Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie Curie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Cainã Alves Jacob [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/124251
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-06-15/000832002.pdf
Resumo: Como objetivo de pesquisa esta monografia buscou coletar dados descritivos que permitissem esclarecer as possibilidades educativas para o ensino de química em uma abordagem contextual utilizando história e filosofia da química e da ciência. Esta monografia trata de uma intervenção feita dentro do cronograma de aulas de uma escola pública de Bauru, em que se buscou levar informações que possibilitassem uma abertura na perspectiva de vida de alunos que estudam e/ou vivem em meio a violência social e doméstica. A intervenção consistiu no estudo da história da descoberta da radioatividade, ensinada através da biografia de Marie Curie, a mulher que denominou o fenômeno dos raios invisíveis de radioatividade, em sua tese de doutorado. Ela também descobriu, por meio da mesma pesquisa que fundamentou a referida tese, dois elementos radioativos, o polônio e o rádio. Para o planejamento da pesquisa e a análise dos dados se utilizou a metodologia qualitativa de pesquisa, com enfoque na pesquisa-ação e técnicas de análise de conteúdo. Para a aplicação dessa aula foi elaborada uma atividade envolvendo história da química e das ciências naturais dentro de uma atividade de leitura. Utilizou-se o livro GÊNIO OBSESSIVO: O MUNDO INTERIOR DE MARIE CURIE de Bárbara Goldsmith como base para os textos utilizados em aula. Foi utilizado o livro MARIE CURIE E A BUSCA PELO RÁDIO de Beverly Birch, como fonte de ilustrações. Essas ilustrações, assim como outras imagens extraídas da internet, foram utilizadas para relacionar os fatos ocorridos durante a pesquisa de Marie, realizada com o auxílio do marido Pierre Curie, que era professor e pesquisador em física e trabalhava com fenômenos relacionados a piezeletricidade, entre outros fenômenos eletromagnéticos. A aula consistiu na aplicação de um questionário inicial para averiguar as idéias prévias que os alunos apresentavam sobre a radioatividade e o contexto...
id UNSP_686f1071d839cf585424ece98285e9c1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124251
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie CurieQuimicaPesquisa quimicaConhecimento e aprendizagemAprendizagem por atividadesCiencia - Estudo e ensinoChemistryComo objetivo de pesquisa esta monografia buscou coletar dados descritivos que permitissem esclarecer as possibilidades educativas para o ensino de química em uma abordagem contextual utilizando história e filosofia da química e da ciência. Esta monografia trata de uma intervenção feita dentro do cronograma de aulas de uma escola pública de Bauru, em que se buscou levar informações que possibilitassem uma abertura na perspectiva de vida de alunos que estudam e/ou vivem em meio a violência social e doméstica. A intervenção consistiu no estudo da história da descoberta da radioatividade, ensinada através da biografia de Marie Curie, a mulher que denominou o fenômeno dos raios invisíveis de radioatividade, em sua tese de doutorado. Ela também descobriu, por meio da mesma pesquisa que fundamentou a referida tese, dois elementos radioativos, o polônio e o rádio. Para o planejamento da pesquisa e a análise dos dados se utilizou a metodologia qualitativa de pesquisa, com enfoque na pesquisa-ação e técnicas de análise de conteúdo. Para a aplicação dessa aula foi elaborada uma atividade envolvendo história da química e das ciências naturais dentro de uma atividade de leitura. Utilizou-se o livro GÊNIO OBSESSIVO: O MUNDO INTERIOR DE MARIE CURIE de Bárbara Goldsmith como base para os textos utilizados em aula. Foi utilizado o livro MARIE CURIE E A BUSCA PELO RÁDIO de Beverly Birch, como fonte de ilustrações. Essas ilustrações, assim como outras imagens extraídas da internet, foram utilizadas para relacionar os fatos ocorridos durante a pesquisa de Marie, realizada com o auxílio do marido Pierre Curie, que era professor e pesquisador em física e trabalhava com fenômenos relacionados a piezeletricidade, entre outros fenômenos eletromagnéticos. A aula consistiu na aplicação de um questionário inicial para averiguar as idéias prévias que os alunos apresentavam sobre a radioatividade e o contexto...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benedicto, Erik Ceschini Panighel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Simões, Cainã Alves Jacob [UNESP]2015-07-13T12:09:24Z2015-07-13T12:09:24Z2015-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSIMÕES, Cainã Alves Jacob. Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie Curie. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.http://hdl.handle.net/11449/124251000832002http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-06-15/000832002.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124251Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:26:08.275192Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie Curie
title Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie Curie
spellingShingle Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie Curie
Simões, Cainã Alves Jacob [UNESP]
Quimica
Pesquisa quimica
Conhecimento e aprendizagem
Aprendizagem por atividades
Ciencia - Estudo e ensino
Chemistry
title_short Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie Curie
title_full Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie Curie
title_fullStr Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie Curie
title_full_unstemmed Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie Curie
title_sort Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie Curie
author Simões, Cainã Alves Jacob [UNESP]
author_facet Simões, Cainã Alves Jacob [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedicto, Erik Ceschini Panighel [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Cainã Alves Jacob [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Quimica
Pesquisa quimica
Conhecimento e aprendizagem
Aprendizagem por atividades
Ciencia - Estudo e ensino
Chemistry
topic Quimica
Pesquisa quimica
Conhecimento e aprendizagem
Aprendizagem por atividades
Ciencia - Estudo e ensino
Chemistry
description Como objetivo de pesquisa esta monografia buscou coletar dados descritivos que permitissem esclarecer as possibilidades educativas para o ensino de química em uma abordagem contextual utilizando história e filosofia da química e da ciência. Esta monografia trata de uma intervenção feita dentro do cronograma de aulas de uma escola pública de Bauru, em que se buscou levar informações que possibilitassem uma abertura na perspectiva de vida de alunos que estudam e/ou vivem em meio a violência social e doméstica. A intervenção consistiu no estudo da história da descoberta da radioatividade, ensinada através da biografia de Marie Curie, a mulher que denominou o fenômeno dos raios invisíveis de radioatividade, em sua tese de doutorado. Ela também descobriu, por meio da mesma pesquisa que fundamentou a referida tese, dois elementos radioativos, o polônio e o rádio. Para o planejamento da pesquisa e a análise dos dados se utilizou a metodologia qualitativa de pesquisa, com enfoque na pesquisa-ação e técnicas de análise de conteúdo. Para a aplicação dessa aula foi elaborada uma atividade envolvendo história da química e das ciências naturais dentro de uma atividade de leitura. Utilizou-se o livro GÊNIO OBSESSIVO: O MUNDO INTERIOR DE MARIE CURIE de Bárbara Goldsmith como base para os textos utilizados em aula. Foi utilizado o livro MARIE CURIE E A BUSCA PELO RÁDIO de Beverly Birch, como fonte de ilustrações. Essas ilustrações, assim como outras imagens extraídas da internet, foram utilizadas para relacionar os fatos ocorridos durante a pesquisa de Marie, realizada com o auxílio do marido Pierre Curie, que era professor e pesquisador em física e trabalhava com fenômenos relacionados a piezeletricidade, entre outros fenômenos eletromagnéticos. A aula consistiu na aplicação de um questionário inicial para averiguar as idéias prévias que os alunos apresentavam sobre a radioatividade e o contexto...
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-13T12:09:24Z
2015-07-13T12:09:24Z
2015-04-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIMÕES, Cainã Alves Jacob. Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie Curie. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/124251
000832002
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-06-15/000832002.pdf
identifier_str_mv SIMÕES, Cainã Alves Jacob. Ensino do conceito de radioatividade utilizando a biografia de Marie Curie. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.
000832002
url http://hdl.handle.net/11449/124251
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-06-15/000832002.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129068631064576