O ensino da música na educação infantil: concepções e práticas de professores pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patricia Aparecida Santos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252953
https://lattes.cnpq.br/6164639703556904
Resumo: A dissertação abordou uma questão fundamental no contexto educacional: como a música está inserida no ensino das crianças pré-escolares, seja como um meio para alcançar outros objetivos ou como um conteúdo curricular em si mesmo. A indagação inicial era de que a música muitas vezes fosse usada como um recurso para outras finalidades, ao invés de ser ensinada como parte fundamental do currículo. Assim, os objetivos da pesquisa foram identificar as concepções dos professores pré-escolares da rede municipal de Araraquara em relação ao ensino da música, investigar a aproximação e distanciamento dessas concepções sobre a música como conteúdo curricular relevante para o processo de humanização para as crianças e compreender como as práticas educativas na pré-escola incorporam a música como conteúdo curricular. Isso envolveu compreender as opiniões, ideias, perspectivas que têm esses professores sobre a importância, abordagens e objetivos do ensino de música na educação pré-escolar. A estratégia de coleta de dados compôs-se da utilização de um questionário gerado pelo Google Forms com dez perguntas fechadas e tendo como sujeitos somente pelos professores responsáveis das turmas de quartas e quintas etapas dos Centros de Educação e Recreação da Educação Infantil da pré-escola da rede municipal de Araraquara – SP. O referencial teórico da dissertação são as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, que oferecem uma base coerente para a análise do desenvolvimento infantil, especialmente no contexto da música. A ideia de considerar a música como uma parte intrínseca da experiência humana e não como uma disciplina separada é uma perspectiva valiosa, que pode contribuir para uma abordagem mais colaborativa na educação musical das crianças. Os resultados indicaram que os professores de Educação Infantil não ensinam a música como conteúdo curricular e a música é frequentemente usada como uma transição para outras atividades, ou seja, de forma contextualista, ao invés de ser ensinada como um fim em si mesma. Uma primeira síntese nos indica que a persistência dessas práticas ocorre em razão da ausência de formação específica nesta área para os professores que atuam na Educação Infantil. Porém, apesar do conhecimento empírico dos professores sobre música, a prática ainda contribui para o desenvolvimento sociocultural das crianças, no entanto, deve-se constituir em um currículo bem elaborado para as necessidades cognitivas, emocionais e sociais das crianças em diferentes faixas etárias. Portanto, incluir o ensino de música no currículo é fundamental para proporcionar acesso ao conhecimento musical historicamente construído. Essa pesquisa pode fornecer percepções valiosas para educadores, escolas e formuladores de políticas educacionais, ajudando a aprimorar a abordagem da música na educação infantil e, assim, contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Palavras chaves: Educação Infantil; Música; Currículo;
id UNSP_739c158c4725fe6299837c3ee87418b7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252953
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino da música na educação infantil: concepções e práticas de professores pré-escolaresTeaching music in early childhood education: conceptions and practices of preschool teachersEducação InfantilMúsicaCurrículoEarly Childhood EducationMusicCurriculumA dissertação abordou uma questão fundamental no contexto educacional: como a música está inserida no ensino das crianças pré-escolares, seja como um meio para alcançar outros objetivos ou como um conteúdo curricular em si mesmo. A indagação inicial era de que a música muitas vezes fosse usada como um recurso para outras finalidades, ao invés de ser ensinada como parte fundamental do currículo. Assim, os objetivos da pesquisa foram identificar as concepções dos professores pré-escolares da rede municipal de Araraquara em relação ao ensino da música, investigar a aproximação e distanciamento dessas concepções sobre a música como conteúdo curricular relevante para o processo de humanização para as crianças e compreender como as práticas educativas na pré-escola incorporam a música como conteúdo curricular. Isso envolveu compreender as opiniões, ideias, perspectivas que têm esses professores sobre a importância, abordagens e objetivos do ensino de música na educação pré-escolar. A estratégia de coleta de dados compôs-se da utilização de um questionário gerado pelo Google Forms com dez perguntas fechadas e tendo como sujeitos somente pelos professores responsáveis das turmas de quartas e quintas etapas dos Centros de Educação e