Interdisciplinaridade em favor do currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camponez, Silvia Aparecida Bedin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181478
Resumo: Esta pesquisa busca avaliar como a interdisciplinaridade é compreendida pelos docentes do Centro Paula Souza e, por conseguinte, como conduzir o processo de ensino-aprendizagem por uma metodologia interdisciplinar em um cenário de ensino-aprendizagem no programa de currículo integrado – Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio – ETIM. Para alcançar tais objetivos, este trabalho foi fundamentado em teorias presentes em, entre outros autores, Fazenda, Japiassú e Fourez. A justificativa deste propósito se dá pela necessidade em compreender a interdisciplinaridade para desenvolver adequadamente o processo de ensino-aprendizagem no currículo integrado. O Currículo Integrado tem como base o princípio de alcançar a aprendizagem por aproximações sucessivas e integradas no sentido de realizar a leitura da realidade vivida com a participação de todos os sujeitos envolvidos neste processo. Assim, por esse currículo espera-se que aconteça metodologias interdisciplinares no decorrer das aulas. A interdisciplinaridade por sua vez, é compreendida pela reconstituição da totalidade na relação entre os conceitos gerados a partir de recortes da realidade e representados nas disciplinas. Para a obtenção deste movimento é necessário que os sujeitos envolvidos tenham atitude de busca de alternativas; de reciprocidade para o diálogo e para as trocas; de atitude no envolvimento e comprometimento com os projetos e com as pessoas. Para tanto, escolheu-se a investigação da metodologia de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade criada por Fourez (1997) que é apresentada com característica interdisciplinar por etapas bem estruturadas, permitindo a aproximação entre educador, educando e projeto de pesquisa, relacionados com situações-problema social e historicamente localizados. Como fruto deste trabalho, criou-se o produto intitulado por Tutorial para Elaboração de Apresentação Oral com Auxílio das Mídias Didáticas. Em consonância com os ideais da interdisciplinaridade desta pesquisa, este produto busca instrumentalizar os alunos a realizarem a síntese de seus estudos de forma clara, objetiva e interdisciplinar.
id UNSP_5a6c759dfb7c7a746ec19429547eb820
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181478
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interdisciplinaridade em favor do currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino MédioInterdisciplinarity in favor of the integrated curriculum: Technical Course in Agricultural Integrated to High SchoolEnsino/aprendizagemEnsino técnicoCurrículo integradoInterdisciplinaridadeTeaching-learningTechnical educationIntegrated curriculumInterdisciplinarityEsta pesquisa busca avaliar como a interdisciplinaridade é compreendida pelos docentes do Centro Paula Souza e, por conseguinte, como conduzir o processo de ensino-aprendizagem por uma metodologia interdisciplinar em um cenário de ensino-aprendizagem no programa de currículo integrado – Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio – ETIM. Para alcançar tais objetivos, este trabalho foi fundamentado em teorias presentes em, entre outros autores, Fazenda, Japiassú e Fourez. A justificativa deste propósito se dá pela necessidade em compreender a interdisciplinaridade para desenvolver adequadamente o processo de ensino-aprendizagem no currículo integrado. O Currículo Integrado tem como base o princípio de alcançar a aprendizagem por aproximações sucessivas e integradas no sentido de realizar a leitura da realidade vivida com a participação de todos os sujeitos envolvidos neste processo. Assim, por esse currículo espera-se que aconteça metodologias interdisciplinares no decorrer das aulas. A interdisciplinaridade por sua vez, é compreendida pela reconstituição da totalidade na relação entre os conceitos gerados a partir de recortes da realidade e representados nas disciplinas. Para a obtenção deste movimento é necessário que os sujeitos envolvidos tenham atitude de busca de alternativas; de reciprocidade para o diálogo e para as trocas; de atitude no envolvimento e comprometimento com os projetos e com as pessoas. Para tanto, escolheu-se a investigação da metodologia de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade criada por Fourez (1997) que é apresentada com característica interdisciplinar por etapas bem estruturadas, permitindo a aproximação entre educador, educando e projeto de pesquisa, relacionados com situações-problema social e historicamente localizados. Como fruto deste trabalho, criou-se o produto intitulado por Tutorial para Elaboração de Apresentação Oral com Auxílio das Mídias Didáticas. Em consonância com os ideais da interdisciplinaridade desta pesquisa, este produto busca instrumentalizar os alunos a realizarem a síntese de seus estudos de forma clara, objetiva e interdisciplinar.This research aims to evaluate how the interdisciplinarity is understood by the teachers of the Paula Souza Center and, therefore, how to conduct the teachinglearning process by interdisciplinary methodology in a teaching-learning scenario in the integrated curriculum program - Integrated Technical Course at High School. In order to reach these objectives, this work was based on theories present in, among other authors, Fazenda, Japiassú and Fourez. The justification for this purpose is the need to understand the interdisciplinarity to adequately develop the teaching-learning process in the integrated curriculum. The Integrated Curriculum is based on the principle of achieving learning through successive and integrated approaches in order to realize the reality lived with the participation of all the subjects involved in this process. Thus, through this curriculum it is expected that