O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Féres, Nara [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155654
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887323.pdf
Resumo: No contexto do desenvolvimento e da aprendizagem na infância, a dança é considerada por muitos pesquisadores como uma prática de extrema importância, pois proporciona o aprimoramento de inúmeros aspectos que, em última análise, potencializam a psicomotricidade da criança. A partir desta ideia, o objetivo desta pesquisa foi compreender como as práticas de iniciação à dança na infância potencializam o aprimoramento psicomotor, para tanto, interessou-nos dar especial atenção aos aspectos relativos ao despertar do ritmo e da consciência corporal. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que buscou referências sobre ritmo, consciência corporal, psicomotricidade e dança na infância para compor discussões acerca das dimensões educacionais das práticas de iniciação em dança na infância. Partimos do pressuposto que o despertar desses aspectos (intensamente trabalhados nas práticas de iniciação à dança) reverberam para além da dança, afetando positivamente as aprendizagens na infância. Neste sentido, as vivências com ritmo e consciência corporal ajudam a reforçar as bases, por sobre as quais, se edifica a iniciação e o aprimoramento artístico e desportivo, o que justifica a importância desta prática como conteúdo fundamental nas aulas de Educação Física na infância
id UNSP_723f8a0ef0c521649abc35fb8561a46e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155654
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dançaDançaInfânciaSomestesiaRitmoNo contexto do desenvolvimento e da aprendizagem na infância, a dança é considerada por muitos pesquisadores como uma prática de extrema importância, pois proporciona o aprimoramento de inúmeros aspectos que, em última análise, potencializam a psicomotricidade da criança. A partir desta ideia, o objetivo desta pesquisa foi compreender como as práticas de iniciação à dança na infância potencializam o aprimoramento psicomotor, para tanto, interessou-nos dar especial atenção aos aspectos relativos ao despertar do ritmo e da consciência corporal. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que buscou referências sobre ritmo, consciência corporal, psicomotricidade e dança na infância para compor discussões acerca das dimensões educacionais das práticas de iniciação em dança na infância. Partimos do pressuposto que o despertar desses aspectos (intensamente trabalhados nas práticas de iniciação à dança) reverberam para além da dança, afetando positivamente as aprendizagens na infância. Neste sentido, as vivências com ritmo e consciência corporal ajudam a reforçar as bases, por sobre as quais, se edifica a iniciação e o aprimoramento artístico e desportivo, o que justifica a importância desta prática como conteúdo fundamental nas aulas de Educação Física na infânciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Flávio Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Féres, Nara [UNESP]2018-08-30T18:22:36Z2018-08-30T18:22:36Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis31 f.application/pdfFÉRES, Nara. O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança. 2016. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155654000887323http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887323.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T06:26:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155654Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:37:08.636081Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança
title O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança
spellingShingle O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança
Féres, Nara [UNESP]
Dança
Infância
Somestesia
Ritmo
title_short O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança
title_full O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança
title_fullStr O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança
title_full_unstemmed O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança
title_sort O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança
author Féres, Nara [UNESP]
author_facet Féres, Nara [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Flávio Soares [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Féres, Nara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Infância
Somestesia
Ritmo
topic Dança
Infância
Somestesia
Ritmo
description No contexto do desenvolvimento e da aprendizagem na infância, a dança é considerada por muitos pesquisadores como uma prática de extrema importância, pois proporciona o aprimoramento de inúmeros aspectos que, em última análise, potencializam a psicomotricidade da criança. A partir desta ideia, o objetivo desta pesquisa foi compreender como as práticas de iniciação à dança na infância potencializam o aprimoramento psicomotor, para tanto, interessou-nos dar especial atenção aos aspectos relativos ao despertar do ritmo e da consciência corporal. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que buscou referências sobre ritmo, consciência corporal, psicomotricidade e dança na infância para compor discussões acerca das dimensões educacionais das práticas de iniciação em dança na infância. Partimos do pressuposto que o despertar desses aspectos (intensamente trabalhados nas práticas de iniciação à dança) reverberam para além da dança, afetando positivamente as aprendizagens na infância. Neste sentido, as vivências com ritmo e consciência corporal ajudam a reforçar as bases, por sobre as quais, se edifica a iniciação e o aprimoramento artístico e desportivo, o que justifica a importância desta prática como conteúdo fundamental nas aulas de Educação Física na infância
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-08-30T18:22:36Z
2018-08-30T18:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FÉRES, Nara. O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança. 2016. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155654
000887323
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887323.pdf
identifier_str_mv FÉRES, Nara. O despertar do ritmo e da consciência corporal na infância através das aulas de dança. 2016. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
000887323
url http://hdl.handle.net/11449/155654
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-10/000887323.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129444019175424