Recreação da Educação Infantil da pré-escola da rede municipal de Araraquara – SP. O referencial teórico da dissertação são as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, que oferecem uma base coerente para a análise do desenvolvimento infantil, especialmente no contexto da música. A ideia de considerar a música como uma parte intrínseca da experiência humana e não como uma disciplina separada é uma perspectiva valiosa, que pode contribuir para uma abordagem mais colaborativa na educação musical das crianças. Os resultados indicaram que os professores de Educação Infantil não ensinam a música como conteúdo curricular e a música é frequentemente usada como uma transição para outras atividades, ou seja, de forma contextualista, ao invés de ser ensinada como um fim em si mesma. Uma primeira síntese nos indica que a persistência dessas práticas ocorre em razão da ausência de formação específica nesta área para os professores que atuam na Educação Infantil. Porém, apesar do conhecimento empírico dos professores sobre música, a prática ainda contribui para o desenvolvimento sociocultural das crianças, no entanto, deve-se constituir em um currículo bem elaborado para as necessidades cognitivas, emocionais e sociais das crianças em diferentes faixas etárias. Portanto, incluir o ensino de música no currículo é fundamental para proporcionar acesso ao conhecimento musical historicamente construído. Essa pesquisa pode fornecer percepções valiosas para educadores, escolas e formuladores de políticas educacionais, ajudando a aprimorar a abordagem da música na educação infantil e, assim, contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Palavras chaves: Educação Infantil; Música; Currículo;The dissertation addressed a fundamental issue in the educational context: how music is inserted in the teaching of preschool children, whether as a means to achieve other objectives or as curricular content in itself. The initial concern was that music was often used as a resource for other purposes, rather than being taught as a fundamental part of the curriculum. Thus, the objectives of the research were to identify the conceptions of preschool teachers from the municipal network of Araraquara in relatio n to music teaching, to investigate the proximity and distance of these conceptions about music as a relevant curricular content for the process of humanization for children and understand how educational practices in preschool incorporate music as curricu lar content. This involved understanding the opinions, ideas, perspectives that these teachers have about the importance, approaches and objectives of teaching music in pre school education. The data collection strategy consisted of using a questionnaire g enerated by Google Forms with ten closed questions and having as subjects only the teachers responsible for the fourth and fifth stage classes of the Preschool Early Childhood Education and Recreation Centers. of the municipal network of Araraquara SP. T he theoretical framework of the dissertation are the contributions of Historical Critical Pedagogy and Historical Cultural Psychology, which offer a coherent basis for the analysis of child development, especially in the context of music. The idea of con sidering music as an intrinsic part of the human experience rather than a separate subject is a valuable perspective, which can contribute to a more collaborative approach to children's music education. The results indicated that Early Childhood Education teachers do not teach music as curricular content and music is often used as a transition to other activities, that is, in a contextualist way, instead of being taught as an end in itself. A first synthesis indicates that the persistence of these practices occurs due to the lack of specific training in this area for teachers who work in Early Childhood Education. However, despite teachers' empirical knowledge about music, the practice still contributes to the sociocultural development of children; however, it must be a well designed curriculum for the cognitive, emotional and social needs of children in different age groups. Therefore, including music teaching in the curriculum is essential to provide access to historically constructed musical knowledge. Thi s research can provide valuable insights for educators, schools and educational policy makers, helping to improve the approach to music in early childhood education and thus contribute to the holistic development of children.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Eliza Maria [UNESP]Oliveira, Patricia Aparecida Santos de2024-01-22T22:40:12Z2024-01-22T22:40:12Z2023-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252953https://lattes.cnpq.br/6164639703556904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-23T06:50:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252953Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:03:04.106793Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da música na educação infantil: concepções e práticas de professores pré-escolares
