Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/628 http://hdl.handle.net/11449/143146 |
Resumo: | Introdução: A doação de sangue é ato voluntário, altruístico, porém com implicações legais. Neste sentido, é fundamental capacitar o doador para uma doação plena. A capacitação é um processo que deve ser iniciado precocemente, visto que a idade mínima atual para a doação é para maiores de 16 anos. Objetivos: Iniciar a capacitação de jovens, dentro do ambiente da escola, para a doação de sangue cidadã e solidária. Métodos: A intervenção é composta de projeção do vídeo ¨Um dia especial¨, a palestra, e um instrumento de avaliação de aprendizado pré e pós intervenção. Resultados: No último ano foram realizadas palestras em 6 escolas da cidade de Botucatu, no horário noturno. Os questionários pré e pós-palestras foram aplicados em 329 alunos de 7 salas de aula. Desafios e dificuldades encontrados: Observamos que o rendimento dos alunos não era satisfatório, por indisciplina, e nas avaliações pós-palestras. Apenas 73% dos 186 alunos avaliados acertou a questão sobre a janela imunológica. Optamos por uma nova estratégia, com novo questionário, de forma a tornar-se o roteiro da palestra. O índice de acertos passou para 91,6 a 97,9% das 143 avaliações realizadas. Esta melhora foi acompanhada de mudança importante do comportamento dos alunos em sala de aula. Para os nossos acadêmicos, foi um momento de aprendizado muito significativo, pois puderam perceber que muitas vezes o resultado pedagógico é fruto principalmente da estratégia utilizada, e não simplesmente a indisciplina dos alunos ou a falta de vontade. Para todos nós, é prova que é fundamental acreditar nos propósitos dos trabalhos e buscar incessantemente o melhor desempenho, principalmente numa situação como os trabalhos de extensão universitária, pois é nesse momento que somos colocados à prova. |
id |
UNSP_61111e18992d1bdd21ba5a0632ac52a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143146 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruístaBiológicasSaúdeIntrodução: A doação de sangue é ato voluntário, altruístico, porém com implicações legais. Neste sentido, é fundamental capacitar o doador para uma doação plena. A capacitação é um processo que deve ser iniciado precocemente, visto que a idade mínima atual para a doação é para maiores de 16 anos. Objetivos: Iniciar a capacitação de jovens, dentro do ambiente da escola, para a doação de sangue cidadã e solidária. Métodos: A intervenção é composta de projeção do vídeo ¨Um dia especial¨, a palestra, e um instrumento de avaliação de aprendizado pré e pós intervenção. Resultados: No último ano foram realizadas palestras em 6 escolas da cidade de Botucatu, no horário noturno. Os questionários pré e pós-palestras foram aplicados em 329 alunos de 7 salas de aula. Desafios e dificuldades encontrados: Observamos que o rendimento dos alunos não era satisfatório, por indisciplina, e nas avaliações pós-palestras. Apenas 73% dos 186 alunos avaliados acertou a questão sobre a janela imunológica. Optamos por uma nova estratégia, com novo questionário, de forma a tornar-se o roteiro da palestra. O índice de acertos passou para 91,6 a 97,9% das 143 avaliações realizadas. Esta melhora foi acompanhada de mudança importante do comportamento dos alunos em sala de aula. Para os nossos acadêmicos, foi um momento de aprendizado muito significativo, pois puderam perceber que muitas vezes o resultado pedagógico é fruto principalmente da estratégia utilizada, e não simplesmente a indisciplina dos alunos ou a falta de vontade. Para todos nós, é prova que é fundamental acreditar nos propósitos dos trabalhos e buscar incessantemente o melhor desempenho, principalmente numa situação como os trabalhos de extensão universitária, pois é nesse momento que somos colocados à prova.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Carina Grespi [UNESP]Franco, Aparecida Donizete [UNESP]Fujihara, Laura Tiaki [UNESP]Hokama, Newton Key [UNESP]Marcussi, Paola [UNESP]Araújo, Ycaro Rafael Machado [UNESP]Giansante, Thais [UNESP]2016-08-24T12:43:35Z2016-08-24T12:43:35Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject50application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/628Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 50, 2011.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143146ISSN1679-4605-2011-07-03-50.pdf4132731111630799PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-14T17:37:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143146Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-14T17:37:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta |
