Diário de uma professora em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Nathalia Ferraz [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155726
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888675.pdf
Resumo: Durante dois anos (2014-2015) atuei como bolsista pelo Programa Núcleo de Ensino, vinculado ao projeto Prática de leitura e literatura e formação o qual é desenvolvido em uma escola da rede municipal de Rio Claro. Em parceria com a professora responsável pela turma, o trabalho visou a promoção do hábito da leitura no cotidiano de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através da utilização da literatura infanto-juvenil como base para a realização de atividades envolvendo o ato de ler e escrever. Por meio dessa experiência, registrei minhas vivências no ambiente escolar em documentos chamados Diários de Bordo. A prática do registro diário permite que o professor realize, por meio de suas escritas, reflexões acerca das práticas e estratégias por ele utilizadas tendo uma ressignificação enquanto profissional. No presente trabalho, desenvolvo uma pesquisa de caráter autobiográfico, a partir da análise dos referidos diários, com o objetivo de compreender, através dessas escritas, quais as aprendizagens obtidas durante esse processo de reflexão sobre a minha constituição docente. Realizarei um levantamento bibliográfico dos artigos contidos nos Anais do Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica (CIPA), com o intuito de ampliar a compreensão da prática de escrita de diários no fazer docente. Os resultados obtidos, serão apresentados em uma discussão abordando a importância das reflexões acerca da própria prática para a constituição de uma professora
id UNSP_5830ca49ff3aefbdec5654f6d455c348
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155726
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diário de uma professora em formaçãoProfessores - FormaçãoAutobiografiaLiteraturaEscritaDialogoTeachers, Training ofDurante dois anos (2014-2015) atuei como bolsista pelo Programa Núcleo de Ensino, vinculado ao projeto Prática de leitura e literatura e formação o qual é desenvolvido em uma escola da rede municipal de Rio Claro. Em parceria com a professora responsável pela turma, o trabalho visou a promoção do hábito da leitura no cotidiano de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através da utilização da literatura infanto-juvenil como base para a realização de atividades envolvendo o ato de ler e escrever. Por meio dessa experiência, registrei minhas vivências no ambiente escolar em documentos chamados Diários de Bordo. A prática do registro diário permite que o professor realize, por meio de suas escritas, reflexões acerca das práticas e estratégias por ele utilizadas tendo uma ressignificação enquanto profissional. No presente trabalho, desenvolvo uma pesquisa de caráter autobiográfico, a partir da análise dos referidos diários, com o objetivo de compreender, através dessas escritas, quais as aprendizagens obtidas durante esse processo de reflexão sobre a minha constituição docente. Realizarei um levantamento bibliográfico dos artigos contidos nos Anais do Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica (CIPA), com o intuito de ampliar a compreensão da prática de escrita de diários no fazer docente. Os resultados obtidos, serão apresentados em uma discussão abordando a importância das reflexões acerca da própria prática para a constituição de uma professoraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Nathalia Ferraz [UNESP]2018-08-30T18:22:52Z2018-08-30T18:22:52Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfRODRIGUES, Nathalia Ferraz. Diário de uma professora em formação. 2016. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.http://hdl.handle.net/11449/155726000888675http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888675.pdf5879357007917808Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-21T06:21:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155726Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:00.154580Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diário de uma professora em formação
title Diário de uma professora em formação
spellingShingle Diário de uma professora em formação
Rodrigues, Nathalia Ferraz [UNESP]
Professores - Formação
Autobiografia
Literatura
Escrita
Dialogo
Teachers, Training of
title_short Diário de uma professora em formação
title_full Diário de uma professora em formação
title_fullStr Diário de uma professora em formação
title_full_unstemmed Diário de uma professora em formação
title_sort Diário de uma professora em formação
author Rodrigues, Nathalia Ferraz [UNESP]
author_facet Rodrigues, Nathalia Ferraz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Nathalia Ferraz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Autobiografia
Literatura
Escrita
Dialogo
Teachers, Training of
topic Professores - Formação
Autobiografia
Literatura
Escrita
Dialogo
Teachers, Training of
description Durante dois anos (2014-2015) atuei como bolsista pelo Programa Núcleo de Ensino, vinculado ao projeto Prática de leitura e literatura e formação o qual é desenvolvido em uma escola da rede municipal de Rio Claro. Em parceria com a professora responsável pela turma, o trabalho visou a promoção do hábito da leitura no cotidiano de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através da utilização da literatura infanto-juvenil como base para a realização de atividades envolvendo o ato de ler e escrever. Por meio dessa experiência, registrei minhas vivências no ambiente escolar em documentos chamados Diários de Bordo. A prática do registro diário permite que o professor realize, por meio de suas escritas, reflexões acerca das práticas e estratégias por ele utilizadas tendo uma ressignificação enquanto profissional. No presente trabalho, desenvolvo uma pesquisa de caráter autobiográfico, a partir da análise dos referidos diários, com o objetivo de compreender, através dessas escritas, quais as aprendizagens obtidas durante esse processo de reflexão sobre a minha constituição docente. Realizarei um levantamento bibliográfico dos artigos contidos nos Anais do Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica (CIPA), com o intuito de ampliar a compreensão da prática de escrita de diários no fazer docente. Os resultados obtidos, serão apresentados em uma discussão abordando a importância das reflexões acerca da própria prática para a constituição de uma professora
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-08-30T18:22:52Z
2018-08-30T18:22:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Nathalia Ferraz. Diário de uma professora em formação. 2016. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155726
000888675
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888675.pdf
5879357007917808
identifier_str_mv RODRIGUES, Nathalia Ferraz. Diário de uma professora em formação. 2016. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
000888675
5879357007917808
url http://hdl.handle.net/11449/155726
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888675.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129532083830784