Diário de uma professora em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155726 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888675.pdf |
Resumo: | Durante dois anos (2014-2015) atuei como bolsista pelo Programa Núcleo de Ensino, vinculado ao projeto Prática de leitura e literatura e formação o qual é desenvolvido em uma escola da rede municipal de Rio Claro. Em parceria com a professora responsável pela turma, o trabalho visou a promoção do hábito da leitura no cotidiano de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através da utilização da literatura infanto-juvenil como base para a realização de atividades envolvendo o ato de ler e escrever. Por meio dessa experiência, registrei minhas vivências no ambiente escolar em documentos chamados Diários de Bordo. A prática do registro diário permite que o professor realize, por meio de suas escritas, reflexões acerca das práticas e estratégias por ele utilizadas tendo uma ressignificação enquanto profissional. No presente trabalho, desenvolvo uma pesquisa de caráter autobiográfico, a partir da análise dos referidos diários, com o objetivo de compreender, através dessas escritas, quais as aprendizagens obtidas durante esse processo de reflexão sobre a minha constituição docente. Realizarei um levantamento bibliográfico dos artigos contidos nos Anais do Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica (CIPA), com o intuito de ampliar a compreensão da prática de escrita de diários no fazer docente. Os resultados obtidos, serão apresentados em uma discussão abordando a importância das reflexões acerca da própria prática para a constituição de uma professora |
id |
UNSP_5830ca49ff3aefbdec5654f6d455c348 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/155726 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Diário de uma professora em formaçãoProfessores - FormaçãoAutobiografiaLiteraturaEscritaDialogoTeachers, Training ofDurante dois anos (2014-2015) atuei como bolsista pelo Programa Núcleo de Ensino, vinculado ao projeto Prática de leitura e literatura e formação o qual é desenvolvido em uma escola da rede municipal de Rio Claro. Em parceria com a professora responsável pela turma, o trabalho visou a promoção do hábito da leitura no cotidiano de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através da utilização da literatura infanto-juvenil como base para a realização de atividades envolvendo o ato de ler e escrever. Por meio dessa experiência, registrei minhas vivências no ambiente escolar em documentos chamados Diários de Bordo. A prática do registro diário permite que o professor realize, por meio de suas escritas, reflexões acerca das práticas e estratégias por ele utilizadas tendo uma ressignificação enquanto profissional. No presente trabalho, desenvolvo uma pesquisa de caráter autobiográfico, a partir da análise dos referidos diários, com o objetivo de compreender, através dessas escritas, quais as aprendizagens obtidas durante esse processo de reflexão sobre a minha constituição docente. Realizarei um levantamento bibliográfico dos artigos contidos nos Anais do Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica (CIPA), com o intuito de ampliar a compreensão da prática de escrita de diários no fazer docente. Os resultados obtidos, serão apresentados em uma discussão abordando a importância das reflexões acerca da própria prática para a constituição de uma professoraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Cassão, Pamela Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Nathalia Ferraz [UNESP]2018-08-30T18:22:52Z2018-08-30T18:22:52Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfRODRIGUES, Nathalia Ferraz. Diário de uma professora em formação. 2016. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.http://hdl.handle.net/11449/155726000888675http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888675.pdf5879357007917808Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-21T06:21:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155726Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:00.154580Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diário de uma professora em formação |
title |
Diário de uma professora em formação |
spellingShingle |
Diário de uma professora em formação Rodrigues, Nathalia Ferraz [UNESP] Professores - Formação Autobiografia Literatura Escrita Dialogo Teachers, Training of |
title_short |
Diário de uma professora em formação |
title_full |
Diário de uma professora em formação |
title_fullStr |
Diário de uma professora em formação |
title_full_unstemmed |
Diário de uma professora em formação |
title_sort |
Diário de uma professora em formação |
author |
Rodrigues, Nathalia Ferraz [UNESP] |
author_facet |
Rodrigues, Nathalia Ferraz [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chaluh, Laura Noemi [UNESP] Cassão, Pamela Aparecida [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Nathalia Ferraz [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Autobiografia Literatura Escrita Dialogo Teachers, Training of |
topic |
Professores - Formação Autobiografia Literatura Escrita Dialogo Teachers, Training of |
description |
Durante dois anos (2014-2015) atuei como bolsista pelo Programa Núcleo de Ensino, vinculado ao projeto Prática de leitura e literatura e formação o qual é desenvolvido em uma escola da rede municipal de Rio Claro. Em parceria com a professora responsável pela turma, o trabalho visou a promoção do hábito da leitura no cotidiano de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através da utilização da literatura infanto-juvenil como base para a realização de atividades envolvendo o ato de ler e escrever. Por meio dessa experiência, registrei minhas vivências no ambiente escolar em documentos chamados Diários de Bordo. A prática do registro diário permite que o professor realize, por meio de suas escritas, reflexões acerca das práticas e estratégias por ele utilizadas tendo uma ressignificação enquanto profissional. No presente trabalho, desenvolvo uma pesquisa de caráter autobiográfico, a partir da análise dos referidos diários, com o objetivo de compreender, através dessas escritas, quais as aprendizagens obtidas durante esse processo de reflexão sobre a minha constituição docente. Realizarei um levantamento bibliográfico dos artigos contidos nos Anais do Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica (CIPA), com o intuito de ampliar a compreensão da prática de escrita de diários no fazer docente. Os resultados obtidos, serão apresentados em uma discussão abordando a importância das reflexões acerca da própria prática para a constituição de uma professora |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-08-30T18:22:52Z 2018-08-30T18:22:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Nathalia Ferraz. Diário de uma professora em formação. 2016. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016. http://hdl.handle.net/11449/155726 000888675 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888675.pdf 5879357007917808 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Nathalia Ferraz. Diário de uma professora em formação. 2016. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016. 000888675 5879357007917808 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/155726 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888675.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
59 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129532083830784 |