Juventudes e múltiplas territorialidades: diferenças e desigualdades na cidade e na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Laís Neves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255486
Resumo: Realizada na cidade de Presidente Prudente – SP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), a presente pesquisa teve por objetivo geral entender a dinâmica da fragmentação socioespacial, partindo da experiência de jovens menos favorecidos/as, ligados à coletivos ou culturas juvenis, visando entender a leitura que fazem a partir de suas posicionalidades na cidade, bem como compreender os saberes que circulam nesses coletivos/culturas. Os objetivos específicos tiveram intenção de acessar como essas jovens instituem e negociam suas diferenças e suas pautas, tematizadas nos coletivos juvenis e nos espaços formais de aprendizagem, nesse caso, na Escola Fernando Costa, espaço onde estudam as/os participantes da pesquisa, assim como entender suas diferentes experiências, conflitos e construções identitárias enquanto moradores da cidade de Presidente Prudente. Produzida durante a pandemia da Covid-19, a pesquisa teve de se adaptar metodologicamente à essa conjuntura, portanto, as metodologias foram realizadas inteiramente à distância, passando pelo levantamento bibliográfico, aplicação de questionário, entrevistas, netnografia, sistematização dos dados e escrita e conclusão dos resultados, apresentados todos no presente trabalho. Por conta deste contexto, houve também limitações quanto ao atendimento aos objetivos inicialmente propostos. Não acessamos propriamente jovens de coletivos juvenis, mas aqueles que se disponibilizaram em participar. Concluímos que há uma profunda conexão entre o espaço escolar, a cidade e as juventudes, jovens que produzem, aprendem e compartilham saberes, por vezes conflituosos, através de suas variadas experiências enquanto estudantes, citadinos e participantes de culturas juvenis.
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