Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93936 |
Resumo: | O bilinguismo tem despertado o interesse de pesquisadores que, através de diferentes estudos, tentam desvendar, entre outras coisas, se, quando e com que extensão as crianças finalmente falarão duas línguas. Porém, há muito ainda para ser explorado, sobretudo no que diz respeito ao papel da socialização linguageira e dos aspectos culturais a ela relacionados nesse processo. Assim, considerando que a socialização é a maneira pela qual o indivíduo torna-se membro de uma sociedade e que a aquisição de conhecimento sociocultural armazenado por uma criança será controlada pelo seu nível de desenvolvimento cognitivo, social e linguístico, através de interações sociais (OCHS & SCHIEFFELIN, 1999), procuramos analisar como se dá essa socialização em uma criança bilíngue, com duas línguas maternas e investigar as estratégias linguísticas por ela utilizadas. Trata-se de um estudo longitudinal (1 ano de gravações mensais) realizado com uma menina (I. de 9 a 10 anos), filha de mãe inglesa e pai brasileiro, nascida e vivendo no Brasil, feito a partir do registro de situações cotidianas da criança |
id |
UNSP_6576af725af1b6e07927967af2e19749 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/93936 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngueBilinguismoBilinguismo em criançasLinguagem e culturaSocializaçãoMudança de codigo (Linguistica)BilingualismSocializationCode-switchingO bilinguismo tem despertado o interesse de pesquisadores que, através de diferentes estudos, tentam desvendar, entre outras coisas, se, quando e com que extensão as crianças finalmente falarão duas línguas. Porém, há muito ainda para ser explorado, sobretudo no que diz respeito ao papel da socialização linguageira e dos aspectos culturais a ela relacionados nesse processo. Assim, considerando que a socialização é a maneira pela qual o indivíduo torna-se membro de uma sociedade e que a aquisição de conhecimento sociocultural armazenado por uma criança será controlada pelo seu nível de desenvolvimento cognitivo, social e linguístico, através de interações sociais (OCHS & SCHIEFFELIN, 1999), procuramos analisar como se dá essa socialização em uma criança bilíngue, com duas línguas maternas e investigar as estratégias linguísticas por ela utilizadas. Trata-se de um estudo longitudinal (1 ano de gravações mensais) realizado com uma menina (I. de 9 a 10 anos), filha de mãe inglesa e pai brasileiro, nascida e vivendo no Brasil, feito a partir do registro de situações cotidianas da criançaBilingualism has aroused the interest of researchers who, through different studies, try to discover, among other things, whether, when and to what extent children finally speak two languages. However, much remains to be explored, particularly concerning the role of language socialization and cultural aspects related in this process. Thus, considering that socialization is the way in which an individual becomes a member of society and that the acquisition of sociocultural knowledge stored by a child will be controlled by their level of cognitive, social and linguistic development through social interactions (OCHS & SCHIEFFELIN, 1999), we attempted to analyze how this socialization takes place in a bilingual child, who has two mother tongues and investigate which linguistic strategies she uses. This is a longitudinal study (monthly recordings over one year) with a child (I. from 9 to10 years), whose mother is English and father is Brazilian, who was born and lives in Brazil. The recordings show the everyday situations of the childCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Del Re, Alessandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vanzo, Tatiana de Oliveira Nino [UNESP]2014-06-11T19:26:49Z2014-06-11T19:26:49Z2011-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis157 f. : gráfs.application/pdfVANZO, Tatiana de Oliveira Nino. Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue. 2011. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/93936000643994vanzo_ton_me_arafcl.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93936Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:58.616641Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue |
title |
Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue |
spellingShingle |
Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue Vanzo, Tatiana de Oliveira Nino [UNESP] Bilinguismo Bilinguismo em crianças Linguagem e cultura Socialização Mudança de codigo (Linguistica) Bilingualism Socialization Code-switching |
title_short |
Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue |
title_full |
Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue |
title_fullStr |
Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue |
title_full_unstemmed |
Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue |
title_sort |
Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue |
author |
Vanzo, Tatiana de Oliveira Nino [UNESP] |
author_facet |
Vanzo, Tatiana de Oliveira Nino [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Del Re, Alessandra [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanzo, Tatiana de Oliveira Nino [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bilinguismo Bilinguismo em crianças Linguagem e cultura Socialização Mudança de codigo (Linguistica) Bilingualism Socialization Code-switching |
topic |
Bilinguismo Bilinguismo em crianças Linguagem e cultura Socialização Mudança de codigo (Linguistica) Bilingualism Socialization Code-switching |
description |
O bilinguismo tem despertado o interesse de pesquisadores que, através de diferentes estudos, tentam desvendar, entre outras coisas, se, quando e com que extensão as crianças finalmente falarão duas línguas. Porém, há muito ainda para ser explorado, sobretudo no que diz respeito ao papel da socialização linguageira e dos aspectos culturais a ela relacionados nesse processo. Assim, considerando que a socialização é a maneira pela qual o indivíduo torna-se membro de uma sociedade e que a aquisição de conhecimento sociocultural armazenado por uma criança será controlada pelo seu nível de desenvolvimento cognitivo, social e linguístico, através de interações sociais (OCHS & SCHIEFFELIN, 1999), procuramos analisar como se dá essa socialização em uma criança bilíngue, com duas línguas maternas e investigar as estratégias linguísticas por ela utilizadas. Trata-se de um estudo longitudinal (1 ano de gravações mensais) realizado com uma menina (I. de 9 a 10 anos), filha de mãe inglesa e pai brasileiro, nascida e vivendo no Brasil, feito a partir do registro de situações cotidianas da criança |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-14 2014-06-11T19:26:49Z 2014-06-11T19:26:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VANZO, Tatiana de Oliveira Nino. Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue. 2011. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. http://hdl.handle.net/11449/93936 000643994 vanzo_ton_me_arafcl.pdf 33004030009P4 |
identifier_str_mv |
VANZO, Tatiana de Oliveira Nino. Socialização linguageira, aspectos culturais e uso de code-switching em uma criança bilíngue. 2011. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011. 000643994 vanzo_ton_me_arafcl.pdf 33004030009P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/93936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
157 f. : gráfs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129093646942208 |