História da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de Maxwell
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300011 http://hdl.handle.net/11449/26458 |
Resumo: | Propomos que uma evolução de idéias científicas seja usada como instrumento de aprendizagem de conteúdos específicos e, em particular, para ressaltar como os conteúdos se articulam entre as disciplinas. Como exemplo, apresentamos um estudo sobre a proposta do demônio de Maxwell e discussões sobre sua exorcização, isto é, um estudo sobre a compreensão da natureza de um ser inteligente que atua dentro de um sistema físico e de como seria essa atuação. Estão envolvidos nesse problema fenômenos relacionados com várias teorias - Termodinâmica, Física Molecular, Mecânica Estatística, Teoria da Informação - dentro das disciplinas de Física, Química, Biologia, Computação. Entre diversas questões epistemológicas e conceituais aí contidas, será enfatizada a questão do objeto limitado de uma eoria científica, isto é, da limitação de seu significado aos fenômenos por ela compreendidos. A delimitação dos fenômenos estudados e as teorias e técnicas caracterizam a compreensão que vai realizar sua emergência concreta nos laboratórios. Essa compreensão vai dar também a possibilidade de atuação interdisciplinar. |
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História da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de MaxwellHistory of science, interdisciplinarity and physics teaching: the Maxwell's Demon problemEnsino de FísicaHistória e Epistemologia da FísicaLimite de Significado da Teoria CientíficaInterdisciplinaridadePhysics EducationHistory and Epistemology of PhysicsLimit of meaning of a Scientific TheoryInterdisciplinarityPropomos que uma evolução de idéias científicas seja usada como instrumento de aprendizagem de conteúdos específicos e, em particular, para ressaltar como os conteúdos se articulam entre as disciplinas. Como exemplo, apresentamos um estudo sobre a proposta do demônio de Maxwell e discussões sobre sua exorcização, isto é, um estudo sobre a compreensão da natureza de um ser inteligente que atua dentro de um sistema físico e de como seria essa atuação. Estão envolvidos nesse problema fenômenos relacionados com várias teorias - Termodinâmica, Física Molecular, Mecânica Estatística, Teoria da Informação - dentro das disciplinas de Física, Química, Biologia, Computação. Entre diversas questões epistemológicas e conceituais aí contidas, será enfatizada a questão do objeto limitado de uma eoria científica, isto é, da limitação de seu significado aos fenômenos por ela compreendidos. A delimitação dos fenômenos estudados e as teorias e técnicas caracterizam a compreensão que vai realizar sua emergência concreta nos laboratórios. Essa compreensão vai dar também a possibilidade de atuação interdisciplinar.We propose that an evolution of scientific ideas be used as an instrument of learning specific content and, also how the subjects permeate the disciplines. As an example, we present a study about the Maxwell's demon problem and some discussions about its exorcization, that is, an understanding of the nature of the intelligent being that acts inside a physical system and what is the meaning of the performance. Several phenomena are involved in this problem within the theories - Thermodynamics, Molecular Physics, Statistical Mechanics, Information Theory - and disciplines such as Physics, Chemistry, Biology and Computation. Among several epistemological and conceptual questions concerned with this problem, we will emphasize the limits to the objectives of a scientific theory, that is, the limitation of the meaning of a theory to the range of phenomena it describes and explains. The delimitation of the studied phenomena, and also the theories and the techniques, characterize the understanding that will accomplish its concrete emergenge in the laboratory. This comprehension will also give the possibility of interdisciplinary actions.Unesp Depto. de Física e QuímicaUSP Instituto de FísicaUnesp Depto. de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Mattos, Cristiano [UNESP]Hamburger, Amélia Império2014-05-20T15:07:19Z2014-05-20T15:07:19Z2004-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article477-490application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300011Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 477-490, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2645810.1590/S1516-73132004000300011S1516-73132004000300011S1516-73132004000300011.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:13:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26458Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:55:55.380511Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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