title |
Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta |
spellingShingle |
Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta Bueno, Carina Grespi [UNESP] Biológicas Saúde |
title_short |
Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta |
title_full |
Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta |
title_fullStr |
Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta |
title_full_unstemmed |
Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta |
title_sort |
Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta |
author |
Bueno, Carina Grespi [UNESP] |
author_facet |
Bueno, Carina Grespi [UNESP] Franco, Aparecida Donizete [UNESP] Fujihara, Laura Tiaki [UNESP] Hokama, Newton Key [UNESP] Marcussi, Paola [UNESP] Araújo, Ycaro Rafael Machado [UNESP] Giansante, Thais [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Aparecida Donizete [UNESP] Fujihara, Laura Tiaki [UNESP] Hokama, Newton Key [UNESP] Marcussi, Paola [UNESP] Araújo, Ycaro Rafael Machado [UNESP] Giansante, Thais [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Carina Grespi [UNESP] Franco, Aparecida Donizete [UNESP] Fujihara, Laura Tiaki [UNESP] Hokama, Newton Key [UNESP] Marcussi, Paola [UNESP] Araújo, Ycaro Rafael Machado [UNESP] Giansante, Thais [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biológicas Saúde |
topic |
Biológicas Saúde |
description |
Introdução: A doação de sangue é ato voluntário, altruístico, porém com implicações legais. Neste sentido, é fundamental capacitar o doador para uma doação plena. A capacitação é um processo que deve ser iniciado precocemente, visto que a idade mínima atual para a doação é para maiores de 16 anos. Objetivos: Iniciar a capacitação de jovens, dentro do ambiente da escola, para a doação de sangue cidadã e solidária. Métodos: A intervenção é composta de projeção do vídeo ¨Um dia especial¨, a palestra, e um instrumento de avaliação de aprendizado pré e pós intervenção. Resultados: No último ano foram realizadas palestras em 6 escolas da cidade de Botucatu, no horário noturno. Os questionários pré e pós-palestras foram aplicados em 329 alunos de 7 salas de aula. Desafios e dificuldades encontrados: Observamos que o rendimento dos alunos não era satisfatório, por indisciplina, e nas avaliações pós-palestras. Apenas 73% dos 186 alunos avaliados acertou a questão sobre a janela imunológica. Optamos por uma nova estratégia, com novo questionário, de forma a tornar-se o roteiro da palestra. O índice de acertos passou para 91,6 a 97,9% das 143 avaliações realizadas. Esta melhora foi acompanhada de mudança importante do comportamento dos alunos em sala de aula. Para os nossos acadêmicos, foi um momento de aprendizado muito significativo, pois puderam perceber que muitas vezes o resultado pedagógico é fruto principalmente da estratégia utilizada, e não simplesmente a indisciplina dos alunos ou a falta de vontade. Para todos nós, é prova que é fundamental acreditar nos propósitos dos trabalhos e buscar incessantemente o melhor desempenho, principalmente numa situação como os trabalhos de extensão universitária, pois é nesse momento que somos colocados à prova. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-08-24T12:43:35Z 2016-08-24T12:43:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/628 Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 50, 2011. 1679-4605 http://hdl.handle.net/11449/143146 ISSN1679-4605-2011-07-03-50.pdf 4132731111630799 |
url |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/628 http://hdl.handle.net/11449/143146 |
identifier_str_mv |
Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 50, 2011. 1679-4605 ISSN1679-4605-2011-07-03-50.pdf 4132731111630799 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Ciência em Extensão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
50 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128143295250432 |