Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziliani, José Carlos [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103128
Resumo: Este trabalho busca analisar a primeira metade do século XX, período em que são implementados projetos de colonização dirigida, os quais fizeram parte dos dispositivos para a construção do Estado Nacional nos espaços dos sertões, considerados como espaços “vazios”. Num primeiro momento procura analisar os discursos que tiveram o papel de construir representações sobre os espaços dos sertões, dando-lhes visibilidade, de modo a convertê-los em espaços identificados e utilizáveis. O objeto privilegiado na pesquisa, para encontrar o funcionamento daqueles dispositivos, é uma companhia particular, a Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso, que atuou e teve seus negócios no Oeste de São Paulo e Sul do Estado de Mato Grosso, entre os anos 1908, ano da criação da referida Companhia e o ano de 1960, quando seus projetos de colonização se estagnaram. A trajetória da Companhia está dividida em três períodos, destacando-se o terceiro por ser aquele em que os projetos de colonização efetivamente ocorreram, com a presença e participação de um personagem, que o tornou singular, o imigrante de origem tchecoslovaca Jan Antonin Bata, que transformou a Companhia na Organização Bata no Brasil. Os projetos de colonização incorporaram espaços do território brasileiro, espaços que antes eram considerados sertão inóspito, fazendo surgir dezenas de cidades naquelas regiões, bem como favorecendo sua integração à economia nacional, configurando-os como espaços do exercício do poder de controle do Estado Brasileiro. Como referenciais de apoio utilizaram-se aqueles do campo da História Cultural. A pesquisa conclui que partes significativas dos espaços do Oeste de São Paulo e da região Sul de Mato Grosso...
id UNSP_6db979a7ec4e0d4a525b21b4c32b465e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103128
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960)HistóriaColonizaçãoTerritorio nacionalImigrantesHistoryColonization. engNational TerritoryMiddlewest – ImmigrantsBataEste trabalho busca analisar a primeira metade do século XX, período em que são implementados projetos de colonização dirigida, os quais fizeram parte dos dispositivos para a construção do Estado Nacional nos espaços dos sertões, considerados como espaços “vazios”. Num primeiro momento procura analisar os discursos que tiveram o papel de construir representações sobre os espaços dos sertões, dando-lhes visibilidade, de modo a convertê-los em espaços identificados e utilizáveis. O objeto privilegiado na pesquisa, para encontrar o funcionamento daqueles dispositivos, é uma companhia particular, a Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso, que atuou e teve seus negócios no Oeste de São Paulo e Sul do Estado de Mato Grosso, entre os anos 1908, ano da criação da referida Companhia e o ano de 1960, quando seus projetos de colonização se estagnaram. A trajetória da Companhia está dividida em três períodos, destacando-se o terceiro por ser aquele em que os projetos de colonização efetivamente ocorreram, com a presença e participação de um personagem, que o tornou singular, o imigrante de origem tchecoslovaca Jan Antonin Bata, que transformou a Companhia na Organização Bata no Brasil. Os projetos de colonização incorporaram espaços do território brasileiro, espaços que antes eram considerados sertão inóspito, fazendo surgir dezenas de cidades naquelas regiões, bem como favorecendo sua integração à economia nacional, configurando-os como espaços do exercício do poder de controle do Estado Brasileiro. Como referenciais de apoio utilizaram-se aqueles do campo da História Cultural. A pesquisa conclui que partes significativas dos espaços do Oeste de São Paulo e da região Sul de Mato Grosso...This work intents to analyze the first half of 20th century , period when projects of directed colonization was implemented, which had been part of the devices for the construction of the National State in the spaces of the remote interior, considered as “empty” spaces. At a first moment it searches to analyze the speeches that had the play of to build the representations about the spaces of the remote interior, giving to them visibility, in behavior to convert them into identified and usable spaces. The privileged object in the research, to find the functioning of those devices, was a particular company, the Companhia Viação São Paulo-Mato Grosso, that acted and had its businesses in the West of São Paulo and South of the State of Mato Grosso, between the years 1908, year of the creation of the related Company and the year of 1960, when its projects of colonization stagnated. The trajectory of the Company is divided in three periods, which the third one is the most important because in that one the colonization projects had effectively occurred, with the presence and participation, of a personage, who became it singular, the immigrant of Tchecoslovaca origin Jan Antonin Bata, who transformed the Company into the Bata do Brazil Organization. The settling projects had incorporated spaces of the brazilian territory, spaces that before were considered inhospitable hinterland, making to appear sets of ten of cities in those regions, as well as integrating them it the national economy, configuring them as spaces of the exercise of the power of control of the Brazilian State. As referential of support was used those of the area of Cultural History. The research concludes that significant parts of the spaces of the West of São Paulo... