Projeto educacional do Movimento Evita da Argentina para os Bachilleratos Populares e oficinas de educação popular: gestão e formação política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Mike Ceriani de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242995
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o projeto educacional do Movimento Evita para os Bachilleratos Populares argentinos e oficinas formativas organizados pela e para a classe trabalhadora, sob direção do Movimento, em especial no que se refere à formação política e à organização da gestão dos espaços educativos. Os Bachilleratos Populares são escolas públicas, populares e autônomas que surgiram nas Empresas Recuperadas por Trabalhadores na Argentina, mantendo os mesmos princípios de organização e autogestão das empresas. Os objetivos específicos foram discutir o contexto político e econômico argentino que deu origem aos movimentos sociais piqueteros, e que contemplam o Movimento Evita; analisar o processo gestionário de Bachilleratos Populares e das oficinas formativas; analisar as características da gestão e do currículo de Bachilleratos Populares argentinos e das oficinas de educação popular, em especial as relacionadas à formação política de trabalhadores. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Para a realização da pesquisa bibliográfica foram levantados, selecionados e interpretados livros, artigos científicos, monografias, dissertações e teses concernentes aos temas analisados, em especial, movimentos sociais argentinos com foco no Movimento Evita e suas bases ideológicas, Bachilleratos Populares argentinos e oficinas formativas. A pesquisa documental ocorreu pelo levantamento e interpretação de documentos do Movimento e da legislação argentina. A pesquisa empírica foi realizada por meio da aplicação de seis entrevistas com educadores do Movimento Evita atuantes em quatro Bachilleratos Populares. Concluiu-se que os Bachilleratos Populares representam uma parte constitutiva do macroprojeto da Secretaria de Educação do Movimento Evita, tendo eles uma importância fundamental para sua militância e atuação nos bairros populares argentinos. O Movimento Evita oferece significativas contribuições para os Bachilleratos Populares para a superação de algumas contradições, atendendo uma parcela da classe trabalhadora excluída da escola pública estatal e proporcionando diplomação do ensino secundário e formação política.
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Os objetivos específicos foram discutir o contexto político e econômico argentino que deu origem aos movimentos sociais piqueteros, e que contemplam o Movimento Evita; analisar o processo gestionário de Bachilleratos Populares e das oficinas formativas; analisar as características da gestão e do currículo de Bachilleratos Populares argentinos e das oficinas de educação popular, em especial as relacionadas à formação política de trabalhadores. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram as pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Para a realização da pesquisa bibliográfica foram levantados, selecionados e interpretados livros, artigos científicos, monografias, dissertações e teses concernentes aos temas analisados, em especial, movimentos sociais argentinos com foco no Movimento Evita e suas bases ideológicas, Bachilleratos Populares argentinos e oficinas formativas. A pesquisa documental ocorreu pelo levantamento e interpretação de documentos do Movimento e da legislação argentina. A pesquisa empírica foi realizada por meio da aplicação de seis entrevistas com educadores do Movimento Evita atuantes em quatro Bachilleratos Populares. Concluiu-se que os Bachilleratos Populares representam uma parte constitutiva do macroprojeto da Secretaria de Educação do Movimento Evita, tendo eles uma importância fundamental para sua militância e atuação nos bairros populares argentinos. O Movimento Evita oferece significativas contribuições para os Bachilleratos Populares para a superação de algumas contradições, atendendo uma parcela da classe trabalhadora excluída da escola pública estatal e proporcionando diplomação do ensino secundário e formação política.This research aims to analyze the educational project of the Evita Movement for the Bachilleratos Populares in Argentina and training workshops organized by and for the working class, under the direction of the Movement, in particular with regard to political training and the organization of the management of educational spaces. Bachilleratos Populares are public, popular and autonomous schools that emerged in the Companies Recovered by Workers in Argentina, maintaining the same principles of organization and selfmanagement of the companies. The specific objectives were discussing the Argentinean political and economic context that gave rise to the social movements known as piqueteros, which include the Evita Movement; analyzing the management process of Bachilleratos Populares and training workshops; analyzing the characteristics of the management and curriculum of Argentinean Bachilleratos Populares and popular education workshops, especially those related to the political formation of workers. The methodological procedures used in this research were bibliographical, documentary and empirical research. In order to carry out the bibliographical research, books, scientific articles, monographs, dissertations and theses related to the analyzed themes were surveyed, selected and interpreted, in particular, Argentine social movements with a focus on the Evita Movement and its ideological bases, Bachilleratos Populares in Argentina and training workshops. The documentary research was carried out by surveying and interpreting documents from the Movement and Argentine legislation. The empirical research was carried out through the application of six interviews with educators from Evita Movement who work in four Bachilleratos Populares. It was concluded that the Bachilleratos Populares represent a constitutive part of the macroproject of the Secretariat of Education of the Evita Movement, having a fundamental importance for its militancy and performance in popular Argentinean neighborhoods. Evita Movement offers significant contributions to the Bachilleratos Populares in overcoming some contradictions, serving a portion of the working class excluded from state public schools and providing secondary education diplomas and political training.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Mike Ceriani de Oliveira2023-04-17T13:51:57Z2023-04-17T13:51:57Z2023-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Mike Ceriani de Oliveira. Projeto educacional do Movimento Evita da Argentina para os Bachilleratos Populares e oficinas de educação popular: gestão e formação política. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24299533004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:09:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242995Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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