Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Cristina Bonfiglioli Martins de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121018
Resumo: Observando-se o desenvolvimento de uma criança, podemos perceber que, na verdade, nossa primeira e natural forma de comunicação se dá através de nossos corpos, sendo a linguagem oral e escrita as substitutas impostas pela atual cultura social. A execução de movimentos corporais como o dançar, por exemplo, é adequada para o desenvolvimento da criança como um todo, pois estimula aspectos como o senso de coletivismo/individualismo, a cooperação, a criatividade e a livre expressão. A dança encontra-se inserida no currículo da Educação Básica, porém cada vez mais ela só toma forma às vésperas de alguma festividade escolar. Além disso, as coreografias são elaboradas e ensaiadas por professores despreparados e sem formação na área de dança, o que leva a um aprendizado vazio, sem conteúdo significativo para o desenvolvimento dos indivíduos. Tendo como base o desenvolvimento infantil e sua relação com a dança, esse projeto desenvolvido com crianças do 3° e 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Botucatu, teve como principal objetivo despertar nas mesmas o gosto pela dança. As atividades foram desenvolvidas em aulas semanais de uma hora e focalizaram o conhecimento teórico-prático de alguns tipos de dança, além de desenvolverem, dentre outras, a capacidade criativa, de socialização, de conhecimento do próprio corpo e expressão do ser. De uma forma geral, houve participação e dedicação durante as atividades propostas, apesar da alta instabilidade e oscilação quanto ao número de alunos que participavam do projeto. Mesmo assim, pode-se perceber significativa evolução em relação à socialização, criatividade e motricidade das crianças. Esta experiência permite a compreensão de que a dança deve estar inserida no contexto escolar, não apenas como forma recreativa, mas sim como ferramenta educativa para a formação de ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
id UNSP_73c27abbcc08196e6205b1fd96d48a30
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121018
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”Ensino fundamentalDança na educaçãoObservando-se o desenvolvimento de uma criança, podemos perceber que, na verdade, nossa primeira e natural forma de comunicação se dá através de nossos corpos, sendo a linguagem oral e escrita as substitutas impostas pela atual cultura social. A execução de movimentos corporais como o dançar, por exemplo, é adequada para o desenvolvimento da criança como um todo, pois estimula aspectos como o senso de coletivismo/individualismo, a cooperação, a criatividade e a livre expressão. A dança encontra-se inserida no currículo da Educação Básica, porém cada vez mais ela só toma forma às vésperas de alguma festividade escolar. Além disso, as coreografias são elaboradas e ensaiadas por professores despreparados e sem formação na área de dança, o que leva a um aprendizado vazio, sem conteúdo significativo para o desenvolvimento dos indivíduos. Tendo como base o desenvolvimento infantil e sua relação com a dança, esse projeto desenvolvido com crianças do 3° e 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Botucatu, teve como principal objetivo despertar nas mesmas o gosto pela dança. As atividades foram desenvolvidas em aulas semanais de uma hora e focalizaram o conhecimento teórico-prático de alguns tipos de dança, além de desenvolverem, dentre outras, a capacidade criativa, de socialização, de conhecimento do próprio corpo e expressão do ser. De uma forma geral, houve participação e dedicação durante as atividades propostas, apesar da alta instabilidade e oscilação quanto ao número de alunos que participavam do projeto. Mesmo assim, pode-se perceber significativa evolução em relação à socialização, criatividade e motricidade das crianças. Esta experiência permite a compreensão de que a dança deve estar inserida no contexto escolar, não apenas como forma recreativa, mas sim como ferramenta educativa para a formação de ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Maria Cristina Bonfiglioli Martins de Souza [UNESP]2015-03-23T15:28:24Z2015-03-23T15:28:24Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Maria Cristina Bonfiglioli Martins de Souza. Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.http://hdl.handle.net/11449/121018000615266santos_mcbms_tcc_bot.pdf2431034310174335Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:15:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121018Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:10:14.152087Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”
title Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”
spellingShingle Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”
Santos, Maria Cristina Bonfiglioli Martins de Souza [UNESP]
Ensino fundamental
Dança na educação
title_short Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”
title_full Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”
title_fullStr Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”
title_full_unstemmed Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”
title_sort Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”
author Santos, Maria Cristina Bonfiglioli Martins de Souza [UNESP]
author_facet Santos, Maria Cristina Bonfiglioli Martins de Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Cristina Bonfiglioli Martins de Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Dança na educação
topic Ensino fundamental
Dança na educação
description Observando-se o desenvolvimento de uma criança, podemos perceber que, na verdade, nossa primeira e natural forma de comunicação se dá através de nossos corpos, sendo a linguagem oral e escrita as substitutas impostas pela atual cultura social. A execução de movimentos corporais como o dançar, por exemplo, é adequada para o desenvolvimento da criança como um todo, pois estimula aspectos como o senso de coletivismo/individualismo, a cooperação, a criatividade e a livre expressão. A dança encontra-se inserida no currículo da Educação Básica, porém cada vez mais ela só toma forma às vésperas de alguma festividade escolar. Além disso, as coreografias são elaboradas e ensaiadas por professores despreparados e sem formação na área de dança, o que leva a um aprendizado vazio, sem conteúdo significativo para o desenvolvimento dos indivíduos. Tendo como base o desenvolvimento infantil e sua relação com a dança, esse projeto desenvolvido com crianças do 3° e 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Botucatu, teve como principal objetivo despertar nas mesmas o gosto pela dança. As atividades foram desenvolvidas em aulas semanais de uma hora e focalizaram o conhecimento teórico-prático de alguns tipos de dança, além de desenvolverem, dentre outras, a capacidade criativa, de socialização, de conhecimento do próprio corpo e expressão do ser. De uma forma geral, houve participação e dedicação durante as atividades propostas, apesar da alta instabilidade e oscilação quanto ao número de alunos que participavam do projeto. Mesmo assim, pode-se perceber significativa evolução em relação à socialização, criatividade e motricidade das crianças. Esta experiência permite a compreensão de que a dança deve estar inserida no contexto escolar, não apenas como forma recreativa, mas sim como ferramenta educativa para a formação de ...(Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2015-03-23T15:28:24Z
2015-03-23T15:28:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Maria Cristina Bonfiglioli Martins de Souza. Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/121018
000615266
santos_mcbms_tcc_bot.pdf
2431034310174335
identifier_str_mv SANTOS, Maria Cristina Bonfiglioli Martins de Souza. Dançando na escola: “o espetáculo não deve parar”. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
000615266
santos_mcbms_tcc_bot.pdf
2431034310174335
url http://hdl.handle.net/11449/121018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128904280408064