Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/136627 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-17/000859939.pdf |
Resumo: | The chemistry is a science little adored by students, because it is a modeling science. The study in chemistry needs a little of abstraction to be able to view something that can not being viewed, that is why chemistry uses many models and tools. The periodic table is a tool useful, but complicated to be understood, where many students end up just decorating for a test, and losing interest in class. The use of ludic games is a way to facilitate the teaching-learning process, because a game has rules to be followed, so the student will get involved to the content to be studied in addition to having to respect rules. Therefore, it is needed that teachers make their lectures more attractive for their students. This work has analyzed an alternative method for teaching the periodic table using basic computer resources, in order to propose a ludic game to a different class, seeking to get the students attention in order to facilitate the understanding of the content |
id |
UNSP_63e07c1ec9df233b28d252bbace9818b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/136627 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódicaTabela PeriódicaQuimicaSistemas tutoriais inteligentesJogos eletronicosPeriodic lawThe chemistry is a science little adored by students, because it is a modeling science. The study in chemistry needs a little of abstraction to be able to view something that can not being viewed, that is why chemistry uses many models and tools. The periodic table is a tool useful, but complicated to be understood, where many students end up just decorating for a test, and losing interest in class. The use of ludic games is a way to facilitate the teaching-learning process, because a game has rules to be followed, so the student will get involved to the content to be studied in addition to having to respect rules. Therefore, it is needed that teachers make their lectures more attractive for their students. This work has analyzed an alternative method for teaching the periodic table using basic computer resources, in order to propose a ludic game to a different class, seeking to get the students attention in order to facilitate the understanding of the contentA química é uma ciência pouco adorada pelos alunos, por se tratar de uma ciência de modelos. O estudo em química requer um pouco de abstração para conseguir visualizar algo que não se enxerga por isso a química utiliza muitos modelos e ferramentas. A tabela periódica é uma ferramenta bastante útil, porém complicada de entender, onde muitos alunos acabam apenas decorando para uma avaliação, e perdendo o interesse nas aulas. O uso de jogos lúdicos é uma forma de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, pois um jogo possui regras a serem seguidas, assim o aluno irá envolver-se com o conteúdo a ser estudado além de ter que respeitar regras. Para isso, é preciso que os professores tornem suas aulas mais atrativas para seus alunos. O presente trabalho vem analisar um método alternativo para o ensino da tabela periódica utilizando recursos computacionais básicos, de modo a propor um jogo lúdico para uma aula diferenciada, procurando chamar a atenção dos alunos de modo a facilitar o entendimento do conteúdoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ângelo, Antonio Carlos Dias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Bruno César Toledo da [UNESP]2016-04-01T17:53:54Z2016-04-01T17:53:54Z2016-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Bruno César Toledo da. Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.http://hdl.handle.net/11449/136627000859939http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-17/000859939.pdf3122186027481205Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136627Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:46:53.317048Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica |
title |
Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica |
spellingShingle |
Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica Silva, Bruno César Toledo da [UNESP] Tabela Periódica Quimica Sistemas tutoriais inteligentes Jogos eletronicos Periodic law |
title_short |
Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica |
title_full |
Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica |
title_fullStr |
Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica |
title_sort |
Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica |
author |
Silva, Bruno César Toledo da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Bruno César Toledo da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ângelo, Antonio Carlos Dias [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruno César Toledo da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tabela Periódica Quimica Sistemas tutoriais inteligentes Jogos eletronicos Periodic law |
topic |
Tabela Periódica Quimica Sistemas tutoriais inteligentes Jogos eletronicos Periodic law |
description |
The chemistry is a science little adored by students, because it is a modeling science. The study in chemistry needs a little of abstraction to be able to view something that can not being viewed, that is why chemistry uses many models and tools. The periodic table is a tool useful, but complicated to be understood, where many students end up just decorating for a test, and losing interest in class. The use of ludic games is a way to facilitate the teaching-learning process, because a game has rules to be followed, so the student will get involved to the content to be studied in addition to having to respect rules. Therefore, it is needed that teachers make their lectures more attractive for their students. This work has analyzed an alternative method for teaching the periodic table using basic computer resources, in order to propose a ludic game to a different class, seeking to get the students attention in order to facilitate the understanding of the content |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01T17:53:54Z 2016-04-01T17:53:54Z 2016-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Bruno César Toledo da. Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016. http://hdl.handle.net/11449/136627 000859939 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-17/000859939.pdf 3122186027481205 |
identifier_str_mv |
SILVA, Bruno César Toledo da. Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016. 000859939 3122186027481205 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/136627 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-17/000859939.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129357040844800 |