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barreiro, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ziliani, José Carlos [UNESP]2014-06-11T19:32:23Z2014-06-11T19:32:23Z2010-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis238 f. : il. + anexosapplication/pdfZILIANI, José Carlos. Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960). 2010. 238 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.http://hdl.handle.net/11449/103128000639068ziliani_jc_dr_assis.pdf33004048018P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:21:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103128Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:27:39.226419Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960)
title Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960)
spellingShingle Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960)
Ziliani, José Carlos [UNESP]
História
Colonização
Territorio nacional
Imigrantes
History
Colonization. eng
National Territory
Middlewest – Immigrants
Bata
title_short Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960)
title_full Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960)
title_fullStr Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960)
title_full_unstemmed Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960)
title_sort Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960)
author Ziliani, José Carlos [UNESP]
author_facet Ziliani, José Carlos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreiro, José Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ziliani, José Carlos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História
Colonização
Territorio nacional
Imigrantes
History
Colonization. eng
National Territory
Middlewest – Immigrants
Bata
topic História
Colonização
Territorio nacional
Imigrantes
History
Colonization. eng
National Territory
Middlewest – Immigrants
Bata
description Este trabalho busca analisar a primeira metade do século XX, período em que são implementados projetos de colonização dirigida, os quais fizeram parte dos dispositivos para a construção do Estado Nacional nos espaços dos sertões, considerados como espaços “vazios”. Num primeiro momento procura analisar os discursos que tiveram o papel de construir representações sobre os espaços dos sertões, dando-lhes visibilidade, de modo a convertê-los em espaços identificados e utilizáveis. O objeto privilegiado na pesquisa, para encontrar o funcionamento daqueles dispositivos, é uma companhia particular, a Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso, que atuou e teve seus negócios no Oeste de São Paulo e Sul do Estado de Mato Grosso, entre os anos 1908, ano da criação da referida Companhia e o ano de 1960, quando seus projetos de colonização se estagnaram. A trajetória da Companhia está dividida em três períodos, destacando-se o terceiro por ser aquele em que os projetos de colonização efetivamente ocorreram, com a presença e participação de um personagem, que o tornou singular, o imigrante de origem tchecoslovaca Jan Antonin Bata, que transformou a Companhia na Organização Bata no Brasil. Os projetos de colonização incorporaram espaços do território brasileiro, espaços que antes eram considerados sertão inóspito, fazendo surgir dezenas de cidades naquelas regiões, bem como favorecendo sua integração à economia nacional, configurando-os como espaços do exercício do poder de controle do Estado Brasileiro. Como referenciais de apoio utilizaram-se aqueles do campo da História Cultural. A pesquisa conclui que partes significativas dos espaços do Oeste de São Paulo e da região Sul de Mato Grosso...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-25
2014-06-11T19:32:23Z
2014-06-11T19:32:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZILIANI, José Carlos. Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960). 2010. 238 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/103128
000639068
ziliani_jc_dr_assis.pdf
33004048018P5
identifier_str_mv ZILIANI, José Carlos. Colonização: táticas e estratégias da Companhia de Viação São Paulo Mato Grosso (1908-1960). 2010. 238 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2010.
000639068
ziliani_jc_dr_assis.pdf
33004048018P5
url http://hdl.handle.net/11449/103128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 238 f. : il. + anexos
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129204811726848