Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno César Toledo da [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/136627
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-17/000859939.pdf
Resumo: The chemistry is a science little adored by students, because it is a modeling science. The study in chemistry needs a little of abstraction to be able to view something that can not being viewed, that is why chemistry uses many models and tools. The periodic table is a tool useful, but complicated to be understood, where many students end up just decorating for a test, and losing interest in class. The use of ludic games is a way to facilitate the teaching-learning process, because a game has rules to be followed, so the student will get involved to the content to be studied in addition to having to respect rules. Therefore, it is needed that teachers make their lectures more attractive for their students. This work has analyzed an alternative method for teaching the periodic table using basic computer resources, in order to propose a ludic game to a different class, seeking to get the students attention in order to facilitate the understanding of the content
id UNSP_63e07c1ec9df233b28d252bbace9818b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/136627
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódicaTabela PeriódicaQuimicaSistemas tutoriais inteligentesJogos eletronicosPeriodic lawThe chemistry is a science little adored by students, because it is a modeling science. The study in chemistry needs a little of abstraction to be able to view something that can not being viewed, that is why chemistry uses many models and tools. The periodic table is a tool useful, but complicated to be understood, where many students end up just decorating for a test, and losing interest in class. The use of ludic games is a way to facilitate the teaching-learning process, because a game has rules to be followed, so the student will get involved to the content to be studied in addition to having to respect rules. Therefore, it is needed that teachers make their lectures more attractive for their students. This work has analyzed an alternative method for teaching the periodic table using basic computer resources, in order to propose a ludic game to a different class, seeking to get the students attention in order to facilitate the understanding of the contentA química é uma ciência pouco adorada pelos alunos, por se tratar de uma ciência de modelos. O estudo em química requer um pouco de abstração para conseguir visualizar algo que não se enxerga por isso a química utiliza muitos modelos e ferramentas. A tabela periódica é uma ferramenta bastante útil, porém complicada de entender, onde muitos alunos acabam apenas decorando para uma avaliação, e perdendo o interesse nas aulas. O uso de jogos lúdicos é uma forma de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, pois um jogo possui regras a serem seguidas, assim o aluno irá envolver-se com o conteúdo a ser estudado além de ter que respeitar regras. Para isso, é preciso que os professores tornem suas aulas mais atrativas para seus alunos. O presente trabalho vem analisar um método alternativo para o ensino da tabela periódica utilizando recursos computacionais básicos, de modo a propor um jogo lúdico para uma aula diferenciada, procurando chamar a atenção dos alunos de modo a facilitar o entendimento do conteúdoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ângelo, Antonio Carlos Dias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Bruno César Toledo da [UNESP]2016-04-01T17:53:54Z2016-04-01T17:53:54Z2016-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Bruno César Toledo da. Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.http://hdl.handle.net/11449/136627000859939http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-17/000859939.pdf3122186027481205Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136627Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:46:53.317048Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica
title Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica
spellingShingle Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica
Silva, Bruno César Toledo da [UNESP]
Tabela Periódica
Quimica
Sistemas tutoriais inteligentes
Jogos eletronicos
Periodic law
title_short Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica
title_full Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica
title_fullStr Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica
title_full_unstemmed Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica
title_sort Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica
author Silva, Bruno César Toledo da [UNESP]
author_facet Silva, Bruno César Toledo da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ângelo, Antonio Carlos Dias [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno César Toledo da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tabela Periódica
Quimica
Sistemas tutoriais inteligentes
Jogos eletronicos
Periodic law
topic Tabela Periódica
Quimica
Sistemas tutoriais inteligentes
Jogos eletronicos
Periodic law
description The chemistry is a science little adored by students, because it is a modeling science. The study in chemistry needs a little of abstraction to be able to view something that can not being viewed, that is why chemistry uses many models and tools. The periodic table is a tool useful, but complicated to be understood, where many students end up just decorating for a test, and losing interest in class. The use of ludic games is a way to facilitate the teaching-learning process, because a game has rules to be followed, so the student will get involved to the content to be studied in addition to having to respect rules. Therefore, it is needed that teachers make their lectures more attractive for their students. This work has analyzed an alternative method for teaching the periodic table using basic computer resources, in order to propose a ludic game to a different class, seeking to get the students attention in order to facilitate the understanding of the content
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01T17:53:54Z
2016-04-01T17:53:54Z
2016-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Bruno César Toledo da. Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/136627
000859939
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-17/000859939.pdf
3122186027481205
identifier_str_mv SILVA, Bruno César Toledo da. Estudo de caso: do desenvolvimento a aplicação de um jogo computacional para o ensino da tabela periódica. 2016. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016.
000859939
3122186027481205
url http://hdl.handle.net/11449/136627
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-03-17/000859939.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129357040844800