Teaching music in early childhood education: conceptions and practices of preschool teachers
title O ensino da música na educação infantil: concepções e práticas de professores pré-escolares
spellingShingle O ensino da música na educação infantil: concepções e práticas de professores pré-escolares
Oliveira, Patricia Aparecida Santos de
Educação Infantil
Música
Currículo
Early Childhood Education
Music
Curriculum
title_short O ensino da música na educação infantil: concepções e práticas de professores pré-escolares
title_full O ensino da música na educação infantil: concepções e práticas de professores pré-escolares
title_fullStr O ensino da música na educação infantil: concepções e práticas de professores pré-escolares
title_full_unstemmed O ensino da música na educação infantil: concepções e práticas de professores pré-escolares
title_sort O ensino da música na educação infantil: concepções e práticas de professores pré-escolares
author Oliveira, Patricia Aparecida Santos de
author_facet Oliveira, Patricia Aparecida Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Eliza Maria [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patricia Aparecida Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Música
Currículo
Early Childhood Education
Music
Curriculum
topic Educação Infantil
Música
Currículo
Early Childhood Education
Music
Curriculum
description A dissertação abordou uma questão fundamental no contexto educacional: como a música está inserida no ensino das crianças pré-escolares, seja como um meio para alcançar outros objetivos ou como um conteúdo curricular em si mesmo. A indagação inicial era de que a música muitas vezes fosse usada como um recurso para outras finalidades, ao invés de ser ensinada como parte fundamental do currículo. Assim, os objetivos da pesquisa foram identificar as concepções dos professores pré-escolares da rede municipal de Araraquara em relação ao ensino da música, investigar a aproximação e distanciamento dessas concepções sobre a música como conteúdo curricular relevante para o processo de humanização para as crianças e compreender como as práticas educativas na pré-escola incorporam a música como conteúdo curricular. Isso envolveu compreender as opiniões, ideias, perspectivas que têm esses professores sobre a importância, abordagens e objetivos do ensino de música na educação pré-escolar. A estratégia de coleta de dados compôs-se da utilização de um questionário gerado pelo Google Forms com dez perguntas fechadas e tendo como sujeitos somente pelos professores responsáveis das turmas de quartas e quintas etapas dos Centros de Educação e Recreação da Educação Infantil da pré-escola da rede municipal de Araraquara – SP. O referencial teórico da dissertação são as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, que oferecem uma base coerente para a análise do desenvolvimento infantil, especialmente no contexto da música. A ideia de considerar a música como uma parte intrínseca da experiência humana e não como uma disciplina separada é uma perspectiva valiosa, que pode contribuir para uma abordagem mais colaborativa na educação musical das crianças. Os resultados indicaram que os professores de Educação Infantil não ensinam a música como conteúdo curricular e a música é frequentemente usada como uma transição para outras atividades, ou seja, de forma contextualista, ao invés de ser ensinada como um fim em si mesma. Uma primeira síntese nos indica que a persistência dessas práticas ocorre em razão da ausência de formação específica nesta área para os professores que atuam na Educação Infantil. Porém, apesar do conhecimento empírico dos professores sobre música, a prática ainda contribui para o desenvolvimento sociocultural das crianças, no entanto, deve-se constituir em um currículo bem elaborado para as necessidades cognitivas, emocionais e sociais das crianças em diferentes faixas etárias. Portanto, incluir o ensino de música no currículo é fundamental para proporcionar acesso ao conhecimento musical historicamente construído. Essa pesquisa pode fornecer percepções valiosas para educadores, escolas e formuladores de políticas educacionais, ajudando a aprimorar a abordagem da música na educação infantil e, assim, contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Palavras chaves: Educação Infantil; Música; Currículo;
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24
2024-01-22T22:40:12Z
2024-01-22T22:40:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/252953
https://lattes.cnpq.br/6164639703556904
url https://hdl.handle.net/11449/252953
https://lattes.cnpq.br/6164639703556904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129154668822528