A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coraíni, Gustavo Adolfo M. Serva [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96375
Resumo: A importância que a formação de professores, para as séries iniciais do Ensino Fundamental, alcançou a partir da edição da Lei 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, obriga as esferas governamentais, Federal e estaduais, a desenvolverem esforços no sentido de qualificar o corpo docente de suas estruturas educacionais. O PEC - Formação Universitária, Programa de Educação Continuada da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo realizado em conjunto com a UNESP - Universidade Estadual Paulista, a USP - Universidade de São Paulo e a PUC - Pontifícia Universidade Católica, ocorrido entre junho de 2001 e dezembro de 2002 foi um dos frutos deste esforço. A larga utilização de tecnologia de comunicação e informática foi a marca do programa. Esta característica determinou como o processo de ensino ocorreu. Foi elaborado uma metodologia de ensino revolucionária e que estava condicionada à utilização de tecnologia. Isto permitiu que docentes altamente titulados transmitissem seu conhecimento, das cidades onde estavam, com qualidade, simultaneamente, com comunicação imediata entre os docentes e os discentes, que estavam situados em outras cidades do Estado. Esta metodologia baseada na tecnologia favoreceu a perfeita interação entre os transmissores do conhecimento (os docentes) e seus receptores (os discentes), condição necessária ao sucesso do ensino. Descrever este modelo de ensino, a utilização da tecnologia, seus efeitos na multiplicação do número de receptores(alunos), a multiplicação da função docente, a inovação da função docente, as novas capacidades necessárias ao docente que trabalha com tecnologia e, os resultados deste modelo na formação dos professores da rede pública de ensino do Estado, é o que pretendi no desenvolvimento deste trabalho.
id UNSP_74d0727e310056e852eedfa3f25ab043
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96375
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de casoTecnologia da informação - EducaçãoProfessores - Formação profissionalProfessores - FormaçãoEducação continuada de professoresTecnologiaEucationTeachers formationTechnologyA importância que a formação de professores, para as séries iniciais do Ensino Fundamental, alcançou a partir da edição da Lei 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, obriga as esferas governamentais, Federal e estaduais, a desenvolverem esforços no sentido de qualificar o corpo docente de suas estruturas educacionais. O PEC - Formação Universitária, Programa de Educação Continuada da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo realizado em conjunto com a UNESP - Universidade Estadual Paulista, a USP - Universidade de São Paulo e a PUC - Pontifícia Universidade Católica, ocorrido entre junho de 2001 e dezembro de 2002 foi um dos frutos deste esforço. A larga utilização de tecnologia de comunicação e informática foi a marca do programa. Esta característica determinou como o processo de ensino ocorreu. Foi elaborado uma metodologia de ensino revolucionária e que estava condicionada à utilização de tecnologia. Isto permitiu que docentes altamente titulados transmitissem seu conhecimento, das cidades onde estavam, com qualidade, simultaneamente, com comunicação imediata entre os docentes e os discentes, que estavam situados em outras cidades do Estado. Esta metodologia baseada na tecnologia favoreceu a perfeita interação entre os transmissores do conhecimento (os docentes) e seus receptores (os discentes), condição necessária ao sucesso do ensino. Descrever este modelo de ensino, a utilização da tecnologia, seus efeitos na multiplicação do número de receptores(alunos), a multiplicação da função docente, a inovação da função docente, as novas capacidades necessárias ao docente que trabalha com tecnologia e, os resultados deste modelo na formação dos professores da rede pública de ensino do Estado, é o que pretendi no desenvolvimento deste trabalho.The importance that the teacher's formation for the initial series of the Ensino Fundamental reached from the edition of Law 9,394/96, that establishes the lines of direction and bases of the National Education, conditions the governmental spheres, Federal and states, to develop efforts in the direction to characterize the faculty of its educational structures. The PEC - University Formation, Program of Continued Education of the Secretaria da Educação of the State of São Paulo carried through in set with the UNESP - Universidade Estadual Paulista, USP - Universidade de São Paulo and PUC- Pontifícia Universidade Católica carried through between June of 2001 and December of 2002 was one of the fruits of this effort. The wide use of technology of communication and computer science was the mark of the program. This characteristic determined as the education process occurred. An education methodology was elaborated that was revolutionary and was conditional the use of those technologies. This allowed that professors highly titleholders transmitted its knowledge, of the cities where they were, with quality, simultaneously, with immediate communication between the professors and the learning, that were situated in other cities of the State. This methodology based on the technology favored the perfect interaction enters the transmitters of the knowledge (the professors) and its receivers (the learning), necessary condition to the success of education. To describe this model of education, the use of the technology, its effect in the multiplication of the number of receptores (pupils), the multiplication of the teaching function, the innovation of the teaching function, the necessary new capacities to the professor who works with technology and, the results of this model in the formation of the professors of the public net of education of the State, is what I intended in the development of this work.