Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96686
Resumo: Essa dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente – SP. O problema de pesquisa delimita a existência de uma dissonância entre o ensino escolar (objetivos, conteúdos e métodos) e o universo de relações, conteúdos e linguagens compartilhados pelas crianças e jovens, que se caracteriza, dentre outros aspectos, por uma intensa imersão desses sujeitos na cultura midiática, ou mais especificamente numa “Cultura Digital”. Sugere-se a hipótese de que as mídias detém um potencial pedagógico capaz de contribuir de modo importante para a atualização dos processos de ensino e aprendizagem na escola, e para tal deve-se aproximar as práticas pedagógicas das novas configurações presentes na relação dos alunos com as mídias, bem como os conteúdos que elas veiculam. Apresentaram-se então duas questões: (i) como explorar as potencialidades pedagógicas das mídias na aprendizagem dos conteúdos da Educação Física?; e (ii) seria possível ao ensino da Educação Física favorecer a aprendizagem utilizando-se das possibilidades de comunicabilidade, autoria e compartilhamento de conteúdos características das novas relações midiatizadas? Assim o objetivo geral dessa pesquisa foi verificar possibilidades de atualização na abordagem de conteúdos da Educação Física mediante a integração das mídias como...
id UNSP_5c7f4d9272a35595cbc4933c37c8c1ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96686
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação FísicaEducaçãoEducação fisica - Formação de professoresMídia digitalProfessores de educação fisicaEducationEssa dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente – SP. O problema de pesquisa delimita a existência de uma dissonância entre o ensino escolar (objetivos, conteúdos e métodos) e o universo de relações, conteúdos e linguagens compartilhados pelas crianças e jovens, que se caracteriza, dentre outros aspectos, por uma intensa imersão desses sujeitos na cultura midiática, ou mais especificamente numa “Cultura Digital”. Sugere-se a hipótese de que as mídias detém um potencial pedagógico capaz de contribuir de modo importante para a atualização dos processos de ensino e aprendizagem na escola, e para tal deve-se aproximar as práticas pedagógicas das novas configurações presentes na relação dos alunos com as mídias, bem como os conteúdos que elas veiculam. Apresentaram-se então duas questões: (i) como explorar as potencialidades pedagógicas das mídias na aprendizagem dos conteúdos da Educação Física?; e (ii) seria possível ao ensino da Educação Física favorecer a aprendizagem utilizando-se das possibilidades de comunicabilidade, autoria e compartilhamento de conteúdos características das novas relações midiatizadas? Assim o objetivo geral dessa pesquisa foi verificar possibilidades de atualização na abordagem de conteúdos da Educação Física mediante a integração das mídias como...This dissertation is linked to “Formative Processes and Practices in Education” from Postgraduate in Education Program, Faculty of Science and Technology of the Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente campus. The problem of research proposes an existence of a dissonance between the school education (objectives, contents and methods) and the universe of relations, contents and languages shared by children and young people, which is characterized, among other things, by intense immersion in the culture media of these subjects, or more specifically a “Digital Culture”. It is suggested the hypothesis that the media has a pedagogical potential able to contribute significantly to the update of teaching and learning processes in school, and this could approximate the pedagogical practices of new pedagogical practice with the new settings in the relationship of the pupils with the media, as well as the content that they provide. Two questions present themselves: (i) how to explore the pedagogical potential of media in learning the contents of Physical Education?; and (ii) could the teaching of Physical Education promote a learning using the possibilities of communicability, authorship and content sharing, characteristic of new media? Thus, the general objective of this research was to investigate upgrade possibilities in approach of Physical Education contents through the integration of media as resources for teaching and learning, both in size as instruments of shared content. I opted for an essentially qualitative... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Betti, Mauro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]2014-06-11T19:28:25Z2014-06-11T19:28:25Z2012-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis209 f. : il.application/pdfCAMILO, Rodrigo Cordeiro. Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação Física. 2012. 209 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação, 2012.http://hdl.handle.net/11449/96686000707919camilo_rc_me_prud.pdf33004129044P66026760351434205Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96686Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:32:32.443968Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação Física
title Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação Física
spellingShingle Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação Física
Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]
Educação
Educação fisica - Formação de professores
Mídia digital
Professores de educação fisica
Education
title_short Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação Física
title_full Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação Física
title_fullStr Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação Física
title_full_unstemmed Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação Física
title_sort Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação Física
author Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]
author_facet Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Betti, Mauro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação fisica - Formação de professores
Mídia digital
Professores de educação fisica
Education
topic Educação
Educação fisica - Formação de professores
Mídia digital
Professores de educação fisica
Education
description Essa dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente – SP. O problema de pesquisa delimita a existência de uma dissonância entre o ensino escolar (objetivos, conteúdos e métodos) e o universo de relações, conteúdos e linguagens compartilhados pelas crianças e jovens, que se caracteriza, dentre outros aspectos, por uma intensa imersão desses sujeitos na cultura midiática, ou mais especificamente numa “Cultura Digital”. Sugere-se a hipótese de que as mídias detém um potencial pedagógico capaz de contribuir de modo importante para a atualização dos processos de ensino e aprendizagem na escola, e para tal deve-se aproximar as práticas pedagógicas das novas configurações presentes na relação dos alunos com as mídias, bem como os conteúdos que elas veiculam. Apresentaram-se então duas questões: (i) como explorar as potencialidades pedagógicas das mídias na aprendizagem dos conteúdos da Educação Física?; e (ii) seria possível ao ensino da Educação Física favorecer a aprendizagem utilizando-se das possibilidades de comunicabilidade, autoria e compartilhamento de conteúdos características das novas relações midiatizadas? Assim o objetivo geral dessa pesquisa foi verificar possibilidades de atualização na abordagem de conteúdos da Educação Física mediante a integração das mídias como...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-17
2014-06-11T19:28:25Z
2014-06-11T19:28:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMILO, Rodrigo Cordeiro. Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação Física. 2012. 209 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/96686
000707919
camilo_rc_me_prud.pdf
33004129044P6
6026760351434205
identifier_str_mv CAMILO, Rodrigo Cordeiro. Mídias e Linguagem Audiovisual: investigando possibilidades na prática pedagógica do professor de Educação Física. 2012. 209 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação, 2012.
000707919
camilo_rc_me_prud.pdf
33004129044P6
6026760351434205
url http://hdl.handle.net/11449/96686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 209 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128822982213632