. A análise das respostas foi realizada por temas, sendo que o referencial teórico teve como linha mestra os pressupostos reichianos e neo-reichianos. Ao mesmo tempo, tivemos também como suporte teórico alguns autores psicanalíticos... |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2014-06-11T19:31:46Z 2014-06-11T19:31:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TORRESI, Marcia Elizabeth. Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais. 2007. 292 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007. http://hdl.handle.net/11449/102267 000492467 torresi_me_dr_mar.pdf 33004110040P5 |
identifier_str_mv |
TORRESI, Marcia Elizabeth. Relações criança-adulto no mundo contemporâneo: implicações educacionais. 2007. 292 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2007. 000492467 torresi_me_dr_mar.pdf 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
292 f. : il. color. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792962138414776320 |