Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Marcelo Salvador
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181423
Resumo: A simulação pode ser compreendida como uma prática de imitação, que permite estudar sistemas reais, de modo a sugerir alterações e melhorias nos processos. Os softwares de simulação despontam como objetos de aprendizagem envolventes, que por sua vez auxiliam no treino e desenvolvimento de habilidades e competências por parte dos usuários, em diversos níveis e tipos educacionais, sobretudo na área da Saúde. Diversos são os benefícios relatados pela literatura a respeito da aplicação de softwares e processos de simulação, dentre os quais se destacam: a possibilidade de repetir uma tarefa exaustivamente - sem prejuízo ou aumento de custos -; o engajamento entre estudantes e professores; possibilidade de correção de erros, sem prejuízo aos pacientes; e melhora na contextualização de conceitos abstratos. Neste contexto, os softwares de simulação são percebidos como objetos de aprendizagem capazes de auxiliar na inserção dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em Radiologia no campo de estágio, bem como no mercado de trabalho, uma vez que podem minimizar o impacto do primeiro contato com a realidade a ser enfrentada pelos discentes e auxiliar no desenvolvimento de habilidades práticas, além de corresponderem às necessidades de uma geração de estudantes conectada e integrada aos diversos meios e objetos digitais.
id UNSP_745a94af8008992b1d46eee16d8e781e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181423
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em RadiologiaApplicability of simulation software for the teaching of Computed Tomography for technicians and technologists in RadiologyTecnologias midiáticasSimulaçãoSoftwareEducação profissionalTomografia computadorizadaSyllabusMedia technologiesSimulationProfessional educationComputed tomographyA simulação pode ser compreendida como uma prática de imitação, que permite estudar sistemas reais, de modo a sugerir alterações e melhorias nos processos. Os softwares de simulação despontam como objetos de aprendizagem envolventes, que por sua vez auxiliam no treino e desenvolvimento de habilidades e competências por parte dos usuários, em diversos níveis e tipos educacionais, sobretudo na área da Saúde. Diversos são os benefícios relatados pela literatura a respeito da aplicação de softwares e processos de simulação, dentre os quais se destacam: a possibilidade de repetir uma tarefa exaustivamente - sem prejuízo ou aumento de custos -; o engajamento entre estudantes e professores; possibilidade de correção de erros, sem prejuízo aos pacientes; e melhora na contextualização de conceitos abstratos. Neste contexto, os softwares de simulação são percebidos como objetos de aprendizagem capazes de auxiliar na inserção dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em Radiologia no campo de estágio, bem como no mercado de trabalho, uma vez que podem minimizar o impacto do primeiro contato com a realidade a ser enfrentada pelos discentes e auxiliar no desenvolvimento de habilidades práticas, além de corresponderem às necessidades de uma geração de estudantes conectada e integrada aos diversos meios e objetos digitais.The simulation can be understood as a practice of imitation, that allows to study real systems, in order to suggest changes and improvements in the processes. Simulation software emerge as enveloping learning objects, which in turn aid in the training and development of skills and competences by users, at different levels and types of education, especially in the area of Health. Several benefits are reported in the literature respect to the application of software and simulation processes, among which we highlight: the possibility of repeating the task exhaustively - without any loss or increase of costs; engagement between students and teachers; possibility of correction of errors, without prejudice to patients; and improvement in the contextualization of abstract concepts. In this context, simulation software is perceived as a learning object capable of assisting the insertion of students of professional and technological education in Radiology in the field of internship, as well as in the labor market, since they can minimize the impact of the first contact with the reality to be faced by the students and help in the development of practical skills, in addition to meeting the needs of a generation of students connected and integrated to the various digital media and objects.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]Alvarez, Matheus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Celestino, Marcelo Salvador2019-04-08T16:17:49Z2019-04-08T16:17:49Z2019-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18142300091478633004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181423Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:09:10.933605Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia
Applicability of simulation software for the teaching of Computed Tomography for technicians and technologists in Radiology
title Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia
spellingShingle Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia
Celestino, Marcelo Salvador
Tecnologias midiáticas
Simulação
Software
Educação profissional
Tomografia computadorizada
Syllabus
Media technologies
Simulation
Professional education
Computed tomography
title_short Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia
title_full Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia
title_fullStr Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia
title_full_unstemmed Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia
title_sort Aplicabilidade de softwares de simulação para o ensino de Tomografia Computadorizada para técnicos e tecnólogos em Radiologia
author Celestino, Marcelo Salvador
author_facet Celestino, Marcelo Salvador
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira [UNESP]
Alvarez, Matheus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Celestino, Marcelo Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias midiáticas
Simulação
Software
Educação profissional
Tomografia computadorizada
Syllabus
Media technologies
Simulation
Professional education
Computed tomography
topic Tecnologias midiáticas
Simulação
Software
Educação profissional
Tomografia computadorizada
Syllabus
Media technologies
Simulation
Professional education
Computed tomography
description A simulação pode ser compreendida como uma prática de imitação, que permite estudar sistemas reais, de modo a sugerir alterações e melhorias nos processos. Os softwares de simulação despontam como objetos de aprendizagem envolventes, que por sua vez auxiliam no treino e desenvolvimento de habilidades e competências por parte dos usuários, em diversos níveis e tipos educacionais, sobretudo na área da Saúde. Diversos são os benefícios relatados pela literatura a respeito da aplicação de softwares e processos de simulação, dentre os quais se destacam: a possibilidade de repetir uma tarefa exaustivamente - sem prejuízo ou aumento de custos -; o engajamento entre estudantes e professores; possibilidade de correção de erros, sem prejuízo aos pacientes; e melhora na contextualização de conceitos abstratos. Neste contexto, os softwares de simulação são percebidos como objetos de aprendizagem capazes de auxiliar na inserção dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em Radiologia no campo de estágio, bem como no mercado de trabalho, uma vez que podem minimizar o impacto do primeiro contato com a realidade a ser enfrentada pelos discentes e auxiliar no desenvolvimento de habilidades práticas, além de corresponderem às necessidades de uma geração de estudantes conectada e integrada aos diversos meios e objetos digitais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-08T16:17:49Z
2019-04-08T16:17:49Z
2019-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181423
000914786
33004056088P9
url http://hdl.handle.net/11449/181423
identifier_str_mv 000914786
33004056088P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129165656850432