Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194311 |
Resumo: | Essa pesquisa de mestrado objetiva fomentar a autonomia e criticidade dos estudantes. Para isso, utilizando os estudos de autores que abordam a autonomia e a criticidade nos educandos (Freire, 2017), e a temática da dança (Andrade e Godoy, 2018), foi elaborada uma proposta pedagógica educacional baseada no funk carioca, apresentado como campo de interesse dos educandos, e para problematizar questões relacionadas a ele, como: as batidas, a temática das letras e, em especial, a dança. A proposta ocorreu em uma unidade escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e se desenvolveu em 20 encontros de 45 minutos de duração, realizados duas vezes por semana, nas aulas da disciplina de artes, com estudantes na faixa dos 14 anos de idade. A pesquisa contou com um registro em diário de bordo das aulas ministradas, considerando o que foi realizado, e reflexões sobre as escolhas e decisões da prática. Por fim, os dados foram analisados reflexivamente com apoio de bibliografia especializada. Após a reflexão a respeito dos registros verificou-se que o ensino da dança funk na escola contribuiu para a autonomia e criticidade dos educandos. |
id |
UNSP_5d57df8b00c5af1aaa3db81021370d86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/194311 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escolaCould it be Funk? The scenicbBody in action: an essay about the dance in schoolsDançaFunkEscolaArtes e juventudeArte na educaçãoEducação do adolescenteDanceFunkSchoolEssa pesquisa de mestrado objetiva fomentar a autonomia e criticidade dos estudantes. Para isso, utilizando os estudos de autores que abordam a autonomia e a criticidade nos educandos (Freire, 2017), e a temática da dança (Andrade e Godoy, 2018), foi elaborada uma proposta pedagógica educacional baseada no funk carioca, apresentado como campo de interesse dos educandos, e para problematizar questões relacionadas a ele, como: as batidas, a temática das letras e, em especial, a dança. A proposta ocorreu em uma unidade escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e se desenvolveu em 20 encontros de 45 minutos de duração, realizados duas vezes por semana, nas aulas da disciplina de artes, com estudantes na faixa dos 14 anos de idade. A pesquisa contou com um registro em diário de bordo das aulas ministradas, considerando o que foi realizado, e reflexões sobre as escolhas e decisões da prática. Por fim, os dados foram analisados reflexivamente com apoio de bibliografia especializada. Após a reflexão a respeito dos registros verificou-se que o ensino da dança funk na escola contribuiu para a autonomia e criticidade dos educandos.This master´s reseach aims to promote student´s autonomy and criticaly. To this end using the studies of authors that address autonomy and criticality in students (Freire, 2017), and the theme of dance (Andrade and Godoy, 2018), an educational pedagogical proposal based funk carioca, presented as a field of interest to students, and to problematize issues related to it, such as: the beats, the beats, the theme of letters and, in paryicular, dance. The proposal took place in a school unit of the municipality of São Paulo (PMSP) and developed in 20 45 – minute meetings, hels twice a week, in the arts discipline classes, with students en the 14 year old age range. The research included a logbook of the classes taught, considering what was done, and reflections on the choices and decisions of the practice. Finally, the data were analyzed reflexively with thaw support of a specialized bibliography. After reflecting on the records, it was found that teaching funk dance at school contributed to the autonomy and criticality of students.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Carolina Romano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos2020-11-11T17:38:29Z2020-11-11T17:38:29Z2020-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19431141002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:13:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194311Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:44:53.826931Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola Could it be Funk? The scenicbBody in action: an essay about the dance in schools |
title |
Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola |
spellingShingle |
Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos Dança Funk Escola Artes e juventude Arte na educação Educação do adolescente Dance Funk School |
title_short |
Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola |
title_full |
Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola |
title_fullStr |
Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola |
title_full_unstemmed |
Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola |
title_sort |
Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola |
author |
Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos |
author_facet |
Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Carolina Romano de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Funk Escola Artes e juventude Arte na educação Educação do adolescente Dance Funk School |
topic |
Dança Funk Escola Artes e juventude Arte na educação Educação do adolescente Dance Funk School |
description |
Essa pesquisa de mestrado objetiva fomentar a autonomia e criticidade dos estudantes. Para isso, utilizando os estudos de autores que abordam a autonomia e a criticidade nos educandos (Freire, 2017), e a temática da dança (Andrade e Godoy, 2018), foi elaborada uma proposta pedagógica educacional baseada no funk carioca, apresentado como campo de interesse dos educandos, e para problematizar questões relacionadas a ele, como: as batidas, a temática das letras e, em especial, a dança. A proposta ocorreu em uma unidade escolar da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e se desenvolveu em 20 encontros de 45 minutos de duração, realizados duas vezes por semana, nas aulas da disciplina de artes, com estudantes na faixa dos 14 anos de idade. A pesquisa contou com um registro em diário de bordo das aulas ministradas, considerando o que foi realizado, e reflexões sobre as escolhas e decisões da prática. Por fim, os dados foram analisados reflexivamente com apoio de bibliografia especializada. Após a reflexão a respeito dos registros verificou-se que o ensino da dança funk na escola contribuiu para a autonomia e criticidade dos educandos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-11T17:38:29Z 2020-11-11T17:38:29Z 2020-10-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/194311 41002016026P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/194311 |
identifier_str_mv |
41002016026P1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128852920107008 |