interdisciplinary methodologies will happen during the lessons. Interdisciplinarity, in turn, is understood by the reconstitution of totality in the relation between concepts generated from cuts of reality and represented in the disciplines. To obtain this movement it is necessary that the subjects involved have an attitude of seeking alternatives; of reciprocity for dialogue and exchange; involvement in and commitment to projects and people. For this purpose, we chose to investigate the methodology of Interdisciplinary Islands of Rationality created by Fourez (1997) that is presented with an interdisciplinary characteristic by well-structured stages, allowing the approximation among educator, educator and research project, related to social problem situations and historically located. At the end of the steps of this methodology the student resumes the entire process by making the registration and oral presentation to the public. In this way, a product was created to help students prepare an oral presentation with the help of the media. The product titled Tutorial for Elaboration of Oral Presentation with Aid of Didactic Media is in agreement with the ideals of the interdisciplinarity of this research, this product tries to instrumentalize the students to carry out the synthesis of their studies in a clear, objective and interdisciplinary way.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camponez, Silvia Aparecida Bedin2019-04-11T12:16:23Z2019-04-11T12:16:23Z2019-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18147800091500633004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-16T06:05:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181478Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:05:46.829729Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade em favor do currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
Interdisciplinarity in favor of the integrated curriculum: Technical Course in Agricultural Integrated to High School
title Interdisciplinaridade em favor do currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
spellingShingle Interdisciplinaridade em favor do currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
Camponez, Silvia Aparecida Bedin
Ensino/aprendizagem
Ensino técnico
Currículo integrado
Interdisciplinaridade
Teaching-learning
Technical education
Integrated curriculum
Interdisciplinarity
title_short Interdisciplinaridade em favor do currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
title_full Interdisciplinaridade em favor do currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
title_fullStr Interdisciplinaridade em favor do currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade em favor do currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
title_sort Interdisciplinaridade em favor do currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
author Camponez, Silvia Aparecida Bedin
author_facet Camponez, Silvia Aparecida Bedin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camponez, Silvia Aparecida Bedin
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino/aprendizagem
Ensino técnico
Currículo integrado
Interdisciplinaridade
Teaching-learning
Technical education
Integrated curriculum
Interdisciplinarity
topic Ensino/aprendizagem
Ensino técnico
Currículo integrado
Interdisciplinaridade
Teaching-learning
Technical education
Integrated curriculum
Interdisciplinarity
description Esta pesquisa busca avaliar como a interdisciplinaridade é compreendida pelos docentes do Centro Paula Souza e, por conseguinte, como conduzir o processo de ensino-aprendizagem por uma metodologia interdisciplinar em um cenário de ensino-aprendizagem no programa de currículo integrado – Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio – ETIM. Para alcançar tais objetivos, este trabalho foi fundamentado em teorias presentes em, entre outros autores, Fazenda, Japiassú e Fourez. A justificativa deste propósito se dá pela necessidade em compreender a interdisciplinaridade para desenvolver adequadamente o processo de ensino-aprendizagem no currículo integrado. O Currículo Integrado tem como base o princípio de alcançar a aprendizagem por aproximações sucessivas e integradas no sentido de realizar a leitura da realidade vivida com a participação de todos os sujeitos envolvidos neste processo. Assim, por esse currículo espera-se que aconteça metodologias interdisciplinares no decorrer das aulas. A interdisciplinaridade por sua vez, é compreendida pela reconstituição da totalidade na relação entre os conceitos gerados a partir de recortes da realidade e representados nas disciplinas. Para a obtenção deste movimento é necessário que os sujeitos envolvidos tenham atitude de busca de alternativas; de reciprocidade para o diálogo e para as trocas; de atitude no envolvimento e comprometimento com os projetos e com as pessoas. Para tanto, escolheu-se a investigação da metodologia de Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade criada por Fourez (1997) que é apresentada com característica interdisciplinar por etapas bem estruturadas, permitindo a aproximação entre educador, educando e projeto de pesquisa, relacionados com situações-problema social e historicamente localizados. Como fruto deste trabalho, criou-se o produto intitulado por Tutorial para Elaboração de Apresentação Oral com Auxílio das Mídias Didáticas. Em consonância com os ideais da interdisciplinaridade desta pesquisa, este produto busca instrumentalizar os alunos a realizarem a síntese de seus estudos de forma clara, objetiva e interdisciplinar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-11T12:16:23Z
2019-04-11T12:16:23Z
2019-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181478
000915006
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/181478
identifier_str_mv 000915006
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128459357028352