História da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de Maxwell

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Cristiano [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Hamburger, Amélia Império
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300011
http://hdl.handle.net/11449/26458
Resumo: Propomos que uma evolução de idéias científicas seja usada como instrumento de aprendizagem de conteúdos específicos e, em particular, para ressaltar como os conteúdos se articulam entre as disciplinas. Como exemplo, apresentamos um estudo sobre a proposta do demônio de Maxwell e discussões sobre sua exorcização, isto é, um estudo sobre a compreensão da natureza de um ser inteligente que atua dentro de um sistema físico e de como seria essa atuação. Estão envolvidos nesse problema fenômenos relacionados com várias teorias - Termodinâmica, Física Molecular, Mecânica Estatística, Teoria da Informação - dentro das disciplinas de Física, Química, Biologia, Computação. Entre diversas questões epistemológicas e conceituais aí contidas, será enfatizada a questão do objeto limitado de uma eoria científica, isto é, da limitação de seu significado aos fenômenos por ela compreendidos. A delimitação dos fenômenos estudados e as teorias e técnicas caracterizam a compreensão que vai realizar sua emergência concreta nos laboratórios. Essa compreensão vai dar também a possibilidade de atuação interdisciplinar.
id UNSP_6bf5887d92b86a801d3323c22c32b0c6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26458
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling História da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de MaxwellHistory of science, interdisciplinarity and physics teaching: the Maxwell's Demon problemEnsino de FísicaHistória e Epistemologia da FísicaLimite de Significado da Teoria CientíficaInterdisciplinaridadePhysics EducationHistory and Epistemology of PhysicsLimit of meaning of a Scientific TheoryInterdisciplinarityPropomos que uma evolução de idéias científicas seja usada como instrumento de aprendizagem de conteúdos específicos e, em particular, para ressaltar como os conteúdos se articulam entre as disciplinas. Como exemplo, apresentamos um estudo sobre a proposta do demônio de Maxwell e discussões sobre sua exorcização, isto é, um estudo sobre a compreensão da natureza de um ser inteligente que atua dentro de um sistema físico e de como seria essa atuação. Estão envolvidos nesse problema fenômenos relacionados com várias teorias - Termodinâmica, Física Molecular, Mecânica Estatística, Teoria da Informação - dentro das disciplinas de Física, Química, Biologia, Computação. Entre diversas questões epistemológicas e conceituais aí contidas, será enfatizada a questão do objeto limitado de uma eoria científica, isto é, da limitação de seu significado aos fenômenos por ela compreendidos. A delimitação dos fenômenos estudados e as teorias e técnicas caracterizam a compreensão que vai realizar sua emergência concreta nos laboratórios. Essa compreensão vai dar também a possibilidade de atuação interdisciplinar.We propose that an evolution of scientific ideas be used as an instrument of learning specific content and, also how the subjects permeate the disciplines. As an example, we present a study about the Maxwell's demon problem and some discussions about its exorcization, that is, an understanding of the nature of the intelligent being that acts inside a physical system and what is the meaning of the performance. Several phenomena are involved in this problem within the theories - Thermodynamics, Molecular Physics, Statistical Mechanics, Information Theory - and disciplines such as Physics, Chemistry, Biology and Computation. Among several epistemological and conceptual questions concerned with this problem, we will emphasize the limits to the objectives of a scientific theory, that is, the limitation of the meaning of a theory to the range of phenomena it describes and explains. The delimitation of the studied phenomena, and also the theories and the techniques, characterize the understanding that will accomplish its concrete emergenge in the laboratory. This comprehension will also give the possibility of interdisciplinary actions.Unesp Depto. de Física e QuímicaUSP Instituto de FísicaUnesp Depto. de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Mattos, Cristiano [UNESP]Hamburger, Amélia Império2014-05-20T15:07:19Z2014-05-20T15:07:19Z2004-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article477-490application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300011Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 477-490, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2645810.1590/S1516-73132004000300011S1516-73132004000300011S1516-73132004000300011.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:13:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26458Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:55:55.380511Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv História da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de Maxwell
History of science, interdisciplinarity and physics teaching: the Maxwell's Demon problem
title História da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de Maxwell
spellingShingle História da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de Maxwell
Mattos, Cristiano [UNESP]
Ensino de Física
História e Epistemologia da Física
Limite de Significado da Teoria Científica
Interdisciplinaridade
Physics Education
History and Epistemology of Physics
Limit of meaning of a Scientific Theory
Interdisciplinarity
title_short História da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de Maxwell
title_full História da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de Maxwell
title_fullStr História da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de Maxwell
title_full_unstemmed História da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de Maxwell
title_sort História da ciência, interdisciplinaridade e ensino de física: o problema do demônio de Maxwell
author Mattos, Cristiano [UNESP]
author_facet Mattos, Cristiano [UNESP]
Hamburger, Amélia Império
author_role author
author2 Hamburger, Amélia Império
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Cristiano [UNESP]
Hamburger, Amélia Império
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
História e Epistemologia da Física
Limite de Significado da Teoria Científica
Interdisciplinaridade
Physics Education
History and Epistemology of Physics
Limit of meaning of a Scientific Theory
Interdisciplinarity
topic Ensino de Física
História e Epistemologia da Física
Limite de Significado da Teoria Científica
Interdisciplinaridade
Physics Education
History and Epistemology of Physics
Limit of meaning of a Scientific Theory
Interdisciplinarity
description Propomos que uma evolução de idéias científicas seja usada como instrumento de aprendizagem de conteúdos específicos e, em particular, para ressaltar como os conteúdos se articulam entre as disciplinas. Como exemplo, apresentamos um estudo sobre a proposta do demônio de Maxwell e discussões sobre sua exorcização, isto é, um estudo sobre a compreensão da natureza de um ser inteligente que atua dentro de um sistema físico e de como seria essa atuação. Estão envolvidos nesse problema fenômenos relacionados com várias teorias - Termodinâmica, Física Molecular, Mecânica Estatística, Teoria da Informação - dentro das disciplinas de Física, Química, Biologia, Computação. Entre diversas questões epistemológicas e conceituais aí contidas, será enfatizada a questão do objeto limitado de uma eoria científica, isto é, da limitação de seu significado aos fenômenos por ela compreendidos. A delimitação dos fenômenos estudados e as teorias e técnicas caracterizam a compreensão que vai realizar sua emergência concreta nos laboratórios. Essa compreensão vai dar também a possibilidade de atuação interdisciplinar.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
2014-05-20T15:07:19Z
2014-05-20T15:07:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300011
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 477-490, 2004.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26458
10.1590/S1516-73132004000300011
S1516-73132004000300011
S1516-73132004000300011.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000300011
http://hdl.handle.net/11449/26458
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 3, p. 477-490, 2004.
1516-7313
10.1590/S1516-73132004000300011
S1516-73132004000300011
S1516-73132004000300011.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 477-490
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128722485641216