Fatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicaso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238391 |
Resumo: | Com a chegada da pandemia causada pelo vírus Covid-19, inúmeros setores da economia mundial ficaram praticamente paralisados, podendo destacar a atividade turística como um dos principais. Diante disso, os atrativos turísticos, equipamentos, serviços, e infraestrutura turística, buscaram formas de contornar esse momento de crise, entretanto apenas alguns obtiveram sucesso. As organizações de turismo ligadas aos ambientes digitais, que buscaram inovação no mercado, maiores desafios e que lidaram efetivamente com o ambiente de incertezas que a pandemia originou, foram os que mais se destacaram. Essas empresas que sobrevivem em meio a um cenário de riscos, que possuem base tecnológica e um modelo de negócio escalável, sustentável e repetível recebe o nome atualmente de Startup. Em conseguinte, o presente estudo, possui como objetivo analisar e pontuar os principais fatores críticos para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia, utilizando exemplos reais de organizações que obtiveram sucesso neste período, como principal base para a extração de informações. Após a realização das entrevistas semiestruturadas com os representantes das organizações Smart Tour, Onfly e Ifriend, foi possível notar que fatores como criação de um produto consistente, equipe e gestão bem estruturada, criação de estratégias inovadoras, uso do marketing digital e a adequação eficiente nos ecossistemas em que se inseriram, foram os principais diferenciais durante o desenvolvimento positivo no período de crise citado. Conclui-se que não existe fórmula exata para ser bem sucedido no mercado, mas é necessário se atentar a oportunidades e estratégias específicas que podem ser tomadas para conseguir se sobressair no mercado, mesmo que cada organização possui suas singularidades, modelo de negócio e público alvo. |
id |
UNSP_64294ffd1f06524f831290501f502cc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238391 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Fatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicasoFactors for the success of tourism startups during the pandemic: multicase analysisPandemiaStartupFatores de sucessoCovid-19TurismoTourismSuccess factorsPandemicCom a chegada da pandemia causada pelo vírus Covid-19, inúmeros setores da economia mundial ficaram praticamente paralisados, podendo destacar a atividade turística como um dos principais. Diante disso, os atrativos turísticos, equipamentos, serviços, e infraestrutura turística, buscaram formas de contornar esse momento de crise, entretanto apenas alguns obtiveram sucesso. As organizações de turismo ligadas aos ambientes digitais, que buscaram inovação no mercado, maiores desafios e que lidaram efetivamente com o ambiente de incertezas que a pandemia originou, foram os que mais se destacaram. Essas empresas que sobrevivem em meio a um cenário de riscos, que possuem base tecnológica e um modelo de negócio escalável, sustentável e repetível recebe o nome atualmente de Startup. Em conseguinte, o presente estudo, possui como objetivo analisar e pontuar os principais fatores críticos para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia, utilizando exemplos reais de organizações que obtiveram sucesso neste período, como principal base para a extração de informações. Após a realização das entrevistas semiestruturadas com os representantes das organizações Smart Tour, Onfly e Ifriend, foi possível notar que fatores como criação de um produto consistente, equipe e gestão bem estruturada, criação de estratégias inovadoras, uso do marketing digital e a adequação eficiente nos ecossistemas em que se inseriram, foram os principais diferenciais durante o desenvolvimento positivo no período de crise citado. Conclui-se que não existe fórmula exata para ser bem sucedido no mercado, mas é necessário se atentar a oportunidades e estratégias específicas que podem ser tomadas para conseguir se sobressair no mercado, mesmo que cada organização possui suas singularidades, modelo de negócio e público alvo.With the arrival of the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus, numerous sectors of the world economy were practically paralyzed, and tourism activity can be highlighted as one of the main ones. In view of this, tourist attractions, equipment, services, and tourist infrastructure, sought ways to circumvent this moment of crisis, however only a few were successful. Tourism organizations linked to digital environments, which sought to innovate in the market, faced greater challenges and effectively dealt with the uncertain environment created by Covid-19, were the ones that stood out the most. These companies that survive in the midst of a risky scenario, which have a technological base and a scalable, sustainable and repeatable business model, are currently called Startup. Therefore, the present study aims to analyze and score the main critical factors for the success of tourism startups during the pandemic, using real examples of organizations that were successful in this period, as the main basis for extracting information. After carrying out the semi-structured interviews with representatives of the organizations Smart Tour, Onfly and Ifriend, it was possible to notice that factors such as the creation of a consistent product, a well-structured team and management, creation of innovative strategies, use of digital marketing and efficient adaptation in ecosystems in which they were inserted, were the main differentials during the positive development in the aforementioned crisis period. It is concluded that there is no exact formula to be successful in the market, but it is necessary to pay attention to specific opportunities and strategies that can be taken to succeed in excelling in the market, even though each organization has its singularities, business model and target audience.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 7123Universidade Estadual Paulista (Unesp)Violin, Fábio Luciano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Vitória2022-12-21T14:20:54Z2022-12-21T14:20:54Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238391porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:25:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238391Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:36:31.871496Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicaso Factors for the success of tourism startups during the pandemic: multicase analysis |
title |
Fatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicaso |
spellingShingle |
Fatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicaso Santos, Vitória Pandemia Startup Fatores de sucesso Covid-19 Turismo Tourism Success factors Pandemic |
title_short |
Fatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicaso |
title_full |
Fatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicaso |
title_fullStr |
Fatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicaso |
title_full_unstemmed |
Fatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicaso |
title_sort |
Fatores para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia: análise multicaso |
author |
Santos, Vitória |
author_facet |
Santos, Vitória |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Violin, Fábio Luciano [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vitória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia Startup Fatores de sucesso Covid-19 Turismo Tourism Success factors Pandemic |
topic |
Pandemia Startup Fatores de sucesso Covid-19 Turismo Tourism Success factors Pandemic |
description |
Com a chegada da pandemia causada pelo vírus Covid-19, inúmeros setores da economia mundial ficaram praticamente paralisados, podendo destacar a atividade turística como um dos principais. Diante disso, os atrativos turísticos, equipamentos, serviços, e infraestrutura turística, buscaram formas de contornar esse momento de crise, entretanto apenas alguns obtiveram sucesso. As organizações de turismo ligadas aos ambientes digitais, que buscaram inovação no mercado, maiores desafios e que lidaram efetivamente com o ambiente de incertezas que a pandemia originou, foram os que mais se destacaram. Essas empresas que sobrevivem em meio a um cenário de riscos, que possuem base tecnológica e um modelo de negócio escalável, sustentável e repetível recebe o nome atualmente de Startup. Em conseguinte, o presente estudo, possui como objetivo analisar e pontuar os principais fatores críticos para o sucesso de startups de turismo durante a pandemia, utilizando exemplos reais de organizações que obtiveram sucesso neste período, como principal base para a extração de informações. Após a realização das entrevistas semiestruturadas com os representantes das organizações Smart Tour, Onfly e Ifriend, foi possível notar que fatores como criação de um produto consistente, equipe e gestão bem estruturada, criação de estratégias inovadoras, uso do marketing digital e a adequação eficiente nos ecossistemas em que se inseriram, foram os principais diferenciais durante o desenvolvimento positivo no período de crise citado. Conclui-se que não existe fórmula exata para ser bem sucedido no mercado, mas é necessário se atentar a oportunidades e estratégias específicas que podem ser tomadas para conseguir se sobressair no mercado, mesmo que cada organização possui suas singularidades, modelo de negócio e público alvo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-21T14:20:54Z 2022-12-21T14:20:54Z 2022-12-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238391 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129536010747904 |