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Raphael, Hélia Sonia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coraíni, Gustavo Adolfo M. Serva [UNESP]2014-06-11T19:28:18Z2014-06-11T19:28:18Z2005-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis111 f. : il. + anexoapplication/pdfCORAÍNI, Gustavo Adolfo M. Serva. A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de caso. 2005. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.http://hdl.handle.net/11449/96375000327599coraini_gams_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96375Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de caso
title A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de caso
spellingShingle A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de caso
Coraíni, Gustavo Adolfo M. Serva [UNESP]
Tecnologia da informação - Educação
Professores - Formação profissional
Professores - Formação
Educação continuada de professores
Tecnologia
Eucation
Teachers formation
Technology
title_short A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de caso
title_full A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de caso
title_fullStr A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de caso
title_full_unstemmed A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de caso
title_sort A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de caso
author Coraíni, Gustavo Adolfo M. Serva [UNESP]
author_facet Coraíni, Gustavo Adolfo M. Serva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Raphael, Hélia Sonia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Coraíni, Gustavo Adolfo M. Serva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação - Educação
Professores - Formação profissional
Professores - Formação
Educação continuada de professores
Tecnologia
Eucation
Teachers formation
Technology
topic Tecnologia da informação - Educação
Professores - Formação profissional
Professores - Formação
Educação continuada de professores
Tecnologia
Eucation
Teachers formation
Technology
description A importância que a formação de professores, para as séries iniciais do Ensino Fundamental, alcançou a partir da edição da Lei 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, obriga as esferas governamentais, Federal e estaduais, a desenvolverem esforços no sentido de qualificar o corpo docente de suas estruturas educacionais. O PEC - Formação Universitária, Programa de Educação Continuada da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo realizado em conjunto com a UNESP - Universidade Estadual Paulista, a USP - Universidade de São Paulo e a PUC - Pontifícia Universidade Católica, ocorrido entre junho de 2001 e dezembro de 2002 foi um dos frutos deste esforço. A larga utilização de tecnologia de comunicação e informática foi a marca do programa. Esta característica determinou como o processo de ensino ocorreu. Foi elaborado uma metodologia de ensino revolucionária e que estava condicionada à utilização de tecnologia. Isto permitiu que docentes altamente titulados transmitissem seu conhecimento, das cidades onde estavam, com qualidade, simultaneamente, com comunicação imediata entre os docentes e os discentes, que estavam situados em outras cidades do Estado. Esta metodologia baseada na tecnologia favoreceu a perfeita interação entre os transmissores do conhecimento (os docentes) e seus receptores (os discentes), condição necessária ao sucesso do ensino. Descrever este modelo de ensino, a utilização da tecnologia, seus efeitos na multiplicação do número de receptores(alunos), a multiplicação da função docente, a inovação da função docente, as novas capacidades necessárias ao docente que trabalha com tecnologia e, os resultados deste modelo na formação dos professores da rede pública de ensino do Estado, é o que pretendi no desenvolvimento deste trabalho.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-17
2014-06-11T19:28:18Z
2014-06-11T19:28:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORAÍNI, Gustavo Adolfo M. Serva. A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de caso. 2005. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/96375
000327599
coraini_gams_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv CORAÍNI, Gustavo Adolfo M. Serva. A utilização de tecnologia na formação de professores: o programa de educação continuada PEC-Formação universitária do campus da Unesp em Marília/SP - um estudo de caso. 2005. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2005.
000327599
coraini_gams_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/96375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f. : il. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128184640602112