Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Carina Grespi [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Franco, Aparecida Donizete [UNESP], Fujihara, Laura Tiaki [UNESP], Hokama, Newton Key [UNESP], Marcussi, Paola [UNESP], Araújo, Ycaro Rafael Machado [UNESP], Giansante, Thais [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/628
http://hdl.handle.net/11449/143146
Resumo: Introdução: A doação de sangue é ato voluntário, altruístico, porém com implicações legais. Neste sentido, é fundamental capacitar o doador para uma doação plena. A capacitação é um processo que deve ser iniciado precocemente, visto que a idade mínima atual para a doação é para maiores de 16 anos. Objetivos: Iniciar a capacitação de jovens, dentro do ambiente da escola, para a doação de sangue cidadã e solidária. Métodos: A intervenção é composta de projeção do vídeo ¨Um dia especial¨, a palestra, e um instrumento de avaliação de aprendizado pré e pós intervenção. Resultados: No último ano foram realizadas palestras em 6 escolas da cidade de Botucatu, no horário noturno. Os questionários pré e pós-palestras foram aplicados em 329 alunos de 7 salas de aula. Desafios e dificuldades encontrados: Observamos que o rendimento dos alunos não era satisfatório, por indisciplina, e nas avaliações pós-palestras. Apenas 73% dos 186 alunos avaliados acertou a questão sobre a janela imunológica. Optamos por uma nova estratégia, com novo questionário, de forma a tornar-se o roteiro da palestra. O índice de acertos passou para 91,6 a 97,9% das 143 avaliações realizadas. Esta melhora foi acompanhada de mudança importante do comportamento dos alunos em sala de aula. Para os nossos acadêmicos, foi um momento de aprendizado muito significativo, pois puderam perceber que muitas vezes o resultado pedagógico é fruto principalmente da estratégia utilizada, e não simplesmente a indisciplina dos alunos ou a falta de vontade. Para todos nós, é prova que é fundamental acreditar nos propósitos dos trabalhos e buscar incessantemente o melhor desempenho, principalmente numa situação como os trabalhos de extensão universitária, pois é nesse momento que somos colocados à prova.
id UNSP_61111e18992d1bdd21ba5a0632ac52a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143146
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruístaBiológicasSaúdeIntrodução: A doação de sangue é ato voluntário, altruístico, porém com implicações legais. Neste sentido, é fundamental capacitar o doador para uma doação plena. A capacitação é um processo que deve ser iniciado precocemente, visto que a idade mínima atual para a doação é para maiores de 16 anos. Objetivos: Iniciar a capacitação de jovens, dentro do ambiente da escola, para a doação de sangue cidadã e solidária. Métodos: A intervenção é composta de projeção do vídeo ¨Um dia especial¨, a palestra, e um instrumento de avaliação de aprendizado pré e pós intervenção. Resultados: No último ano foram realizadas palestras em 6 escolas da cidade de Botucatu, no horário noturno. Os questionários pré e pós-palestras foram aplicados em 329 alunos de 7 salas de aula. Desafios e dificuldades encontrados: Observamos que o rendimento dos alunos não era satisfatório, por indisciplina, e nas avaliações pós-palestras. Apenas 73% dos 186 alunos avaliados acertou a questão sobre a janela imunológica. Optamos por uma nova estratégia, com novo questionário, de forma a tornar-se o roteiro da palestra. O índice de acertos passou para 91,6 a 97,9% das 143 avaliações realizadas. Esta melhora foi acompanhada de mudança importante do comportamento dos alunos em sala de aula. Para os nossos acadêmicos, foi um momento de aprendizado muito significativo, pois puderam perceber que muitas vezes o resultado pedagógico é fruto principalmente da estratégia utilizada, e não simplesmente a indisciplina dos alunos ou a falta de vontade. Para todos nós, é prova que é fundamental acreditar nos propósitos dos trabalhos e buscar incessantemente o melhor desempenho, principalmente numa situação como os trabalhos de extensão universitária, pois é nesse momento que somos colocados à prova.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bueno, Carina Grespi [UNESP]Franco, Aparecida Donizete [UNESP]Fujihara, Laura Tiaki [UNESP]Hokama, Newton Key [UNESP]Marcussi, Paola [UNESP]Araújo, Ycaro Rafael Machado [UNESP]Giansante, Thais [UNESP]2016-08-24T12:43:35Z2016-08-24T12:43:35Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject50application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/628Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 50, 2011.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143146ISSN1679-4605-2011-07-03-50.pdf4132731111630799PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-14T17:37:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143146Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-14T17:37:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta
title Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta
spellingShingle Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta
Bueno, Carina Grespi [UNESP]
Biológicas
Saúde
title_short Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta
title_full Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta
title_fullStr Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta
title_full_unstemmed Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta
title_sort Sangue na rua: por uma doação de sangue cidadã e altruísta
author Bueno, Carina Grespi [UNESP]
author_facet Bueno, Carina Grespi [UNESP]
Franco, Aparecida Donizete [UNESP]
Fujihara, Laura Tiaki [UNESP]
Hokama, Newton Key [UNESP]
Marcussi, Paola [UNESP]
Araújo, Ycaro Rafael Machado [UNESP]
Giansante, Thais [UNESP]
author_role author
author2 Franco, Aparecida Donizete [UNESP]
Fujihara, Laura Tiaki [UNESP]
Hokama, Newton Key [UNESP]
Marcussi, Paola [UNESP]
Araújo, Ycaro Rafael Machado [UNESP]
Giansante, Thais [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Carina Grespi [UNESP]
Franco, Aparecida Donizete [UNESP]
Fujihara, Laura Tiaki [UNESP]
Hokama, Newton Key [UNESP]
Marcussi, Paola [UNESP]
Araújo, Ycaro Rafael Machado [UNESP]
Giansante, Thais [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biológicas
Saúde
topic Biológicas
Saúde
description Introdução: A doação de sangue é ato voluntário, altruístico, porém com implicações legais. Neste sentido, é fundamental capacitar o doador para uma doação plena. A capacitação é um processo que deve ser iniciado precocemente, visto que a idade mínima atual para a doação é para maiores de 16 anos. Objetivos: Iniciar a capacitação de jovens, dentro do ambiente da escola, para a doação de sangue cidadã e solidária. Métodos: A intervenção é composta de projeção do vídeo ¨Um dia especial¨, a palestra, e um instrumento de avaliação de aprendizado pré e pós intervenção. Resultados: No último ano foram realizadas palestras em 6 escolas da cidade de Botucatu, no horário noturno. Os questionários pré e pós-palestras foram aplicados em 329 alunos de 7 salas de aula. Desafios e dificuldades encontrados: Observamos que o rendimento dos alunos não era satisfatório, por indisciplina, e nas avaliações pós-palestras. Apenas 73% dos 186 alunos avaliados acertou a questão sobre a janela imunológica. Optamos por uma nova estratégia, com novo questionário, de forma a tornar-se o roteiro da palestra. O índice de acertos passou para 91,6 a 97,9% das 143 avaliações realizadas. Esta melhora foi acompanhada de mudança importante do comportamento dos alunos em sala de aula. Para os nossos acadêmicos, foi um momento de aprendizado muito significativo, pois puderam perceber que muitas vezes o resultado pedagógico é fruto principalmente da estratégia utilizada, e não simplesmente a indisciplina dos alunos ou a falta de vontade. Para todos nós, é prova que é fundamental acreditar nos propósitos dos trabalhos e buscar incessantemente o melhor desempenho, principalmente numa situação como os trabalhos de extensão universitária, pois é nesse momento que somos colocados à prova.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-08-24T12:43:35Z
2016-08-24T12:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/628
Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 50, 2011.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143146
ISSN1679-4605-2011-07-03-50.pdf
4132731111630799
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/628
http://hdl.handle.net/11449/143146
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 7, n. 3, p. 50, 2011.
1679-4605
ISSN1679-4605-2011-07-03-50.pdf
4132731111630799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128143295250432