O Ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barone, Caroline
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251895
Resumo: Este trabalho tem como temática o ensino de ciências para estudantes com transtorno do espectro autista e como essa problemática tem sido discutida ao longo dos anos. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações significativas na comunicação, comportamento, interação social e motricidade. A inclusão escolar desses estudantes com TEA é garantida por lei e alguns níveis de apoio em relação ao ensino devem ser tomados levando em conta que para o aprendizado desse aluno (focado no aprendizado de ciências) torna-se necessária a aplicação de algumas estratégias e adaptações. O objetivo deste trabalho foi identificar objetivos, metodologias e referenciais em pesquisas sobre ensino de ciências para alunos com TEA. Para isso foi realizada uma pesquisa bibiliográfica consultando o Portal de Periódicos da CAPES, a Revista Brasileira de Educação Especial e revistas específicas do ensino de ciências, em um período de dez anos (2012-2022). Os dados mostraram que as pesquisas são escassas, portanto, há muito o que melhorar no ensino de ciências para estudantes com TEA, como por exemplo, implementação de estratégias didáticas e um avanço na formação de professores.
id UNSP_56b7d7ba4f2179116b765a76a0f1a70d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251895
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última décadaTeaching Science to students with autism spectrum disorder: a look at the last decadeEducação especialProdução científicaInclusão escolarEste trabalho tem como temática o ensino de ciências para estudantes com transtorno do espectro autista e como essa problemática tem sido discutida ao longo dos anos. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações significativas na comunicação, comportamento, interação social e motricidade. A inclusão escolar desses estudantes com TEA é garantida por lei e alguns níveis de apoio em relação ao ensino devem ser tomados levando em conta que para o aprendizado desse aluno (focado no aprendizado de ciências) torna-se necessária a aplicação de algumas estratégias e adaptações. O objetivo deste trabalho foi identificar objetivos, metodologias e referenciais em pesquisas sobre ensino de ciências para alunos com TEA. Para isso foi realizada uma pesquisa bibiliográfica consultando o Portal de Periódicos da CAPES, a Revista Brasileira de Educação Especial e revistas específicas do ensino de ciências, em um período de dez anos (2012-2022). Os dados mostraram que as pesquisas são escassas, portanto, há muito o que melhorar no ensino de ciências para estudantes com TEA, como por exemplo, implementação de estratégias didáticas e um avanço na formação de professores.This work's theme is teaching science to students with autism spectrum disorder and how this issue has been discussed over the years. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by significant changes in communication, behavior, social interaction and motor skills. The school inclusion of these students with ASD is guaranteed by law and some levels of support in relation to teaching must be taken taking into account that for this student's learning (focused on learning science) it is necessary to apply some strategies and adaptations . The objective of this work was to identify objectives, methodologies and references in research on science teaching for students with ASD. To this end, a bibliographical research was carried out consulting the CAPES Periodical Portal, the Brazilian Journal of Special Education and magazines specific to science teaching, over a period of ten years (2012-2022). The data showed that research is scarce, therefore, there is much room for improvement in science teaching for students with ASD, such as implementing teaching strategies and advancing teacher training.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]Barone, Caroline2023-12-13T11:29:50Z2023-12-13T11:29:50Z2023-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBARONE, Caroline. O ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-14T06:11:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251895Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:31:05.015925Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década
Teaching Science to students with autism spectrum disorder: a look at the last decade
title O Ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década
spellingShingle O Ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década
Barone, Caroline
Educação especial
Produção científica
Inclusão escolar
title_short O Ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década
title_full O Ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década
title_fullStr O Ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década
title_full_unstemmed O Ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década
title_sort O Ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década
author Barone, Caroline
author_facet Barone, Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Relma Urel Carbone [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Barone, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Produção científica
Inclusão escolar
topic Educação especial
Produção científica
Inclusão escolar
description Este trabalho tem como temática o ensino de ciências para estudantes com transtorno do espectro autista e como essa problemática tem sido discutida ao longo dos anos. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações significativas na comunicação, comportamento, interação social e motricidade. A inclusão escolar desses estudantes com TEA é garantida por lei e alguns níveis de apoio em relação ao ensino devem ser tomados levando em conta que para o aprendizado desse aluno (focado no aprendizado de ciências) torna-se necessária a aplicação de algumas estratégias e adaptações. O objetivo deste trabalho foi identificar objetivos, metodologias e referenciais em pesquisas sobre ensino de ciências para alunos com TEA. Para isso foi realizada uma pesquisa bibiliográfica consultando o Portal de Periódicos da CAPES, a Revista Brasileira de Educação Especial e revistas específicas do ensino de ciências, em um período de dez anos (2012-2022). Os dados mostraram que as pesquisas são escassas, portanto, há muito o que melhorar no ensino de ciências para estudantes com TEA, como por exemplo, implementação de estratégias didáticas e um avanço na formação de professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13T11:29:50Z
2023-12-13T11:29:50Z
2023-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARONE, Caroline. O ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251895
identifier_str_mv BARONE, Caroline. O ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/251895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128940412239872