Fatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicaso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vitória
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238391
Resumo: Com a chegada da pandemia causada pelo vírus Covid-19, inúmeros setores da economia mundial ficaram praticamente paralisados, podendo destacar a atividade turística como um dos principais. Diante disso, os atrativos turísticos, equipamentos, serviços, e infraestrutura turística, buscaram formas de contornar esse momento de crise, entretanto apenas alguns obtiveram sucesso. As organizações de turismo ligadas aos ambientes digitais, que buscaram inovação no mercado, maiores desafios e que lidaram efetivamente com o ambiente de incertezas que a pandemia originou, foram os que mais se destacaram. Essas empresas que sobrevivem em meio a um cenário de riscos, que possuem base tecnológica e um modelo de negócio escalável, sustentável e repetível recebe o nome atualmente de Startup. Em conseguinte, o presente estudo, possui como objetivo analisar e pontuar os principais fatores críticos para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia, utilizando exemplos reais de organizações que obtiveram sucesso neste período, como principal base para a extração de informações. Após a realização das entrevistas semiestruturadas com os representantes das organizações Smart Tour, Onfly e Ifriend, foi possível notar que fatores como criação de um produto consistente, equipe e gestão bem estruturada, criação de estratégias inovadoras, uso do marketing digital e a adequação eficiente nos ecossistemas em que se inseriram, foram os principais diferenciais durante o desenvolvimento positivo no período de crise citado. Conclui-se que não existe fórmula exata para ser bem sucedido no mercado, mas é necessário se atentar a oportunidades e estratégias específicas que podem ser tomadas para conseguir se sobressair no mercado, mesmo que cada organização possui suas singularidades, modelo de negócio e público alvo.
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